[Profile] CL

CL

País de Origem: Coréia do Sul
Gêneros Principais: 
K-pop, R&B, Hip Hop
Atividade:
2007–presente
Gravadoras:
YG Entertainment
Grupos: 2NE1 (2009~2016)
CL&MINZY (2009)


CL - Rapper, Vocalista, Dançarina e DJ
Nome completo: Lee Chae Rin 이채린
Nascimento: 26 de fevereiro de 1991 (Peixes)
Altura: 1,62
Cores favoritas: Preto e Branco
País de Origem: Coréia do Sul
Tipo de Sangue: A
Altura: 1,62m
Línguas: Inglês, Francês, Japonês
Religião: católica
Hobby: Escrever letras de música
Especialidades: Dança, Canto, Rap, Piano
Debut: SBS Gayo Daejun em 29 de dezembro de 2007 junto com a YG Family




Lee Chae-rin, nascida em 26 de fevereiro de 1991), mais conhecida pelo seu nome artístico CL, é uma rapper e cantora sul coreana. Nascida em Seoul, na Coréia do Sul, passou muito tempo de sua infância no Japão e na França. Antes de entrar na YG Entertainment ela foi trainee na JYP Entertainment aos quinze anos de idade. Debutou e ascendeu à fama através do girl group 2NE1 em 2009, que se tornou um dos mais vendáveis grupos femininos de todos os tempos. Como solista, CL fez seu debut com o single "The Baddest Female" em maio de 2013 e lançou a faixa solo "MTBD" em fevereiro de 2014 como parte de Crush, o último álbum do grupo.

Após o hiatos do grupo, em 2015, ela seguiu carreira solo com o lançamento dos singles "Hello Bitches" (2015) e "Lifted" (2016). Este último se tornou o primeiro de uma solista mulher coreana a aparecer no Billboard Hot 100, e a terceira coreana no geral a conseguir tal feito. Em novembro de 2016 a YG anunciou o fim do grupo após dois anos paradas e ela continuou na gravadora. Pouco após deixar a YG em dezembro de 2019, ela lançou um projeto chamado In the Name of Love (2019), com seis faixas lançadas três anos após "Lifted". Seu primeiro álbum, Alpha, foi lançado em outubro de 2021.

Conhecida pela experimentação em diferentes estilos mucicais e por suas performances ao vivo, CL é uma influenciadora que espalhou a cultura coreana internacionalmente. Além da música, é reconhecida como um ícone de moda em inúmeras publicações pelo mundo.
 






1991-2008: Infância e carreira


CL nasceu em Seoul, na Coréia do Sul. Ela veio de uma família de estudiosos: seu avô é físico, seu tio é economista; seu tio tem uma galeria de arte; e seu pai é professor de física.

Ela passou a maior parte de sua infância morando em Paris, Tsukuba Science City e Tokyo. Estudou a escolas internacionais durante a época de escola. Seu pai a encorajou a escutar diferentes gêneros musicais. Já sonhava em ser cantora aos 10 anos. Enviou demos para a YG Entertainment desde o ensino médio, mas nunca recebeu resposta. Quando tinha 13 anos se mudou para Paris, sozinha, onde estudou por dois anos. Com 15 anos foi pessoalmente até a YG e esperou durante muito tempo para conhecer o CEO, Yang Hyun-suk. Ela deu a ele uma fita demo e ela conseguiu uma audição. Foi mencionada como trainee  da YG durante meses e praticava durante as 3-4 da manhã e ia à escola no dia seguinte.

Sua primeira colaboração foi em uma música do Big Bang, "Intro (Hot Issue)" em 2007. Em menos de um ano ela se apresentou no palco, debutando no Seoul Broadcasting System's Music Awards junto com seus companheiros de gravadora. A primeira aparição creditada em uma canção foi em 2008, com Uhm Jung-hwa's "DJ," onde fez o rap. CL também apareceu na faixa "What" do YMGA como parte da YG Family.



 

2009–2013: Debut com 2NE1 e carrreira solo

Lee escolheu o nome artístico 'CL' e foi líder e rapper principal do 2NE1, junto com Bom, Sandara Park e Minzy. O grupo fez uma colaboração com seus colegas de gravadora BigBang para a música "Lollipop" no dia 27 de março de 2009, após se apresentaram no The Music Trend no dia 17 de maio, onde apresentaram seu debut oficial, "Fire". O 2NE1 alcançou um sucesso significativo com "I Don't Care", do primeiro mini album, que ganhou como "Song of the Year" no 2009 Mnet Asian Music Awards, sendo elas as primeiras novatas a receberem um daesang no ano de debut.
Em agosto de 2009, colaborou com os colegas de gravadora G-Dragon e Teddy Park do 1TYM para o single "The Leaders", do álbum solo de G-Dragon, Heartbreaker. No mesmo mês fez uma colaboração com Minzy com "Please Don't Go," que ficou em sexto lugar no Gaon Chart. O primeiro single solo, "The Baddest Female", foi lançado em maio de 2013. Para o álbum Crush do 2NE1, CL escreveu e participou da composição de "Crush", "If I Were You", e "Baby I Miss You". Ela também escreveu as letras de "MTBD" e "Scream".


2014–2018: Singles e colaborações


Em outubro de 2014, foi anunciado que CL planejava debutar como solista nos EUA no ano seguinte e escolheu Scooter Braun como seu agente. Em maio de 2015, participou do single de Diplo, "Doctor Pepper", junto de Riff Raff e OG Maco. Em novembro de 2015, lançou o primeiro single "Hello Bitches", como teaser para seu EP Lifted. Também participou de um lançamento de Psy, o single "Daddy". A música ficou em número 97 no Billboard Hot 100, tendo sua primeira entrada no chart. "Lifted" foi lançado em 19 de agosto de 2016. E ficou no Top 30 no iTunes, na categoria Hip-Hop/Rap após três horas de lançamento, ficando em 21º posição. Incorporou samples de Wu-Tang Clan de 1993, "Method Man", e o próprio rapper aparece no music video. A revista Time se referiu a ela como uma das maiores estrelas da Ásia, e chamou de "Futuro do K-pop na América". "Lifted" ficou em 94 no Billboard Hot 100, conseguindo a primeira entrada de um artista solo e segunda no geral, se tornando a primeira solista coreana mulher a aparecer no chart. Em 29 de outubro de 2016, CL fez sua primeira turnê americana, a Hello Bitches Tour, no New York Hammerstein Ballroom. Com ingressos esgotados, se tornou a primeira artista feminina do K-pop a fazer um concerto solo na cidade. A turnê passou por várias cidades nos Estados Unidos e Canadá e terminando em Toronto em 14 de novembro.
 
Junto com Shaiana, ela participou da música de Lil Yachty, "Surrender", faixa exclusiva para a Target deluxe edition de seu álbum Teenage Emotions, lançado em 26 de maio de 2017. CL também gravou a música original "No Better Feelin'" para My Little Pony: The Movie lançada em 22 de setembro de 2017. Em 4 de janeiro de 2018, fez seu debut como atriz de Hollywood no filme de Peter Berg, Mile 22 estrelando Mark Wahlberg. Em 25 de fevereiro se apresentou no 2018 Winter Olympics fechando a cerimônia no Pyeongchang Olympic Stadium, cantando parte de "The Baddest Female" e do hit mundial do 2NE1, "I Am the Best". Na cerimônia se juntou ao Presidente Sul Coreano Moon Jae-in, a Primeira Dama Kim Jung-sook, Exo, e Ivanka Trump, filha do presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Em julho do mesmo ano, o canal Olímpico incluiu a performance de CL na sua lista de Top 10 Olympic Live Music Performances of All Time, em oitavo lugar. Em outubro, CL colaborou com Black Eyed Peas na faixa "Dopeness" e também no music video.
 



2019–presente: Saída da YG Entertainment, In the Name of Love e Alpha


Em 8 de novembro de 2019, a YG Entertainment anunciou que CL não renovou seu contrato e que deixou a gravadora. No dia 4 de dezembro, pouco depois de sair, ela começou a lançar músicas inéditas em seu projeto solo de EP chamado Name of Love durante três semanas consecutivas. No dia 12 de setembro de 2020, anunciou que tem trabalhado em um novo álbum, que poderia ser lançado em menos de um ano. Dois dias depois saiu o music video de "Post Up", que seria a faixa intro so álbum. Em 29 de outubro, lançou dois singles, "Hwa" e "5 Star", co escritas por seu antigo companheiro de gravadora, Tablo. Ao mesmo tempo, anunciou o álbum completo, Alpha, que teria lançamento para 30 de novembro. Mas no dia 16 anunciou que havia decidido adiar para começo de 2021, pois havia tido novas ideias enquanto preparava.
 
No dia 26 de fevereiro de 2021, CL lançou "Wish You Were Here", coincidindo com seu aniversário de 30 anos e sendo um tributo para sua mãe, que havia falecido no dia 10 após um ataque cardíaco. No dia 16 de junho apareceu no primeiro episódio da segunda temporada da série de  TV Dave, onde interpretou ela mesma em uma colaboração com o rapper Lil Dicky enquanto ele aspirava entrar na indústria do K-pop. Em 10 de julho ela assinou um contrato com a Konnect Entertainment para cuidar de suas atividades na Coréia. Duas semanas depois foi anunciado um comeback para metade de agosto. Mais tarde anunciou que Alpha seria lançado em 20 de outubro. O digital single "Spicy" teve seu lançamento em 24 de agosto. Em 13 de setembro ela se tornou a primeira cantora de K-pop a aparecer no Met Gala em Nova Iorque, junto com Rosé do Blackpink, usando um hanbok customizado de denim desenhado por Alexander Wang. Quatro dias depois, CL anunciou o segundo single digital "Lover Like Me" com lançamento para 29 de setembro. No dia 2 de junho de 2022, CL fez sua estréia como dubladora interpretando Shaki L na animação Baby Shark's Big Show!. Em novembro foi escolhida pela GQ Korea como Mulher do Ano.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible