[Profile] Ai Otsuka

Ai Otsuka




Ai Otsuka
Nome: Otsuka Ai 大塚愛
Nome Artístco: Otsuka Ai ou LOVE (愛)
Apelidos: Ai-Chan, Ai-Chin
Aniversário: 9 de setembro de 1982 (Virgem)
Local de nascimento: Osaka, Prefeitura de Osaka, Japão
Tipo de sangue: O
Altura: 157cm / 5'2"
Hobbies: Nadar, assistir filmes de terror, tocar piano
Animais de estimação: Choco e Cocoa, dois coelhos anões
Grupos que participou:
HimawaRi (2000 - 2003)
Rabbit (2012)

Ai Otsuka (大塚 愛) é cantora, compositora e atriz de Suminoe-ku, Osaka, Japão. É uma artista popular da Avex Trax e bastante conhecida pelo seu hit "Sakuranbo" de 2003, que ficou no Top 200 da Oricon durante 103 semanas. Toca piano desde os quatro anos, escreve, compõe e co-produz suas próprias músicas. 
 
Todo ano apresenta sua turnê "Love is Born" que marca seu aniversário pessoal e de debut na indústria musical em setembro. Todas as apresentações acontecem no Japão, sendo que a última data é sempre em sua cidade natal, Osaka. Na turnê de 2008, "Love is Born 5th Anniversary", Otsuka fez uma apresentação em Taiwan, onde performou a versão chinesa de "Planetarium". Em 2009 ela apresentou três shows do "Love is Born 6th Anniversary" no Japão e mais dois em Taiwan.
 
Em 2012 ela debutou como vocalista da banda Rabbit. Ela já vendeu um total de 7 milhões de c[opias no Japão.




Biografia:

Infância e início de carreira:

Otsuka começou a tocar piano aos quatro anos de idade. Compôs sua primeira música aos 15, como tarefa para seu professor de piano. Depois de terminar o ensino médio ela entrou para a faculdade de Artes de Osaka, onde conseguiu sua formação para professora do primário. Por um curto período de tempo - por volta de 2001 - ela fez parte de um dueto chamado HimawaRi, junto com sua colega de classe Mami Nishida. Elas lançaram apenas a música "Sakuranbo" na Internet, e foram ativas durante um curto período de tempo. Ela enviou uma fita demo para gravadoras sem nenhum resultado positivo, até quando finalmente foi chamada pela Avex pouco antes de terminar sua faculdade.
 

 

2003:

Seu debut single na Avex Trax foi "Momo no Hanabira", lançado em setembro de 2003. Não chegou a ser um hit, ficando em #24 na Oricon, mas ficou durante 21 semanas nos charts.
 
Seu single seguinte, "Sakuranbo", lançando em dezembro de 2003, tornou-se o décimo segundo single mais vendido de de 2004. Em seu lançamento ficou em #5, e ficou nas paradas durante 101 semanas (quase dois anos), e uma versão especial chamada "encore press" foi lançada, ficando em #4.
 
No início de março de 2004, ela lançou o single "Amaenbo", que foi utilizado em uma propaganda para a empresa Sato Healthcare's. O single estreou na sexta posição, ao mesmo tempo que seu single anterior, "Sakuranbo" estava em quinto. Essa foi a primeira vez na indústria japonesa que uma artista teve dois singles no top 10 da mesma semana na Oricon, até 2005, quando Kumi Koda bateu seu recorde tendo três singles nas paradas na mesma semana.
 
Pelo final de março, o primeiro álbum de Otsuka foi lançado, "Love Punch" ficou em terceiro na Oricon e vendeu 190.265 cópias na primeira semana.
 

 

2004 - Love Jam:

O primeiro single do ano, "Happy Days" vendeu 163.433 unidades e ficou em terceiro lugar na Oricon.
 
Sua primeira turnê, a "Love Jam Tour 2005", começou no dia 24 de abril de 2005. Seu terceiro álbum, Love Cook foi lançado no dia 14 de dezembro de 2005.
 
"Kingyo Hanabi" foi o segundo single lançado antes do álbum. Ficou em terceiro lugar, mas vendeu 148.121 unidades, aproximadamente 20.000 a menos que o single "Happy Days".
 
Dois meses depois ela lançou o single "Daisuki da Yo", que assim como os dois anteriores, conseguiu a terceira posição na Oricon, vendendo 156.844.
 
Otsuka lançou seu segundo álbum em novembro de 2004. Love Jam conseguiu a primeira posição e vendeu 224.381 unidades na primeira semana. No total foram vendidas 656.700 cópias. Se tornou seu primeiro álbum a ficar em primeiro nas paradas, no entanto, foi sua vendagem mais baixa. O álbum foi lançado em duas edições, a CD e a CD+DVD.
 
Seguido do lançamento de Love Jam, Ai Otsuka lançou um recut single: "Kuroge Wagyu Joshio Tan Yaki 680 Yen" em fevereiro de 2005. Era uma versão diferente de "Kuroge Wagyu Joshio Tan Yaki 735 Yen", faixa do álbum Love Jam. "Kuroge Wagyu Joshio Tan Yaki 680 Yen" possuía arranjos diferentes e os vocais também. Esse single vendeu 149.134 cópias e debutou em terceiro na Oricon, ele também tornou-se o #68 single mais vendido de 2005. A música foi utilizada como tema do anime Black Jack.
 

 

2005 - Love Cook:

"Smily/Biidama" foram os primeiros singles depois do lançamento do álbum Love Jam. Ambas canções foram utilizadas em comerciais. "Smily/Biidama" vendeu 110.512 cópias na primeira semana e conseguiu a primeira posição. "Smily/Biidama" vendeu um total de 308.338 cópias em 2005, sendo o #26 single mais vendido do ano.
 
Foi nessa época, em junho de 2005, que Ai começou a a atuar no drama Tokyo Friends. Diferente dos demais dramas, esse foi lançado diretamente para DVD, nunca sendo televisionado. O drama tinha três músicas tema, "To Me" e "Kimi to Iu Hana" do Boo Bee Benz e também um dueto, "Friends: Sabakan Ver." Todas elas foram incluídas na trilha sonora da sequência para cinema.
 
Seu décimo single foi lançado em julho. "Neko ni Fūsen" foi seu single com menor venda, alcançando o terceiro lugar e vendendo 111.324 cópias. Foi #92 single mais vendido de 2005.
 
O single "Planetarium", foi lançado no dia 20 de setembro de 2005. Foi seu último single do ano e é o single com maior vendas dela, vendendo 315.669 unidades, vindo depois de "Sakuranbo". "Planetarium" foi utilizado para a versão live action do drama Hana Yori Dango.
 
Love Cook, seu terceiro álbum de estúdio, foi lançado no dia 14 de dezembro de 2005. Em sua primeira semana vendeu 335.000 de cópias. Os vídeos promocionais eram mini-dramas. Ela também apresentou um programa de rádio no JOQR Recomen!! AM1134hHz, chamado "Otsuka Ai no ai-r jack".
 

 

2006 - Love Piece:

Em abril de 2006, Ai lançou "Frienger" (uma junção das palavras "Friend" e "Ranger"). O PV foi filmado em Taiwan e usado como comercial do celular Toshiba W41T 4 GB MP3.
 
Ela também compôs uma música para a cantora Ami Suzuki, lançada em 26 de julho de 2006. Especularam que "Like a Love?" venderia bem por causa da participação de Otsuka, no entanto, o single não foi bem nos charts devido a falta de promoção. 
 
Pouco depois de lançar "Frienger," Otsuka repetiu sua participação como atriz para Tokyo Friends: The Movie, que iria aos cinemas do Japão em 12 de agosto de 2006. O filme era uma sequência direta do DVD do ano anterior. Ela cantou a música de abertura, "Yumekui", que veio a se tornar seu novo single no dia 2 de agosto de 2006. Ficou #15 posição no chart semanal, vendendo 63.428 cópias na primeira semana e um total de 145.281 unidades.
 
Dois meses depois ela lançou o single "Renai Shashin" em 25 de outubro de 2006, a música foi usada como tema do filme "Tada, Kimi o Aishiteru". A música foi inspirada nos eventos do filme e em sua novel, chamada "Renai Shashin". "Renai Shashin" conseguiu a segunda posição e vendeu 129.855 cópias, tornando-se o #75 single mais vendido do ano. No final de 2006 ela ficou com 3 singles no top 100, sendo "Frienger" no #60, "Yumekui" #66, e "Renai Shashin" #75.
 
Ela lançou seu décimo quarto single, "Chu-Lip" no dia 21 de fevereiro de 2007. O single foi usado como tema do drama da TBS, "Kirakira Kenshui", estrelando Manami Konishi e Wentz Eiji do WaT e ficou em terceiro lugar nos charts da Oricon.
 

 

2007 - Ai Am Best:

Otsuka lançou sua primeira compilação, chamada "Ai am Best", no dia 28 de março de 2007, que continham 13 músicas e seus respectivos vídeos. 11 delas acompanham seus singles em ordem cronológica, uma música do álbum Love Cook e uma da trilha sonora de Nana: "Love for Nana: Only 1 Tribute".
 
Ai am Best vendeu 64.396 cópias no primeiro dia e ficou em primeiro lugar na Oricon, fazendo deste, o álbum mais bem vendido de Ai. Em sua primeira semana vendeu mais de 350.000 cópias. "Ai am Best" também continha duas bônus, uma para o DVD, "Best of Babashi", e uma para o CD "Babashi". A First Press do "Ai am Best" também incluia um Ai adesivo e um Ai calendário pequeno. Alguns incluíam um Ai pin it nas cores amarelo ou branco.
 
Ela também iniciou uma turnê com o nome de "Ai am Best Tour" que contava com as canções do álbum e mais outras. A turnê iniciou no dia 18 de maio e terminou no dia 7 de julho de 2007.
 

 

2007–2008: Love debut and Love Piece
 
No dia 11 de abril de 2007, Ai Otsuka lançou um single chamado "Love no Theme," com um personagem próprio chamado "Love-chan". "Love no Theme" foi cantada na Jam Punch Tour 2005. Antes de seu lançamento estava com o nome de "I canChu", mas depois foi trocado para "Love no Theme". O single "Love no Theme" incluía um preview de outra música de Love, chamada "White Choco". Essa canção poderia ser apenas encontrada nos CD promocional, lançado antes ainda de "Momo no Hanabira". "Love no Theme" infelizmente não vendeu tão bem quanto os demais singles de Ai.
 
O primeiro single lançado depois do "Ai am Best" foi "Peach/Heart" em 25 de julho de 2007. "Peach" é uma música de verão up-beat e foi usada de tema para o drama de verão "Hanazakari no Kimitachi E" (estrelando Maki Horikita e Shun Oguri), enquanto a segunda faixa, "Heart" é uma faixa mid-tempo. O single também incluía uma nova versão de "Renai Shashin", chamada "Renai Shashin -Haru-".
 
No dia 26 de setembro de 2007, Ai lançou dois CDs e um DVD. O primeiro CD era o quarto álbum original, chamado "Love Piece". Que incluía seus últimos single e mais cinco novas canções. O álbum foi lançado nos formatos CD+DVD e CD only, o DVD incluía music vídeo de "Heart" e "Kumuriuta", uma canção do álbum. A first press ainda contava com o PV de "U-Boat," e a first press da CD Only vinha com um photobook de 40 páginas. O segundo CD lançado foi uma prensagem limitada do relançamento do álbum "Ai am Best" em um formato CD only.
 
Ainda no mesmo dia, foi lançado o DVD da turnê "Ai am Best Tour 2007", gravada no "Tokyo International Forum Hall A" no dia 9 de julho de 2007. O DVD ficou disponível na versão single-disc edition, e também na versão especial two-disc edition com offshots da turnê. A first-press da edição especial vinha com um photobook de 40 páginas.
 
Ela performou no Makuhari Messe no dia 7 de julho de 2007 para um dos concertos do Live Earth do Japão, juntamente com Kumi Koda e Ayaka.
 

 

2009: Love Letter e Love is Best

Dois meses depois do lançamento triplo, Otsuka lançou seu novo single, "Pocket" no dia 7 de novembro de 2007, incluindo duas B-sides: "Ticket" e "Life - Love Circle." "Pocket" foi o single de venda mais baixa de Ai na primeira semana desde "Momo no Hanabira".
 
O segundo single de Love, "White Choco" foi lançado duas semanas depois de "Pocket", dia 21 de novembro. Similar a "Love no Theme", o single foi mal nos charts e vendeu ainda menos que seu precessor. Durante aquele ano ela iniciou a "Love Piece Tour 2008", sua quarta turnê solo, que foi de fevereiro até maio de 2008.
 
O décimo sétimo single de Otsuka, "Rocket Sneaker/One x Time", foi lançado no dia 21 de maio, seis meses depois de "Pocket." E o décimo oitavo single, "Kurage, Nagareboshi", teve seu lançamento em 10 de setembro de 2008.
 
No dia 17 de dezembro de 2008 ela lançou seu quinto álbum original, "Love Letter", que ficou no terceiro lugar semanal dos charts. Continha todos os singles anteriores e novas canções. Este foi o álbum com vendas mais baixas de Ai.
 
No dia 25 de fevereiro ela lançou "Bye Bye" como single re-cut. "Bye Bye" foi usada como comercial para as bebidas da Asahi Breweries beverage, Asahi Slat.
 
Foi anunciado um novo álbum, chamado "Love Is Best", para 11 de novembro de 2009. O álbum era uma coletânea de "canções de amor", misturando singles, b-sides, e faixas de album, sendo algumas regravações, como o dueto com SU do grupo de hip-hop RIP Slyme, com a canção "Aisu x Time." Em seu primeiro dia alcançou a primeira posição, vendendo 22.895.

Um mini álbum, de seu personagem coelho Love, entitulado "Love It", foi lançado no dia 8 de novembro de 2009. "Love It" foi lançado apenas uma semana depois de "Love Is Best" e não foi bem nos charts.
 
Em janeiro de 2010, Otsuka performou uma canção para a TV Fuji chamada "Lucky Star" que foi utilizada para os Jogos Olímpicos de 2010. Em fevereiro foi anunciado que "Lucky Star" seria lançado apenas como download para celular, porém, mais tarde fo lançada a versão física, que virou um single double A-side, "Zokkondition/Lucky Star", lançado no dia 7 de abril de 2010. "Zokkondition" é uma canção para a propaganda da cerveja Asahi Beer, similar ao seu décimo nono single "Bye Bye". 
 
Em fevereiro de 2010, foi informado pela Josei Seven que Otsuka estaria namorando o rapper Kazuto Otsuki (conhecido como Su do grupo de hip hop Rip Slyme), com quem ela colaborou em outubro de 2009 na canção "Aisu×Time". Nenhum dos artistas comentou o fato na época.  
 
No dia 26 de junho de 2010, Otsuka anunciou que havia se casado com Su no dia anterior. Su também postou o anúncio no site oficial do Rip Slyme, confirmando o fato.
 
No dia 8 de setembro de 2010 ela lançou "I ♥ xxx", seu vigésimo primeiro single e o último antes da pausa do mundo da música. Durante o concerto de 11 de setembro de 2010 foi anunciado que Ai estaria grávida e daria a luz na primavera de 2011.
 
 

 

2011-hoje: Hiatus, Rabbit e Love Fantastic

Sua filha nasceu no dia 24 de março de 2011.
 
Durante o hiatus de Otsuka e por causa de sua gravidez, uma nova canção, entitulada "Hikari" foi lançada apenas para download no dia 9 de outubro, junto com seu fã clube oficial para celular, Love 9 Cube. No dia 30 de março de 2012 ela lançou uma série de dois livros de ilustrações de gatos "Neko ga Suki ni natta Kirai na Neko". Junto com os livros, ela teve a chance de lançar outra canção para download, chamada "Gomen ne". No dia 9 de setembro de 2012, ela celebrou seu aniversário de 30 anos e nono aniversário na indústria musical com a "Love Is Born: 9th Anniversary 2012", seus primeiros concertos em dois anos, que aconteceram em Tokyo, Hyogo e Aichi.
 
Em outubro de 2012, Otsuka anunciou que estaria estreando como vocalista de uma nova banda, chamada Rabbit. Eles lançaram seu álbum em 12 de dezembro de 2012, pelo Cutting Edge label, ficando em #61 nos charts da Oricon. Rabbit fez sua turnê pelo Japão, começando em fevereiro de 2013. Para celebrar seu décimo aniversário na indústria musical, Otsuka fez uma turnê solo que começou no dia 15 de setembro em Tóquio.
 
Em julho de 2013, foi anunciado que ela estaria lançando seu primeiro single depois de três anos, chamado "Re:Name", comemorando assim seu aniversário. O single foi lançado no dia 9 de outubro de 2013 e ficou em oitavo lugar nos charts. No dia 13 de dezembro de 2013, uma canção entitulada "Sakuranbo (Cocktail)", um cover de uma música de própria autoria, foi lançado digitalmente através da iTunes Music Store. Em 26 de março lançou seu mini AIO Punch, que incluía outros covers de suas canções antigas. Ela também gravou o cover da canção "Romance" do Dreams Come True para o álbum de tributo Watashi to Dori Kamu: Dreams Come True 25th Anniversary Best Covers, lançado no mesmo dia. Seu 23 single "More More" foi lançado no dia 21 de maio de 2014. E um sexto álbum de estúdio, chamado Love Fantastic, saiu no dia 16 de julho. O sétimo álbum, Love Tricky, no dia 22 de abril de 2015. E o oitavo álbum, Love Honey, saiu no dia 12 de abril de 2017.

No dia 22 de novembro de 2018, Otsuka anunciou que havia se divorciado.
 
 


Links Oficiais:

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible