BIGBANG
Gêneros Principais:
K-pop
Jpop
hip hop
R&B
dance-pop
Atividade: 2006~2018 (HIATOS INDEFINIDO
Gravadoras:
YG Entertainment
Avex Group
Warner Music Taiwan
Membros:
G-Dragon
Após dois anos de hiatos na Coréia do Sul, o quinteto retornou com inovação e foram aclamados pela crítica musical. Seu quarto EP, Tonight (2011), ganhou o primeiro Best Worldwide Act Award no 2011 MTV Europe Music Awards. O quinto EP, Alive (2012), se tornou o primeiro álbum coreano a entrar no US Billboard 200. O terceiro álbum, Made (2016), foi precedido por diversos singles no topo das paradas e receberam o prêmio de Artista do Ano no 2015 Mnet Asian Music Awards pela terceira vez no 2015 Melon Music Awards. Sua turnê, a Made World Tour, atraiu um público de 1,5 milhões de pessoas e foi o maior concerto coreano na história até aquela data.
História
2000–2007: Formação e Big Bang Vol. 1 - Since 2007
Antes do lançamento oficial do grupos, alguns membros já haviam sido expostos à indústria do entreterimento. G-Dragon e Taeyang foram os primeiros a receber treinamento pela YG Entertainment aos onze anos de idade. T.O.P era um rapper underground e antes utilizava o nome artístico de "Tempo", uma de suas músicas mais populares foi "Buckwild" com o NBK Gray. Depois que G-Dragon foi chamado pela YG Entertainment para ve possíveis candidatos a começar um grupo masculino, ele contatou T.O.P, levando seu amigo de infância à audição. Seungri primeiramente apareceu no reality televisivo Let's Cokeplay: Mnet Battle Shinhwa, um programa em que o grupo idol Shinhwa procuravam membros para fazer parte da "segunda geração do Shinhwa." O lineup original consistia de seis membros: o mencionado anteriormente juntamente com Daesung e Hyun-seung, ambos nas audições. Sua formação foi documentada pela televisão, porém antes do debut oficial, Hyun-seung foi retirado.Big Bang fez seu debut oficial no dia 19 de agosto de 2006, na Arena de Ginástica do Seoul Olympic Park durante o YG Family 10th Year Concert, que foi televisionado no dia seguinte. Seu primeiro single, "Bigbang," foi lançado pouco depois e continha as canções "We Belong Together," com a colega de gravadora Park Bom; "A Fool's Only Tears" (눈물뿐인 바보); e "This Love," an uma adaptação da banda de rock americana Maroon 5, reescrita e performada por G-Dragon. O single vendeu aproximadamente 40.000 cópias. O segundo single, "BigBang Is V.I.P," foi lançado em setembro, vendendo 32 mil cópias. E seu último single, "Bigbang 03," teve suas vendas finais próximas a 40 mil cópias. O grupo fez seu primeiro concerto, The Real, naquele dezembro e logo em seguida fizeram seu debut album, BigBang Vol. 1 – Since 2007; que vendeu 48 mil cópias até o fim de fevereiro.
2007–2008: Avanço do sucesso e debut japonês
2009–2011: Esforços individuais, atividades japonesas e Tonight
Começaram o novo ano com a 2010 Big Bang Concert Big Show no Seoul Olympic Stadium, depois voaram ao Japão para embarcar na Electric Love Tour. Apesar de não ter sido lançados nenhum álbum oficiais, diversos singles foram lançados para propagandas. "Lollipop Part 2," sequência de "Lollipop"' com as 2NE1, foi novamente utilizado para promover os celulares Lollipop da LG Cyon's Lollipop. Ficou em primeiro lugar nos charts digitais. "Tell Me Goodbye," foi gravada para o relançamento japonês do drama coreano, Iris. A canção se provou popular e teve reviews favoráveis, ganhando como Canção do Ano pelo 52nd Japan Record Awards. Ainda, por conta da Copa do Mundo 2010, o grupo gravou "Shout of the Reds" com a banda de rock coreano Transfixion e a patinadora Kim Yuna. Na maior parte do ano os membros novamente se dedicaram a promover seus trabalhos individuais, incluindo a introdução da sub-unit GD & TOP com seu álbum de colaborações. Receberam diversos prêmios, incluindo o Best 5 New Artists pelo 24th Japan Gold Disc Awards e também o prêmio Best New Artist. Próximo ao final de maio, receberam o prêmio de Best Pop Video e Best New Artist da MTV Video Music Awards Japan 2010. Eles lançaram o single japonês "Beautiful Hangover" no dia 25 de agosto de 2010.
Depois de aproximadamente dois anos de hiatos do grupo, o Big Bang retornou à Coréia para o 2011 Big Show. Eles também fizeram um showcase com músicas de seu último mini, Tonight. O álbum teve pré vendas de 10 mil cópias no Cyworld, batendo o recorde do TVXQ de 6.500 em 2008, e em uma semana saíram 100 mil unidades. A receptividade do áçbum foi positivam com Choi Jun do Asiae cumprimentando o grupo pela nova direção musical, afirmando que durante os dois anos de hiatos o estilo e sensibilidade musicais do grupo haviam ficado mais profundos. Uma semana depois do lançamento, foi reportado que eles haviam recebido já ₩7 billion (USD$6.6 million). Seu single principal ficou no topo dos charts do Gaon Chart. Depois que as promoções de Tonight terminaram, eles lançaram uma edição especial do álbum com duas novas faixas, "Love Song" e "Stupid Liar." O MV de "Love Song"' teve 2 milhões de visualizações no YouTube em apenas 2 dias. A Love & Hope Tour começou em maio, com apoio no novo álbum.
No 2011 MTV EMA, o Big Bang ganhou o prêmio Best Worldwide Act da região Ásia e Pacífico, com 58 milhões de votos. "Love Song" ainda ganhou como Best Music Video no 2011 Mnet Asian Music Awards. Maistarde celebraram o aniversário de 15 anos da YG Entertainment, participando da 2011 YG Family Concert Tour. Em seguida veio o lançamento do terceiro best álbum, The Best of Big Bang no dia 14 de dezempro, contendo a versão japonesa de "Day by Day." O álbum chegou ao topo do chart diário da Oricon em seu primeiro dia de lançamento, e vendeu cerca de 14 mil cópias na primeira semana. Foi então anunciado que o grupo ganhou ₩88 billion (USD$84.5 million) em 2011 mesmo tendo promovido apenas da metade para o final do ano. Seus ganhos incluíam a transmissão da SBS do Big Bang Show, o 2011 Big Show Concert e a Love and Hope Tour in Japan.
2012–2014: Alive, primeira turnê mundial, atividades individuais
O lançamento do álbum coincidiu com o do concerto anual, Big Show 2012, que aconteceu no Seoul Olympic Park Stadium de 2 a 4 de março para 40 mil fãs. Isso marcou o começo de sua primeira turnê mundial, a Big Bang Alive Galaxy Tour 2012, em parceria com a Live Nation.Foi dirigida pelo renomado coreógrafo Laurieann Gibson, e o grupo performou em 21 cidades em 13 países. O concerto foi transmitido em 160 países pela MTV World Stage, que alavancou as promoções de sua turnê mundial. No dia 6 de março saiu no YouTube o MV de "Fantastic Baby". Esta é, até o momento, a música mais popular do grupo, sendo o vídeo mais assistido de um grupo coreano.
2015–2016: Made, segunda turnê mundial, e 10th Anniversary
Apesar do sucesso comercial dos singles, a data de lançamento do álbum foi adiado para adicionar novas canções e o grupo pode descansar das promoções durante quatro meses. No 17th Mnet Asian Music Awards, o Big Bang emergiu como um dos grandes vencedores da noite, ganhando quatro prêmios, incluindo o terceiro prêmio como Artist of the Year. Eles continuaram com a turnê em 2016, com a 2016 Big Bang MADE [V.I.P] Tour na China e em Taiwan, se apresentando para um total de 182 mil fãs. Em março e abril eles viajaram ao Japão para a Fantastic Babys 2016 Tour, juntando 280 mil fãs. Mais tarde voltaram para casa e pegaram o prêmio de Best Artist from the World no 2016 MTV Italian Music Awards, tornando-se os primeiros e únicos coreanos a receber o prêmio nesse evento.
No dia 8 de novembro, a YG Entertainment anunciou que o Big Bang faria mais dois concertos especiais como um grand finale para seu 10th anniversary e a era Made. O BIGBANG10 THE CONCERT : 0.TO.10 FINAL IN SEOUL que acontecerá no Gocheok Sky Dome nos dias 7 e 9 de janeiro de 2017.
No dia 21 de novembro foi anunciado que o membro T.O.P. recebeu o chamado para o alistamento militar para seus 2 anos de serviço militar obrigatório.
Também em 21 de novembro foi anunciado que o álbum completo de Made album sairia em 12 de dezembro, com uma versão física próxima a 23 do mesmo mês. O álbum contém as faixas dos singles e mais "Fxxk It". revelado no dia 5 de dezembro com lançamento para dia 12 com um MV acompanhando. "FXXK IT" foi produzida pelo produtor principal da YG, Teddy e G-Dragon, com letras escritas por Teddy, G-Dragon, e T.O.P., em uma composição adicional por R.Tee da Black Label. No dia 6 de dezembro foi revelado que "Last Dance" seria a segunda faixa título, também programada para ser lançada no dia 12 de dezembro, é uma faixa calma, R&B, escrita por G-Dragon, T.O.P., e Taeyang, com composição de G-Dragon. As duas faixas, combinadas com "Girlfriend", tomaram os três primeiros lugares no Gaon Chart, vendendo mais de 1 milhão de cópias digitais nos cinco dias combinados. As mesmas canções pegaram os 2º, 3º e 4º lugares no Billboard World Digital Songs, vendendo mais de 13 mil cópias combinadas. A versão digital de Made vendeu um total de 1 milhão de cópias digitais no QQ Music, Kugou, e Kuwo, as três maiores plataformas musicais da China. O álbum debutou em número 172 na Billboard dos Estados Unidos, com 6.000 unidades do álbum, 4,000 delas em vendas tradicionais de sites, marcando a segunda entrada do grupo no chart. Também debutaram em 1º no World Albums e no chart Heatseekers Albums. No seu país, Coréia, a versão limitada física foi lançada no dia 23 de dezembro e ficou no topo dos charts do Gaon. Doi concertos especiais foram feitos, entitulaodos Big Bang The Concert: 0.To.10 Final In Seoul, e aconteceram no Gocheok Sky Dome nos dias 7 e 8 de janeiro de 2017, para amarrar as promoções da 10th anniversary tour e as atividades promocionais de Made.
2017 - 2021: Tour, serviço militar, e saída de Seungri
2022 - presente: Retorno do hiatos, "Still Life", mudança de gravadora dos membros e saída de T.O.P.
Em 7 de fevereiro de 2022, a YG Entertainment anunciou que o BigBang retornaria com um single digital na primavera. Eles também informaram que T.O.P havia encerrado seu contrato exclusivo com a YG Entertainment, embora ainda participasse de atividades do grupo. O grupo lançou o single "Still Life" em 5 de abril, marcando seu primeiro retorno em quatro anos e sua estreia como um quarteto.
"Still Life" estreou em primeiro lugar no Gaon Digital Chart da Coreia do Sul, tornando-se a 11ª música do BigBang a alcançar essa posição, um recorde para qualquer grupo na história do chart. Em apenas três dias e meio de monitoramento, o single também chegou ao top 10 dos rankings Billboard Global 200 e Global Excluding US, sendo o terceiro ato coreano a conseguir tal feito. A música também estreou em primeiro lugar nas paradas de singles de Hong Kong, Malásia, Singapura e Vietnã, além de alcançar o terceiro lugar em Taiwan e na parada Australia Hitseekers. Foi a primeira entrada do grupo nesses países. O single também entrou no top 100 de vários países, incluindo Indonésia, Nova Zelândia, Holanda, Hungria, Japão, Reino Unido e Canadá.
Em 27 de dezembro de 2022, foi confirmado pela YG que Daesung havia encerrado seu contrato e estava buscando um novo recomeço.
Em 31 de maio de 2023, T.O.P revelou que já havia "se retirado" do grupo. Em junho de 2023, o contrato oficial de G-Dragon com a YG expirou, tornando-o o último membro do BigBang a deixar a gravadora. Em janeiro de 2024, o perfil artístico do grupo foi removido do site da YG, indicando que o BigBang não está mais vinculado à gravadora.
Artisticamente:
Enquanto o Kpop era notório por produzir diversos grupos manufaturados, o Big Bang tem sido elogiado pela individualidade e habilidade de fundir o rap, R&B e elementos do dance. O quinteto é conhecido pelo experimental e por dominar um estilo de música que ultrapassa as barreiras de gênero. Durante os primeiros anos de carreira, a música do grupa era predominantemente hip hop e pop rap, e aos poucos incorporaram o R&B também. Um escritor do Yahoo! Japan uma vez comparou os trabalhos iniciais ao grupo americano de hip-hop The Black Eyed Peas, com suas músicas incluindo vocais viciantes, rap e personagens. A canção "My Girl," primeiro solo de Taeyang foi descrita como suave, sexy, com baixo pesado, por um remasnescente do Omarion. Similarmente, o solo de Seungri, "Next Day" (다음날, Daeum Nal), foi dito como uma vibe intensa de Usher dos anos 90. Always (2007) foi notado por sua mudança musical do anterior, com o grupo experimentando a música eletrônica dance e trazendo uma nova tendência à Coréia. De seu EP Hot Issue (2007), a "shibuya-kei-influenced" "Fool" (바보; Babo) contém uma forte batida dançante com uma pitada de disco suave. "Day by Day" de Stand Up (2008) foi admirada por tecer diferentes tempos que parecem forçar o ouvinte a uma ansiedade através da batida e aclamada por ser uma obra de arte experimental. Eles também colaboraram com a banda de rock coreana No Brain para "Oh My Friend," uma canção baseada no rock. Alive (2012) foi percebido por ser ainda mais experimental que os trabalhos anteriores, com "Blue" por se distinguir por incluir "mais samples interessante de eletrônico e mais técnicas de produção" e "Bad Boy" foi descrita por ter um sentimento nostálgico, sendo nomeada de "música pop perfeita" que "transcende a linguagem". O álbum ainda foi elogiado por mostrar mais a voz do grupo, ao invés do usual autotune, sendo descrito como maduro e intenso. A canção "Monster" foi elogiada por utilizar o som do piano e orquestra, e a composição para "Bingle Bingle" (빙글빙글; Binggeul Binggeul) foi natada pelo estilo eletrôncio e retro, similar ao trabalho de Katy Perry e Daft Punk. O grupo misturou uma variedade de eletrônico com soft rock para a série Made (2015). "Loser" foi citada por introduzir um estilo mais maduro sem perder as imagens criadas nos trabalhos anteriores, enquanto "Bang Bang Bang" foi aclamada por seu som inspirado no EDM e "Bae Bae" por seus elementos ultrapassando fronteiras. Em "Let's Not Fall in Love," o grupo foi cumprimentado por mostrar sua maior ternura, com a canção sendo descrita como uma produção exuberante que invoca aum grande alcance de emoções. O álbum completo de Made foi descrito como um exemplificador de carreira, com "Fxxk It" sendo percebida por usar um pouco de vulgaridade para mostrar seu lado adulto, enquanto "Girlfriend" como um hip hop maduro que traz de volta o grupo no início da carreira.Os membros do grupo se arriscaram em outros estilos para seus projetos individuais, e por isso foi descrito como uma banda rica em variedade por seus fãs. O EP de Tayeang, Hot foi uma colet^nia de músicas R&B, com o cantor colocando esse gênero como foco principal. O primeiro single digital de "Look at Me, GwiSoon" (날 봐, 귀순, Nal Bwa Gwisoon), era uma canção trote e falava das críticas sobre a imagem do grupo como artistas de hip hop. Para seu álbum debut, Heartbreaker, G-Dragon incorporou um mix de dance, hip-hop, e R&B. Justin Mccurry do The Guardian disse que cada um dos cinco membros possui seu look individual, e seu alcance musical é eclético, cobrindo o R&B, hip-hop, house, electro e pop." Aidna, foram descritos como "artistas super herói" por "mostrar versatilidade e sucesso em tudo que fazem" pelas gravadoras rivais. Eles continuaram a experimentar uma grande variedade de estilos musicais, e suas personalidades distintas tem sido destacadas como uma das principais razões de sua popularidade e longevidade. Mark James Russell, um jornalista de entreterimento que estava em Seoul, elogiou o grupo por desafiar a categoria, falando sobre como os artistas mainstream, eles eram os que mais estavam passando as fronteiras do que ele considerava K-pop." Internacionalmente, o grupo é sempre referido como um grupo de kpop, um título que eles não apreciam, G-Dragon comentou que "Nós somos coreanos, então é óbvio que vão chamar nossa música de K-pop. Mas nós nunca pensamos em nossa música como K-pop. Nossa música é apenas música." T.O.P ainda adicionou que "você não divide a música pop por quem a está fazendo. Não dizemos, por exemplo, ‘white pop’ quando pessoas brancas fazem música."
O grupo tem mantido um forte controle de sua carreira, fortemente envolvidos na criação de suas músicas e letras, em oposição a outros artistas coreanos. Seguido do lançamento de Always, G-Dragon começou a se envolveu na produção dos materiais do grupo, escrevendo letras e compondo canções como "Lies," "Last Farewell," e "Day by Day." Recorrendo em suas letras, a temas como amor e relacionamentos. Em "Bingle Bingle," o protagonista está implorando ao seu amor para dar o próximo passo na relação. Em contraste, "Let's Not Fall in Love" interrompe um relacionamento de crescer por medo de terminarem machucando o coração do amante. O grupo ainda falou de outros tópicos em suas canções, como em "Fantastic Baby" e "Bang Bang Bang" que são constantemente descritas por ser uma club music devido ao conteúdo das letras, que já foram descritas como que com um tema "anarquista" e mais tarde foram taxadas de "Hinos de festa de 2015." As canções "Loser" foi uma tentativa de "humanizar o grupo" falando de suas falhas. "Bae Bae" é dita como uma metáfora sobre sexo. "Sober" fala sobre perseguir um sonho, enquanto que "Last Dance" é um ode ao tempo em que o grupo está junto. As contribuições de G-Dragon foram elogiadas pelo Korea Times, que o descreveu como um genioso cantor e letrista. O próprio rapper descreveu o Big Bang como um grupo idol não nascido com talento, mas com esforço. Um escritor do Yahoo! Japan cumprimentou-os pelo envolvimento no trabalho, dizendo que, apesar de contribuir em seus próprios materiais, não apenas eles ficaram sincronizados uns com os outros, como também a personalidade de cada um se destaca.
Palco:
Legado:
Os títulos lançados pelo grupo se tornaram as músicas mais icônicas do K-pop, como "Lies" que foi creditada como um canção marca registrada e avançada. Na lista de "The 21 Greatest K-Pop Songs of All Time," estava presente "Bad Boy" na #13 posição e "High High" do GD & TOP no número #7. "Bad Boy" ainda apareceu em sétimo na listagem da Billboard das "20 Best K-pop Songs of 2012" e foi a única música de K-Pop na lista da Fuse, "Best Songs of 2012". E ainda, "Fantastic Baby" levou a segunda posição e "Love Song" a décima terceira na lista do Stereogum "20 Best K-pop videos." "Loser" e "Bae Bae" foram ranqueados pela Billboard como No. 1 e No. 15 das melhores canções de K-pop de 2015, respectivamente. Em 2016, "Lies" e "Day by Day" foram reveladas como, respectivamente, a segunda e a quinta música com maior número de downloads na Coréia do sul desde 2006. "Lies" foi também escolhida como "Song of the Decade" pelo programa da Mnet, da M! Countdown, e votaram como "Top Male Idol Song in the Past 20 Years" tanto no público geral coreano quanto os experts da música, eles também ranquearam "Bae Bae", "Fantastic Baby" e "Day by Day" no quarto, quinto e sexto lugares respectivamente.
Citam Shinhwa, uma boy band de longa data da Coréia do Sul, como influência e modelo, a influência própria do Big Bang se extende além da indústria musical, pincelando tendências na indústria da moda. Chamado de "Big Bang fashion," seu estilo ganhou seguidores por toda a Ásia. O grupo primeiramente adotou o conceito de imagem do "hip-hop" para seu debut. O lançamento de Always em 2007 foi acompanhado de uma mudança de imagem, com o grupo utilizando algo próximo ao estilo preppy-punk, incluindo jeans skinny com Converse ou tênis altos, que se tornaram super tendência na Coréia do Sul. Taeyang trocou seus rolinhos de milho por um faux hawk. Os membros do grupo também variaram constantemente de penteados e cores de cabelos através dos anos. São vistos usando marcas como Bape, 10 deep, Louis Vuitton, Jeremy Scott, e Phenomenon, e ainda utilizam roupas customizadas para suas performances e MVs. Eles também são creditados por trazerem modas "old school" de volta a tona, como os tênis altos da Nike e Reebok. Descrito como o mais fashionista do grupo, G-Dragon é conhecido por seus lenços triangulares que mais tarde foram apelidados de "lenços do Big Bang". T.O.P também ganhou seguidores por utilizar óculos durante as performances. As roupas dos integrantes utilizadas nos palcos, ganharam seguidores cults entre os fãs e começaram a ser vendidas em butiques como a DongDaeMun. Em 2011, o Big Bang colaborou com o varejista Uniqlo para criar T-shirts em uma promoção para o comeback japonês. Foi noticiado que os itens foram vendidos em 15 minutos depois que a loja abriu. O impacto na indústria da moda coreana foi mostrado na exibição de 100 anos de moda do país pela Vogue Korea. Enquanto o quinteto se estabeleceu como ícones de moda, foram nomeado como uma das boy bands mais estilosas de todos os tempos pela mídia internacional, foram criticados por se apropriarem da cultura hip-hop, especificamente o uso de roupas, coordenação de cores e penteados.
Em sua honra, o concerto Big Show foi escolhido pelo Comitê de Turismo da Coréia do Sul para ser visitado na Coréia na campanha de 2010—2012, creditando o grupo pelo "grande impacto econômico no país". O grupo continua a ser um rosto proeminente no país quando visitado para turismo, sendo escolhido pelo Ministro da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia do Sul para serem embaixadores do país com o slogan "Ícones Criativos" em 2016. Sua popularidade entre os grupos demográficos fez eles serem as celebridades coreanas mais bem pagas, mesmo por propagandas, pedindo um preço entre $1 – 1.5 milhões de dólares por campanha. Em 2016, o grupo conseguiu o segundo lugar na enquete da Times magazine para Pessoas Mais Influentes do Mundo, apenas atrás do político Bernie Sanders.No mesmo ano, a Forbes listou o grupo como nº 54 na sua lista anual Celebrity 100, recebendo $44 milhões de junho de 2015 a junho 2016. Tornando-se os primeiros coreanos na lista, o grupo também teve o terceiro maior ganho anual na categoria boy band, atrás apenas do One Direction e Backstreet Boys. O Big Bang foi nomeado como os mais influentes artistas no impacto da Onda Hallyu dos últimos 20 anos e os Top Grupo Idol Masculino dos Últimos 20 anos tanto pelo público e crítica. Ainda, foram muito nos ranking musicais da JoongAng Ilbo, na categoria "Figuras Mais Poderosas do Entretenimento Coreano", ficando na quarta posição.
Fandom
Os fãs clubes são uma parte essencial na indústria do K-pop, sua estrutura e e operação é bastante diferente dos fã clubes ocidentais. Cada um possui um nome e uma cor, os do Big Bang se chamam V.I.P., nomeados depois do lançamento de um single com esse nome, e usam um light stick em formato de coroa na cor amarelo claro. Creditados por espalharem a "torre de arroz de fãs", eles encorajam seus fãs a comprarem bolsas de arroz e levar aos concertos, eles então doam as bolsas para a caridade. Seus primeiros shows arrecadaram, 12,7 toneladas de arroz que foram doadas por 50 fã clubes pelo mundo. Foi percebido então que além dos coreanos, havia uma comunidade notável de fãs internacionais e multiculturais. Celebridades pela Ásia também se identificam como V.I.P., Angelababy, Jiro Wang, Shu Qi, G.E.M., Song Hye-kyo, Cho Yeo-jeong, Ailee e Glaiza de Castro. Os V.I.P. foram nomeados a fã base maior de 2016, batendo artistas populares como Demi Lovato, Britney Spears e Selena Gomez em uma enquete online.Honras
O Big Bang conseguiu inúmeras conquistas e prêmios, com diversos recordes em seu país e no exterior. Suas letras e composição musical ressoaram entre os fãs e críticos, recebendo diversas vezes o Song of the Year em diferentes programas, incluindo o Japan Record Awards por "Tell Me Goodbye" e o Korean Music Awards por "Bae Bae." Foram coroados como Artist of the Year pelo 17th Seoul Music Awards em 2007 e no 7th Melon Music Awards em 2015. O grupo atualmente tem o recorde de único artista a ganhar mais de um Artist of the Year Award pelo Mnet Asian Music Awards, cumprindo o feito em 2008, 2012, e 2015. O quinteto também carrega o recorde de mais Song of the Month ganhas no Gaon Chart K-Pop Awards. O grupo ganhou vários prêmios como Best New Artist durante o começo de sua carreira no Japão; Emergindo como o 2011 Best Worldwide Act, do EMA da MTV e foram aclamados como ícones internacionais. Eles ganharam três World Music Awards, incluindo Video of the Year por "Fantastic Baby". O grupo se tornou os primeiros e únicos coreanos a ganhar um prêmio no MTV Italian Music Awards, e levaram para a casa o prêmio Best Artist from the World em 2016.
Através de uma década de uma longa carreira, eles experenciaram um contínuo sucesso, tornando-se os artistas com mais hits digitais do k-pop. Seu grande hit de 2007 foi "Lies," que permaneceu no Top 1-- do Melon Chart por 54 semanas, a primeira música a ficar mais de 50 semanas nas paradas, incluindo 22 semanas no Top 10. A canção seguinte, "Last Farewell" foi a que ficou mais tempo em #1 no Melon, ficando do topo dos charts durante 8 semanas consecutivas. Em 2011, eles alcançaram o Hall of Fame da Cyworld, fazendo deles os melhores artistas em vendas de todos os tempos. O álbum Tonight (2011) se tornou o primeiro álbum de K-pop a atingir o Top 10 no US iTunes chart. Com Alive (2012) eles se tornaram os primeiros a ocupar cinco das 10 primeiras dos holofotes do Billboard K-pop Hot 100 Top 10. Com os singles "M," "A," "D," e "E," todos lançados em 2015, eles se tornaram os segundos coreanos, atraás apenas de seu companheiro de gravadora Psy a chartear na primeira e segunda posição ao mesmo tempo do chart da Billboard, World Digital Songs, repetindo inclusive três vezes. Em 2015 se tornaram os primeiros a ter três músicas no Top 5 do Gaon Digital Year End Chart, e consequentemente os primeiros a pegar a primeira e segunda posição simultaneamente no mesmo ano. Com o lançamento de Made (2016), quebraram o próprio recorde como os estrangeiros que venderam mais rápido na China, passando um milhão de cópias vendidades em apenas um dia. Eles são o grupo de Kpop mais assistido no YouTube, com 3,6 bilhões de views combinados. O music video de "Fantastic Baby" se tornou o primeiro vídeo de um grupo de K-pop a ultrapassar os 200 milhões de visualizações no YouTube. Eles também se tornaram o primeiro grupo masculino com cinco vídeos com mais de 100 milhões de hits no YouTube, com "Fantastic Baby," "Bang Bang Bang," "Good Boy," "Loser" e "Bad Boy."
Links Oficiais:
Membros:
Aniversário: 18 de agosto de 1988 (Leão)
Nome: Dong Young Bae (동영배)
Aniversário: 18 de maio de 1988 (Touro)
Altura: 1,71 m
Aniversário: 4 de novembro de 1987 (Escorpião)
Altura: 1,80 m
Nome: Kang Dae Sung (강대성)
Aniversário: 26 de abril de 1989 (Touro)
Altura: 1,77 m
Nome: Lee Seung Hyun (이승현)
Aniversário: 12 de dezembro de 1990 (Sagitário)
Altura: 1,74 m
0 Comentários