2NE1 - FIRE (Single)

FIRE


Single por 2NE1
Do álbum: 2NE1
Idioma: Coreano
Lançamento: 6 de maio de 2009
Gravação: 2009
Gêneros:

  • K-pop
  • Dancehall
  • Electropop

Duração: 3:43
Gravadora: YG Entertainment
Compositor: Teddy Park
Produtor: Teddy Park

Cronologia de singles do 2NE1:

  • "Fire" (2009)
  • "I Don't Care" (2009)

Videoclipes:

"Fire" é o single de estreia do grupo feminino sul-coreano 2NE1. A YG Entertainment lançou a música nas plataformas digitais em 6 de maio de 2009, como o single principal do EP de estreia autointitulado do grupo (2009). Apesar de o grupo já ter aparecido ao lado dos colegas de gravadora Big Bang no single promocional "Lollipop" em março de 2009, "Fire" marcou o debut oficial do 2NE1. Após seu lançamento, a música rapidamente se tornou um sucesso em todas as paradas coreanas.

A recepção crítica de "Fire" foi positiva, com a maioria dos críticos elogiando sua produção e a performance do grupo. Diversos analistas destacaram a música por ter ajudado a iniciar a tendência "girl crush" no K-pop, um conceito que gira em torno de temas como empoderamento feminino e autoconfiança. A plataforma Melon posicionou "Fire" na 37ª colocação em sua lista das 100 melhores músicas de K-pop de todos os tempos.

Foram produzidos dois videoclipes para "Fire", conhecidos como as versões Space (Espaço) e Street (Rua), ambos dirigidos por Seo Hyun-seung. Entre os prêmios conquistados pela música estão Melhor Videoclipe no MAMA Awards, Música do Mês no Cyworld Digital Music Awards e Hot Online Song no Mnet 20's Choice Awards.



FIRE

2009.05.06


01. FIRE


O 2NE1 foi apresentado ao público pela primeira vez em 27 de março de 2009, após aparecer ao lado dos colegas de gravadora BigBang na faixa promocional "Lollipop" para o LG Cyon. Apesar de a música não ter recebido promoções formais em programas musicais, tornou-se um sucesso em todas as paradas offline e online na Coreia do Sul.

Em 30 de abril de 2009, o CEO da YG Entertainment, Yang Hyun-suk, revelou que a música de estreia do 2NE1 teria um conceito baseado em hip-hop e reggae, sendo lançada por meio de download digital e streaming em 6 de maio de 2009. A música, intitulada "Fire", foi escrita e produzida por Teddy Park, do grupo 1TYM, e apresenta um sentimento "forte e sofisticado". Trechos curtos da música foram divulgados no site oficial do grupo no início de maio.

"Fire" foi lançada como planejado em 6 de maio, com duas versões do videoclipe divulgadas no mesmo dia: uma versão Space (Espaço) e uma versão Street (Rua). Ambos os vídeos receberam mais de um milhão de visualizações em um dia, e o número de acessos rapidamente aumentou para dois milhões. Os vídeos também foram destacados no blog de Perez Hilton.

 

Recepção crítica

Escrevendo para o webzine IZM, Lee Jong-min afirmou que "'Fire' produziu uma imagem mais evoluída do que a cena anterior criada pela agência", acrescentando que o uso de sintetizadores e graves intensos soava como algo saído de um filme de artes marciais, gerando uma energia que surpreende os espectadores. A publicação também destacou que "o desenvolvimento de uma ou duas variações melódicas e o som eletrônico que domina toda a música mistura habilmente a atitude hip-hop com as tendências musicais da cena de clubes." Eles consideraram "Fire" um dos melhores singles de 2009 — o único de um grupo idol na lista.

Na retrospectiva de fim de ano do webzine Weiv, avaliando os melhores singles do ano, o crítico Kim Min-young classificou a música em terceiro lugar, enquanto Choi Min-woo a colocou em quarto em suas listas individuais.

Jeff Benjamin, da Billboard, em uma análise retrospectiva, classificou "Fire" como o 14º melhor single da discografia do grupo. Ele elogiou o carisma do 2NE1, além dos sintetizadores "brilhantes" e "empolgantes" da faixa, afirmando que ela "estabeleceu a base para muitos dos futuros singles do grupo — hits de electropop cativantes com muita atitude."


Recepção pública

A música e o grupo se tornaram extremamente populares online, com "Fire" alcançando o topo da parada online da Mnet e o nome do grupo sendo amplamente pesquisado. O grupo foi recompensado com três prêmios no Cyworld Digital Music Awards, com "Lollipop" e "Fire" vencendo o prêmio de "Música do Mês", enquanto o grupo recebeu o título de "Novato do Mês" em maio de 2009.


Prêmios recebidos por "Fire"

2009

  • Cyworld Digital Music Awards:
    • Música do Mês (maio) – Venceu
    • Novato do Mês (maio) – Venceu
  • Golden Disc Awards:
    • Bonsang Digital – Indicado
  • Melon Music Awards:
    • Música do Ano – Indicado
  • Mnet 20's Choice Awards:
    • Música Online do Momento – Venceu
  • Mnet Asian Music Awards:
    • Melhor Videoclipe – Venceu
    • Melhor Composição[a] – Venceu

2010

  • Myx Music Awards:
    • Vídeo Internacional Favorito – Indicado

Prêmios em programas musicais

  • Inkigayo:
    • 14 de junho de 2009
    • 21 de junho de 2009

    Videoclipes e promoção

    A versão "Space" do videoclipe apresenta o 2NE1 performando a música no espaço. Durante a introdução, CL aparece usando fones de ouvido Beats by Dr. Dre. A versão "Street" mostra o grupo apresentando "Fire" em uma rua abandonada à noite, com uma participação especial de G-Dragon do Big Bang. Ambos os clipes foram filmados secretamente em abril de 2009 e dirigidos por Seo Hyun-seung. Eles foram lançados em 6 de maio de 2009 e carregados no canal oficial do YouTube da YG Entertainment em 17 de agosto de 2009. A versão "Space" acumulou mais de 52 milhões de visualizações na plataforma. Um vídeo dos bastidores foi divulgado em 10 de maio de 2009.

    A primeira apresentação ao vivo da música foi em 17 de maio de 2009, no programa Inkigayo da SBS, marcando o início das atividades do grupo. A performance chamou a atenção do blogueiro Perez Hilton, que demonstrou mais uma vez interesse pelo grupo. O 2NE1 ganhou dois prêmios "Mutizen" no programa de música, sendo a primeira vitória em 14 de junho, apenas 39 dias após a estreia, estabelecendo um recorde na época. As versões oficiais em HD dos videoclipes foram publicadas no canal oficial do 2NE1 em 6 de setembro de 2010.


    Covers e uso na mídia

    No KBS Entertainment Awards de 2009, comediantes apresentaram uma paródia de "Fire". Em um episódio do programa 2 Days & 1 Night, transmitido em 28 de fevereiro de 2010, MC Mong, Lee Soo-geun, Kim Jong-min e Kim C se vestiram como as integrantes do 2NE1 e parodiaram "Fire". A atriz Yoon Se-ah mencionou que escutava "Fire" frequentemente no set da série Wife Returns (2010), pois a ajudava a moldar sua personagem.

    No programa de sobrevivência Produce 101 (2016), várias equipes de trainees apresentaram "Fire" como parte das missões. A música também foi usada em uma missão no drama The Idolmaster KR (2017). Em 2019, no programa Queendom, o grupo (G)I-dle fez um cover da música, e a líder Soyeon afirmou que foi uma honra, pois admirava o 2NE1 desde pequena.

    Desde então, "Fire" foi coberta por outros artistas e usada em várias séries, incluindo Work Later, Drink Now (2021), onde as personagens principais apresentaram a música em um bar. No Saturday Night Live Korea de janeiro de 2022, as três atrizes recriaram a performance. Em fevereiro de 2023, o grupo Everglow fez um cover no 30th Anniversary Hanteo Music Awards. Durante o episódio final do programa Babymonster's Last Evaluation (2023), "Fire" foi usada em um mash-up para a missão final antes do debut do grupo.


    Legado

    Em 2014, o webzine Music Y incluiu "Fire" em sua lista das 120 maiores faixas de dança de todos os tempos, destacando-a como uma forma de feminismo que desafiava convenções sociais. South China Morning Post elogiou "Fire" como o hit que rompeu com a imagem "fofa e certinha" típica dos grupos femininos. Em 2020, a Globe Telecom a considerou um dos clipes mais icônicos do K-pop.

    Em 2021, a música foi classificada em 37º lugar na lista Top K-pop Songs of All Time da Melon e do jornal Seoul Shinmun. A música foi considerada pioneira em influenciar grupos femininos de imagem forte, como 4Minute, Blackpink e Itzy. A Insider a listou como uma das melhores músicas de estreia do K-pop, e a Billboard Brasil afirmou que "Fire" ajudou a mudar a história do gênero e a visão da indústria sobre grupos femininos.

     

 
Imagens promocionais oficiais: