[Profile] B.A.P

 B.A.P
 
Origem: Seul, Coreia do Sul
Gênero: K-POP (Rap, Hip Hop)
Período de Atividade: 26 de janeiro de 2012 a 18 de fevereiro de 2019
Gravadora: LOEN Entertainment, KING RECORDS, SONY MUSIC TAIWAN, Gold Typhoon Group
Agência: TS Entertainment
Gênero Adicional: J-ROCK[1]
Site Oficial: Site Oficial (Coreia)
Membros: Bang Yongguk, Himchan, Daehyun, Youngjae, Jongup, Zelo

B.A.P (Korean: 비에이피; uma sigla para Best Absolute Perfect) foi um grupo de meninos sul-coreano formado em 2012 pela TS Entertainment.

B.A.P fez sua estreia musical com o single "Warrior" em 26 de janeiro de 2012, seguido pelo lançamento de seu primeiro EP, Warrior, em fevereiro de 2012.

Carreira
2011: Pré-debut

O líder do grupo, Yongguk, foi o primeiro membro a ser apresentado em 2011, participando da música "Going Crazy" da colega de gravadora Song Ji-eun. Ele também fez sua estreia solo em 12 de agosto com o single "I Remember", contando com a participação de Yang Yo-seob, do Beast. Himchan foi o segundo membro a ser apresentado ao público, atuando como apresentador para o programa de televisão sul-coreano da MTV, The Show. Em 23 de novembro, Zelo foi apresentado como o terceiro membro do grupo por meio de uma colaboração com Yongguk, formando o duo Bang&Zelo.

2012: Warrior, Power, No Mercy, Crash e Stop It

Em janeiro de 2012, o grupo estrelou o programa de realidade Ta-Dah, It's B.A.P, que foi ao ar na SBS MTV. O programa focava em como os seis membros interpretavam o papel de alienígenas de um planeta diferente que trabalhavam juntos para estrear como B.A.P e invadir a Terra para ajudar a salvar seu planeta moribundo, o Planeta Mato. Em 25 de janeiro, o single de estreia do grupo, "Warrior", foi lançado, com a MTV Korea descrevendo-o como "poderoso e carismático". Nancy Lee, da Enews World, observou que o grupo tinha o objetivo de se diferenciar do arquétipo de ídolo masculino "bonito" predominante na indústria musical de K-pop com sua "imagem de bad boy resistente". Em 3 de fevereiro de 2012, o EP correspondente, Warrior, entrou no 10º lugar do Billboard's World Albums Chart. Na Coreia do Sul, Warrior vendeu mais de 10.000 cópias em apenas dois dias após o lançamento.

Em março, o grupo lançou um single de acompanhamento, "Secret Love", e em abril fizeram um retorno com o single "Power" e o EP de mesmo nome. Após o lançamento, Power esgotou sua primeira tiragem de 30.000 cópias e entrou no 10º lugar nas paradas de álbuns mundiais da Billboard.

O terceiro EP de B.A.P, No Mercy, foi lançado digitalmente em 19 de julho e fisicamente em 24 de julho. Em 30 de agosto, a versão repaginada do EP, renomeada Crash, foi lançada.

Em 23 de outubro, B.A.P lançou seu quarto single e EP, intitulado "Stop It".

2013: One Shot e estreia japonesa

Em fevereiro de 2013, o grupo começou a lançar material de seu quinto EP, One Shot. Em 21 de fevereiro, o EP alcançou o primeiro lugar no chart de Álbuns Mundiais da Billboard.

Em maio, a King Records, a gravadora japonesa que já havia assinado com Rain, contratou o B.A.P. Eles lançaram seu primeiro videoclipe japonês para "Warrior" no YouTube em 13 de setembro, e o álbum e o single foram oficialmente lançados em 9 de outubro.

O sexto EP do grupo, Badman, foi lançado em 6 de agosto com os singles promocionais "Coffee Shop", "Hurricane" e "Badman".
 
2014: First Sensibility, turnê mundial, B.A.P Unplugged 2014 e processo judicial

Em 3 de fevereiro de 2014, o B.A.P lançou seu primeiro álbum de estúdio completo, First Sensibility, contendo um total de treze faixas, incluindo a faixa-título "1004 (Angel)". Após o lançamento, o álbum alcançou o topo do Billboard World Albums Chart, demonstrando a popularidade internacional do grupo. Na Coreia, First Sensibility também liderou as paradas mensais da Hanteo e Gaon de fevereiro. O grupo conquistou sua primeira vitória em um programa musical no Show Champion com "1004 (Angel)" e conquistou mais duas vitórias com o single.

Em 3 de abril, o B.A.P lançou seu terceiro single japonês, "No Mercy", e ficou em segundo lugar nas paradas diárias e semanais da Oricon.

Após as promoções de "1004 (Angel)", o grupo deu início à B.A.P Live On Earth 2014 Continent Tour com um concerto de dois dias em Seul, com um público estimado de 20.000 pessoas. Este foi o segundo concerto solo deles na Coreia. O grupo realizou um total de 23 concertos em cidades nos Estados Unidos, Ásia, Austrália e Europa durante a turnê. Durante a turnê, eles lançaram o EP B.A.P Unplugged 2014.

Em 11 de agosto, lançaram seu quarto single japonês, "Excuse Me". Em 27 de outubro, a TS Entertainment anunciou que havia cancelado a parte sul-americana da turnê, para dar aos membros do grupo tempo para descansar.

Em 27 de novembro, foi relatado que o grupo havia movido um processo judicial contra sua gravadora para anular seu contrato, alegando condições de trabalho injustas e distribuição injusta de lucros, incluindo declarações afirmando que dos US$9 milhões que o grupo havia ganhado ao longo de três anos, cada membro havia recebido um total de US$18.000. No entanto, no dia seguinte, a TS Entertainment emitiu um comunicado refutando as alegações feitas, afirmando que não houve "maus-tratos aos artistas nem cláusulas injustas no contrato". Suas declarações foram contestadas quando o B.A.P lançou outro comunicado alegando falta de responsabilidade e dizendo que estavam considerando processar por difamação de caráter.

2015: Acordo com a TS e Matrix
 
Em 1º de agosto de 2015, o B.A.P. retornou à TS Entertainment após ambas as partes chegarem a um acordo. Eles fizeram seu retorno com seu oitavo EP, Matrix, e a faixa-título "Young, Wild & Free". O showcase gratuito "BAP 151115" foi realizado em 15 de novembro no Dongdaemun Design Plaza e o videoclipe de "Young, Wild & Free" foi lançado no dia seguinte. Em 27 de novembro de 2015, exatamente um ano após o processo judicial, eles receberam uma vitória em um programa musical pelo single no Music Bank.

 
2016: Carnival, Put 'Em Up, Noir e Fly High, Hiato de Bang Yongguk

Em fevereiro, eles lançaram seu quinto extended play, Carnival, contendo seis músicas. Em março, lançaram seu primeiro álbum de estúdio japonês, Best. Absolute. Perfect. O álbum continha treze músicas, sendo três delas ("New World", "Kingdom" e "Back in Time") canções originais em japonês. Entre abril e julho, o B.A.P se apresentou em sua turnê Live On Earth 2016, incluindo datas nos Estados Unidos, Canadá, México, Itália, Finlândia, Alemanha, Polônia, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e Rússia.

Em agosto, lançaram o quinto single "Put 'Em Up". Em 25 de outubro de 2016, a TS Entertainment revelou que Yongguk não participaria das promoções do próximo álbum completo do B.A.P, Noir, devido a transtornos de ansiedade.

Em novembro, o B.A.P retornou com seu segundo álbum de estúdio, Noir, juntamente com o videoclipe da música-título "Skydive". Com o Noir, o B.A.P recuperou o título de grupo de K-Pop com mais álbuns em primeiro lugar no chart de Álbuns Mundiais da Billboard. Noir incluiu a destacada faixa "Confession", um dueto dos rappers Bang Yongguk e Zelo com um coro sinfônico que abordava diretamente seus sentimentos durante o processo judicial e o subsequente hiato.

Em 18 de novembro, o videoclipe para o sexto single japonês, Fly High, foi publicado no YouTube, enquanto o lançamento físico em 7 de dezembro incluiu a música "Fire Flame" e uma versão japonesa de "With You".
 
2017–2019: Rose, Blue, Ego e saída da TS Entertainment

Em março de 2017, o B.A.P lançou seu sexto single álbum, Rose. Yongguk retornou de seu hiato de quatro meses para se juntar ao restante do grupo nas promoções. A faixa principal, "Wake Me Up", foi reconhecida por Jeff Benjamin da Billboard como o "single mais pessoal e realizado do grupo até agora". O EP focou em questões sociais, com o videoclipe de "Wake Me Up" abordando problemas de saúde mental, enquanto a primeira faixa "Dystopia" atacava diretamente a ideia de viver em supostas utopias, desconsiderando-as todas como ilusões.

Em 28 de junho de 2017, o segundo álbum de estúdio japonês do grupo, Unlimited, foi lançado.

Em 5 de setembro de 2017, o B.A.P lançou seu sétimo single álbum, Blue, com "Honeymoon" como faixa-título.

Em 13 de dezembro de 2017, o B.A.P lançou seu oitavo single álbum, Ego, com "Hands Up" como faixa-título.

Em 28 de março de 2018, o B.A.P lançou seu terceiro álbum de estúdio japonês, Massive.

Em 2018, os membros Yongguk e Zelo deixaram o grupo após o término de seus contratos com a TS Entertainment em 19 de agosto e 2 de dezembro, respectivamente. Em 18 de fevereiro de 2019, os quatro membros restantes também deixaram a TS Entertainment. No entanto, o membro Jongup confirmou a possibilidade de uma reunião no futuro.
 
Artisticidade e Influências

Durante a estreia do grupo, todos os membros tingiram seus cabelos de loiro. Os membros do grupo desempenharam um papel em sua imagem e direção musical, e comentaristas observaram uma distinção entre sua imagem de "meninos maus e durões" e outros grupos masculinos de K-pop.

O líder do grupo, Yongguk, já fez comentários sobre a influência que músicos afro-americanos tiveram sobre ele, citando 50 Cent, P. Diddy, Pharrell e outros rappers como influências musicais. Ele desempenhou um papel na produção de todas as faixas do EP de estreia do B.A.P, Warrior. Além disso, o membro do grupo Himchan é um multi-instrumentista influenciado pela música tradicional coreana. Ele toca vários instrumentos tradicionais, incluindo daegeum, janggu, kkwaenggwari e jing, além de instrumentos mais tradicionais, como guitarra, piano e violino. Todos os membros do grupo são influenciados por músicos de R&B; Jongup citou o hip hop e a música de dança como influências e disse que Chris Brown é um de seus ídolos, enquanto Zelo disse que admira will.i.am e Kanye West. Daehyun cita Shin Yong-jae entre suas influências musicais, enquanto Youngjae cita músicos de neo soul, além de Musiq Soulchild e Jay Park.

O B.A.P foi chamado de "grupo versátil" pela MTV Korea, com Yun Seong-yeol, da Star News Korea, elogiando seu carisma e performances no palco, assim como as habilidades de rap de Yongguk e Zelo, e as habilidades vocais de Daehyun e Youngjae.

Links Oficiais:

Postar um comentário

0 Comentários