[Profile] Angela Zhang

 Angela Zhang

Nome verdadeiro: 張韶涵
Romanização: Chang Shao-Han
Nome em inglês: Angela Chang
Apelidos: 安琪拉、電眼教主、勵志天后、百變天后
Nacionalidade: República da China (Taiwan)
Etnia: Han, Uigur
Data de nascimento: 19 de janeiro de 1982
Local de nascimento: Cidade de Zhongli, Condado de Taoyuan, Taiwan
Profissão: Cantora, atriz, designer de sapatos
Idiomas: Mandarim, taiwanês, inglês
Educação: Escola Primária Xinming, Escola Secundária Winston Churchill
Gênero musical: Música pop chinesa
Instrumento musical: Vocais
Local de estreia: Taiwan
Data de estreia: 2002, há 20 anos
Obra de estreia: "MVP情人" (MVP Lover)
Obras representativas: Músicas - "遺失的美好" (Belas Perdidas), "歐若拉" (Aurora), "隱形的翅膀" (Asas Invisíveis); Dramas - "海豚灣戀人" (Amantes da Baía dos Golfinhos), "愛殺17" (Amor e Assassinato aos 17), "公主小妹" (Princesa Pequena Irmã)
Período ativo: De 2001 até o presente
Gravadora: Forward Music (2002-2011), Wonderful Music (2012-2015), HIM International Music (2016-2019), Hearts Culture (2019-presente)
Agência: Ching Tian Music (2002-2011), Tian Han Music (2012-presente)

Angela Chang (张韶涵, nascida em 19 de janeiro de 1982) é uma artista, cantora e atriz taiwanesa, natural da cidade de Zhongli, no condado de Taoyuan, Taiwan. Aos 12 anos, ela emigrou com sua família para o Canadá. Em 1999, participou e conquistou o primeiro lugar no concurso de canto "中廣流行之星" no Canadá, posteriormente retornando a Taiwan para desenvolver sua carreira. Em 2002, protagonizou a série de televisão idol "MVP情人", ganhando destaque na indústria do entretenimento. Em 6 de janeiro de 2004, lançou seu primeiro álbum "Over The Rainbow", marcando oficialmente sua estreia como cantora. Foi indicada duas vezes ao prêmio Golden Melody Award na categoria de Melhor Cantora em Mandarim, e ao prêmio Golden Bell Award na categoria de Melhor Atriz em Programa de Drama.


Biografia
Infância


Angela Chang nasceu na cidade de Zhongli, no condado de Taoyuan, República da China (Taiwan). Passou a maior parte de sua infância na região. Ela é a filha mais velha de sua família, tendo uma irmã mais nova e um irmão. A família enfrentava dificuldades financeiras, dependendo principalmente do restaurante de bifes operado pela mãe para sustento. Desde pequena, Angela e sua irmã ajudavam no estabelecimento depois da escola. Durante o quarto ano do ensino fundamental, a família imigrou para Cingapura. No entanto, aos 12 anos, a mãe de Angela foi vítima de uma trama, resultando na perda de todas as economias. A família vendeu suas propriedades, e com a ajuda do avô, deixaram o local triste, imigrando para Vancouver, Canadá, na esperança de começar de novo.

Em 1994, aos 12 anos, Angela chegou ao Canadá. Seu pai estava incapacitado de trabalhar devido a problemas cardíacos. Com um irmão mais novo, nove anos mais novo, que precisava ser cuidado, Angela começou a trabalhar meio período enquanto estudava.

Em 1997, aos 15 anos, Angela começou a se inscrever em diversos concursos de canto e iniciou um treinamento rigoroso por conta própria, incluindo prática de canto, postura e exercícios para melhorar a capacidade pulmonar, que durou três anos. Após uma derrota ao escolher cantar "沒有煙抽的日子" de Chang Yu-sheng na sua primeira competição, decidiu continuar desafiando-se com a mesma música até obter sucesso. A partir desse ponto, Angela cantou apenas essa música em todas as competições subsequentes.

Em 1999, aos 17 anos, após mais de vinte tentativas frustradas, Angela finalmente conquistou o título de campeã na categoria chinesa do concurso de canto "Canadian Chinese Star". Nesse momento, seu desempenho em vídeo foi visto pelo produtor musical Lin Long-xuan, que reconheceu seu potencial vocal e sugeriu que ela voltasse para Taiwan para desenvolver sua carreira. Para Angela, essa não foi uma decisão simples, pois retornar a Taiwan significava se despedir dos seis anos difíceis vividos no Canadá. No entanto, ela decidiu retornar com sua mãe em busca de oportunidades.

De volta a Taiwan, Angela, apresentada por Lin Long-xuan, visitou várias gravadoras em busca de oportunidades, mas o processo não foi fácil, sendo constantemente rejeitada pelas gravadoras. Ela recorda que, durante esse período, ela e sua mãe frequentemente passeavam pelas ruas de Ximending, esperando ansiosamente por uma ligação. Em 2000, após mais de um ano procurando oportunidades em Taiwan, ela finalmente assinou contrato com a Forward Music, tornando-se uma artista contratada da gravadora. No entanto, ela não obteve oportunidades imediatas e teve que esperar dois anos.

Debut e Reconhecimento

Em julho de 2002, Angela Chang, inicialmente aspirando ser cantora, começou sua carreira artística focando-se na área de dramas. O diretor da série de TV "MVP情人" viu apenas três segundos da gravação de audição em vídeo de Angela Chang e imediatamente a escolheu para ser a protagonista feminina, marcando assim a entrada oficial de Angela Chang na indústria do entretenimento como atriz.

Em maio de 2003, Angela Chang estrelou a série de TV "海豚灣戀人" (Amantes da Baía dos Golfinhos), mais uma vez como a protagonista feminina, interpretando uma garota que, apesar de vir de uma origem pobre, se esforça muito e eventualmente se torna uma cantora. Angela cantou pessoalmente as músicas "Journey" e "遺失的美好" (Belas Perdidas) na série, proporcionando ao público a primeira experiência com sua voz. Com isso, "遺失的美好" tornou-se sua música de sucesso e foi uma grande oportunidade para ela entrar na cena musical. O grande desempenho de "Amantes da Baía dos Golfinhos" na audiência também solidificou sua posição como uma atriz líder em séries de televisão idol.

2004~2008

Em 6 de janeiro de 2004, Angela Chang lançou seu primeiro álbum, "Over The Rainbow", marcando oficialmente sua estreia como cantora. Suas músicas representativas incluem "遺失的美好" e "寓言". Em fevereiro, Angela recebeu o prêmio de Artista Feminina Revelação do Ano no Hito Music Awards. Em 1º de dezembro, ela lançou seu segundo álbum, "歐若拉" (Obladi-Oblada), com mais de meio milhão de pré-vendas e vendas totais ultrapassando um milhão de cópias. As músicas representativas incluem "歐若拉," "手心的太陽," e "快樂崇拜". Em maio, Angela Chang foi indicada ao prêmio de Melhor Cantora em Mandarim na 16ª edição do Golden Melody Awards com a música "歐若拉". Em agosto, Angela foi convidada a se apresentar no programa musical "Kim Yoon A's Music Wave" da SBS TV na Coreia, tornando-se a primeira artista chinesa a pisar no palco de um programa musical da SBS.

Em janeiro de 2006, Angela lançou seu terceiro álbum, "潘朵拉" (Pandora), apresentando elementos de fantasia e infância, mostrando um estilo musical diferente e experimentando pela primeira vez com dança. A música "隱形的翅膀" (Asas Invisíveis) tornou-se a mais representativa e uma canção de sucesso para Angela Chang, sendo adaptada posteriormente para um filme, uma série de TV homônima, uma versão em inglês, e até mesmo sendo utilizada como tema para um ensaio no exame nacional da China. Outra música do álbum, "口袋的天空" (O Céu no Bolso), foi incluída em materiais didáticos no Japão, sendo destaque no livro "记住中文通过歌唱" da Agência de Comunicação Japonesa-Chinesa. Em junho, Angela Chang foi indicada ao prêmio de Melhor Cantora em Mandarim na 18ª edição do Golden Melody Awards com o álbum "潘朵拉". Em 11 de agosto, Angela realizou seu primeiro concerto mundial, "百變張韶涵世界巡迴演唱會" (Turnê Mundial Angela Chang - A Garota Versátil), em Xangai.

Em janeiro de 2007, Angela lançou seu quarto álbum, "夢裡花" (Flores nos Sonhos), que apresenta um estilo com toques clássicos. O álbum lhe rendeu o título de "Rainha Asiática das Mudanças Constantes" e, durante a coletiva de imprensa, anunciou seu primeiro concerto no Taipei Arena no final de março. Em 17 de fevereiro, foi convidada para o Festival de Primavera da CCTV da China para apresentar a música "隱形的翅膀". Em 31 de março, Angela concluiu sua turnê, realizando o último show no Taipei Arena. Em 3 de agosto, lançou o DVD do concerto "百變張韶涵2007世界巡迴演唱會-臺北場" (Angela Chang World Tour 2007 - Taipei). Em setembro, Angela Chang estrelou a série de TV "公主小妹" (Princesa Pequena), recebendo uma indicação ao prêmio de Melhor Atriz Principal na 43ª edição do Golden Bell Awards. Em 14 de dezembro, Angela lançou seu quinto álbum, "Ang 5.0", convidando vários compositores renomados como Jay Chou, Vincent Fang, Tanya Chua e Wei Li An para contribuírem.

Em 7 de junho de 2008, Angela Chang foi convidada a participar do revezamento da tocha olímpica em Kunming, tornando-se a 62ª condutora da tocha para os Jogos Olímpicos de Pequim de 2008 (a única representante de Taiwan).

2009~2011

Em setembro de 2009, às vésperas do lançamento do seu sexto álbum, "第5季" (A Quinta Temporada), surgiram acusações graves feitas por sua mãe em uma revista, incluindo alegações de abandono e uso de drogas por parte de Angela Chang. Essas acusações foram divulgadas em diferentes noticiários e até mesmo discutidas em programas de televisão. Angela Chang respondeu publicamente negando as alegações de abandono, afirmando que todo o dinheiro que ganhara havia sido transferido diretamente para a conta de sua mãe. Ela também revelou que, durante seu período no exterior para tratamento médico, a mãe não a visitou, e ao retornar para Taiwan, descobriu que a mãe havia se mudado e levado todas as economias. Posteriormente, Angela realizou uma coletiva de imprensa, apresentando resultados negativos em testes de urina para comprovar que não usava drogas, refutando assim as acusações feitas. O álbum, que deveria ser acompanhado por uma conferência de imprensa e várias promoções, foi afetado pelas controvérsias familiares, resultando em cancelamentos.

Em maio de 2010, Angela Chang foi nomeada embaixadora da Exposição Mundial de Xangai 2010, cantando a música tema do desenho animado do mascote da exposição, "海寶來了" (Hai Bao Vem Aí), e a música tema do show temático "城市之窗" (Janela da Cidade). Em 15 de maio, iniciou a segunda etapa de sua turnê mundial intitulada "潘朵拉星球世界巡迴演唱會" (Turnê Mundial do Planeta Pandora), com shows em Pequim, Xangai, Guangzhou e Hong Kong. Em 8 de setembro, lançou um livro de fotos da turnê intitulado "潘朵拉星球演唱會寫真紀實". Em 22 de setembro, foi convidada a participar do "中央電視台中秋晚會" (CCTV Mid-Autumn Festival Gala), onde cantou a música "看得最遠的地方" (O Lugar Mais Longe Que Eu Consigo Ver). Em 31 de outubro, participou do encerramento da Exposição Mundial de Xangai, apresentando a música "為明天" (Pelo Amanhã).

Em 19 de janeiro, dia de seu aniversário, os pais de Angela Chang, tios e avó foram à frente do Hospital Geral do Exército em Taoyuan para visitar o irmão mais novo de Angela, que estava servindo lá. Eles levaram repórteres na esperança de entrar em contato com Angela. O irmão, preocupado com seus pais causando problemas, convidou um amigo para acompanhá-los. No entanto, isso resultou em uma briga verbal e física, levando a um incidente policial. Mais tarde, um amigo de Angela vazou informações de que Angela cresceu sob a sombra da violência doméstica e que seus pais exigiam que ela comprasse uma casa e pagasse NT$ 1 milhão por mês. O tio e parentes distantes ligaram para programas de televisão para fazer acusações, mas as inconsistências em seus depoimentos levaram o público a duvidar de sua credibilidade. A opinião pública gradualmente se voltou para apoiar Angela Chang. A mãe de Angela processou Angela por incitar agressão, mas o Ministério Público anunciou que não haveria acusações. Em 21 de janeiro, Angela lançou um livro de fotos pessoais intitulado "美麗的游離" (A Bela Deriva). Em 18 de fevereiro, lançou o single "傷日快樂" (Ferida Feliz), usado como música tema da série de televisão "幸福最晴天" (O Dia Mais Brilhante da Felicidade). Em novembro, Angela anunciou o término de seu contrato de 10 anos com a Fumao Records, mas a gravadora contestou que o contrato ainda não havia expirado e buscaram compensação por meio da Qingtian Music. Angela retrucou, afirmando que tinha o direito de rescindir o contrato, já que, segundo o acordo, deveria lançar 10 álbuns em 5 anos, o que não aconteceu conforme o esperado. Além disso, a Qingtian Music não obteve seu consentimento antes de transferir suas atividades artísticas da Photosynthesis Production para a Fumao Records.



2012~2017

Em fevereiro de 2012, Zhang Shaohan estabeleceu sua própria agência de gestão, a Tianhan Music, com sua irmã como responsável. Em maio, ela interpretou o papel de Meihui em "Shadow Love". Em julho, Zhang Shaohan juntou-se à Wonderful Music, e seu single "That Girl" foi exposto no site de compartilhamento de vídeos Youtube, alcançando mais de um milhão de visualizações em apenas cinco dias. Nesta ocasião, ela assumiu pela primeira vez o papel de diretora musical, explorando músicas eletrônicas nunca antes tentadas e participando nos bastidores. Em 12 de outubro, seu sétimo álbum musical, "Asas Tangíveis", foi oficialmente lançado. Muitas músicas do álbum ainda foram muito populares, como "Como Você Está Recentemente", "Caminhando na Chuva" e "Asas Tangíveis". Entre elas, a segunda música de destaque, "Caminhando na Chuva", tornou-se uma de suas obras representativas.

No dia 19 de janeiro de 2013, em seu aniversário, ela fundou a marca de sapatos femininos pessoal Temptation Styles, atuando como designer. Artistas como Tian Niu, Wu Qingfeng, Amber An, Guan Ying, Yang Xin e outros apoiaram o evento. Tian Niu foi jurado de Zhang Shaohan antes de sua estreia, quando ela participou de uma competição de canto em Vancouver, no Canadá. Em julho, ela participou do programa de canto "All-Star Show" da Jiangsu TV. Em dezembro, Zhang Shaohan anunciou em sua recém-criada página no Facebook que iniciaria o projeto A8, onde "A" é a inicial de Angela, seu nome em inglês, e "8" representa seu oitavo álbum.

Em 7 de março de 2014, lançou seu oitavo álbum de estúdio, "Zhang Shaohan". Em 14 de abril, participou da coletiva de imprensa do filme de terror "Dyesebel 2" em Pequim (o filme foi concluído em junho do mesmo ano e lançado em 2017). Em maio, o tribunal de Taipei emitiu a decisão de primeira instância no litígio contratual entre Zhang Shaohan, sua ex-gravadora Fu Mao Records e a Greenfield Music. O tribunal considerou que Zhang Shaohan tinha o direito de rescindir o contrato e só precisava devolver os 40.000 dólares que a Greenfield pagou a ela em 2011 como remuneração. O caso ainda estava sujeito a recurso. Em 27 de maio, Zhang Shaohan colaborou com a amiga de longa data, a integrante do grupo Twins, Zhong Xintong (Ah Jiao), na música "Amor Completo". A música foi lançada com um videoclipe e um curta-metragem homônimo, incluído no EP homônimo de Zhong Xintong lançado em 2014, alcançando o segundo lugar no ranking de popularidade da música QQ e o terceiro lugar no ranking de singles em mandarim do iTunes.

Em janeiro de 2015, a música "Caminhando na Chuva" foi escolhida como uma das "Dez Músicas Inspiradoras de Cura" em uma votação organizada pelo Ministério da Saúde e Bem-Estar de Taiwan. Em 25 de agosto, ela realizou uma coletiva de imprensa para a turnê mundial "Pura" no cruzeiro "Esmeralda Princess" no rio Huangpu, em Xangai, iniciando a terceira rodada de sua turnê pessoal, que incluiu cidades como Chengdu, Xangai, Guangzhou, Hong Kong, Changsha, Cingapura, Wuhan, Taipei, Nanjing, Pequim e Macau, totalizando 11 locais. Em 31 de outubro, iniciou a terceira turnê mundial "Pura", começando em Chengdu, com um total de nove etapas na primeira fase. Em 22 de novembro, participou do programa "Cantor Oculto" da Dragon TV.

Em 20 de janeiro de 2016, participou do programa "Em Busca da Aventura do Amor", transmitido pela TV Hunan, onde experimentou pela primeira vez um traje de época, interpretando o papel de Xia Yirou, e cantou a música tema "Ter Fé em Você". Em 18 de junho, participou do programa "Eu Quero Cantar Contigo", transmitido pela TV Hunan, cantando "Aurora". Em 28 de setembro de 2016, ela foi para Cingapura para uma sessão de fotos para a revista "NÜYOU". Em 6 de julho, ela ingressou na gravadora Haichou Music, anunciando o lançamento do primeiro single principal, "Antes de Dizer Adeus", do seu nono álbum de música pessoal "Totalmente Rendida", e também dirigiu o videoclipe, marcando sua estreia como diretora de videoclipes. O videoclipe de "Antes de Dizer Adeus" ultrapassou um milhão de visualizações no YouTube em apenas dois dias. Em 9 de julho, Zhang Shaohan, que não se apresentava publicamente em sua terra natal de Taiwan há muito tempo, apareceu no Hualien Love Summer Carnival como a atração principal. Em 21 de julho, lançou seu nono álbum de música pessoal, "Totalmente Rendida", pela Haichou Music, e pela primeira vez atuou como produtora do álbum. Em 23 de julho, realizou a etapa de Taipei da "Pura World Tour" na Arena Pequena de Taipei, seguida por uma sessão de autógrafos no dia seguinte em Ximending. Em 31 de dezembro, realizou o concerto "Pura" em Qingdao, marcando o primeiro concerto de Ano Novo de sua carreira.

Em 10 de março de 2017, seu segundo filme como protagonista, "Dyesebel 2", foi lançado na China. Em 2 de julho, participou do "Concerto ofo Light Favor" realizado no Estádio dos Trabalhadores de Pequim. Em agosto, o litígio contratual entre Zhang Shaohan, sua ex-gravadora Fu Mao Records e a Greenfield Music foi decidido em segunda instância. A decisão manteve que Zhang Shaohan tinha o direito de rescindir o contrato e rejeitou o recurso da Greenfield Music, mas ela precisaria devolver mais 630.000 NT dólares como taxa de modelagem para a Fu Mao Records. O caso ainda era passível de recurso. Em 3 e 10 de setembro, ela participou do programa de televisão da Jiangsu TV, "Guess the Singer," segunda temporada. Em 9 de setembro, participou da Noite de Caridade da Fashion Bazaar. Em 23 de setembro, iniciou a segunda fase da "Pura World Tour", intitulada "Pura REMIX", um ano após a primeira fase. Em 5 de novembro, participou do programa "Extraordinária Mudança" da Jiangsu TV.


2018-

Em janeiro de 2018, Zhang Shaohan participou do programa "Cantor 2018" da Hunan TV como cantora estreante e também atuou como apresentadora. Em seu segundo episódio, ela impressionou o público ao cantar a música "Adiao", conquistando o segundo lugar nas votações ao vivo. Após o lançamento do single, a música alcançou mais de 210 milhões de reproduções na plataforma QQ Music (até março de 2018) e foi classificada como o quinto vídeo mais popular de 2018 no YouTube Taiwan. Apesar de ser eliminada na primeira rodada da final, o programa marcou um renascimento em sua carreira. No mesmo ano, ela participou da gravação do programa "Happy Camp". Em 21 de abril, participou do programa "Voices Resound" da Zhejiang TV. Em 27 de maio, questões familiares que estavam há anos em silêncio surgiram novamente. Seu pai e tio deram entrevistas à mídia, pedindo dinheiro a Zhang Shaohan e ameaçando prejudicar sua carreira, mas o incidente não pareceu ter um impacto negativo significativo em sua carreira. Em 9 de junho, ela foi convidada como convidada misteriosa no programa "I Am Detective" da Mango TV. Em 15 de junho, foi convidada no programa "Running Man" da Zhejiang TV, e em 16 de junho, participou do programa "I Am Detective". Zhang Shaohan também anunciou sua quarta turnê mundial, "Journey World Tour", durante a coletiva de imprensa, abrangendo 27 locais em toda a Ásia, Oceania, América do Norte, entre outros.

Em 29 de março de 2019, ela participou do programa "Sound in the Ear 2" da Hunan TV, apresentando trechos dos filmes "Mamma Mia!", "Rio 2" e "A Bela e a Fera" junto com Dou Xiao. Em 6 de setembro, ela lançou o primeiro single, "Wind Kite," de seu décimo álbum musical intitulado "?". Em 13 de outubro, iniciou a quinta turnê pessoal, "Fable World Tour," em Chengdu. Em 22 de outubro, participou do programa "City of Recognition" da Tencent. A partir de 22 de dezembro, ela participou consecutivamente por três semanas do programa "Our Song" da Dragon TV, colaborando com cantores como Jiang Yiqiao, Emil Chau, Xiao Zhan, interpretando músicas como "The Farthest Place," "Flower Heart," "Faded" + "Titanium," e "Shout." Em 22 de dezembro, participou do programa "Masked Singer Guess Guess Guess" da Jiangsu TV, quarta temporada, no evento anual, e apresentou as músicas "Dear Friend" e "Wind Kite". Em 31 de dezembro, Zhang Shaohan participou simultaneamente dos programas de Ano Novo transmitidos pela Beijing TV e Jiangsu TV (algumas cenas eram pré-gravadas).

Em fevereiro de 2020, tornou-se uma parceira musical residente no programa "Gifted Voice" da Zhejiang TV, recebendo três recomendações para músicas (covers): "Wings of Light," "Pigeon Parade," e "Eye Color."

Em janeiro de 2021, continuou como parceira musical residente no programa "Gifted Voice Season 2" da Zhejiang TV.

Em 11 de fevereiro de 2021, participou do programa de celebração do Ano Novo Chinês da CCTV, apresentando a música "Tomorrow Will Be Better."

 
 Links:
 
weibo  
 

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário