[PROFILE] G-DRAGON

 G-Dragon

 

Nome artístico: G-Dragon
Nome: Kwon Ji Yong (권지용)
Aniversário: 18 de agosto de 1988
Tipo de sangue: A
Altura: 1,75m
Peso: 56kg
Estudo: Seoul Korean Traditional Arts Middle & High School
Habilidades: Rap, dança, beat box, compor, cantar, línguas: chinês e inglês
Hobbies: Desenhar e escutar música
Gostos: Moda, atuação, cozinhar, rosquinhas crocantes, cachorros, carros, o desenho ‘is it stars or skeleton’, livros de poemas, mangás e revistas, ver desenho e dele mesmo
 

Kwon Ji-yong (권지용), mais conhecido como G-Dragon (지드래곤), é rapper, cantor, letrista, produtor, empreendedor e estilista sul coreano, conhecido como "Rei do K-pop". G-Dragon possui muitas premiações, incluindo sete Mnet Asian Music Awards, seis Melon Music Awards, dois Korean Music Awards, dois Golden Disc Awards, dois MBC Entertainment Awards, entre outros. Foi o primeiro e único artista solo a receber o Mnet Asian Music Award por Artista do Ano.
 
Nasceu e cresceu em Seoul, na Coréia do Sul, debutou oficialmente em 2006 como líder do grupo Big Bang, que se tornou umas das boy bands com mais vendas no mundo. Em 2009, lançou seu primeiro álbum solo Heartbreaker, que foi um sucesso comercial, se tornando o álbum mais vendido do mundo por um solista coreano e ganhou como Álbum do Ano no 2009 Mnet Asian Music Awards. Após fez uma colaboração com seu companheiro de grupo T.O.P para o álbum GD & TOP em 2010. Seu primeiro EP One of a Kind (2012), teve três singles: "One of a Kind", "Crayon", e o que ficou no topo das paradas "That XX". O EP ganhou a categoria Best Album no 2013 Seoul Music Awards. No mesmo ano fez sua primeira turnê mundial como solista, fazendo dele o primeiro solista coreano a se apresentar nas arenas dome do Japão. Seu EP de 2017 Kwon Ji Yong, trouxe o single "Untitled, 2014", e a turnê Act III: M.O.T.T.E se tornou a maior já feita por um coreano solista.
 
Amplamente conhecido por sua influência na cultura jovem, tendência de moda e música na Coréia do Sul. Foi nomeado pela Forbes em 2016 como a pessoa mais influente abaixo dos 30 anos na categoria entretenimento e esportes na Ásia. G-Dragon escreveu e co escreveu 23 músicas que chegaram ao topo das paradas do Gaon Digital Chart, sendo que a maioria foi também produzida por ele.
 

1988–2008: Início de carreira

G-Dragon nasceu em 18 de agosto de 1988, em Seoul, na Coréia do Sul e começou sua carreira aos seis anos de idade com o grupo Little Roo'Ra. Depois do lançamento do álbum de Natal o contrato com a gravadora foi finalizado, o que o deixou em choque. Apesar de sua mãe ter aconselhado ele a não tentar mais ser um cantor, ele foi chamado pela SM Entertainment durante uma viagem de família. Foi treinado por cinco anos (dos 8 aos13), se especializando em dança, antes de sair.
 
Durante a terceira série um amigo mostrou o grupo de rap americano Wu-Tang Clan para G-Dragon. Influenciado pela música, criou gosto pelo rap e começou a fazer aulas. Depois de participar de aulas de verão ministradas pelo grupo People Crew, ao qual se juntou depois de muito implorar à sua mãe, e então foi apresentado a outro grupo de hip hop, o X-teen, que tentou colocar G-dragon na Onda Coreana. Sob tutela do People Crew, ele participou do lançãmento do álbum de hip-hop Korean hiphop Flex(대한민국 힙합플렉스 2001) em 2001, se tornando o mais jovem rapper coreano, com 13 anos. Apesar de ter escrito suas próprias letras, ele admitiu que seu inglês era ruim e que a história por detrás das letras era o típico "sou jovem, mas sou o melhor". Ele e Choi Seung-hyun (futuramente T.O.P) eram vizinhos e sempre se encontravam para dançar e fazer raps antes de G-Dragon se mudar. Conseguindo o interesse de Sean do duo de hip-hop Jinusean da YG Entertainment, ele foi recomendado para o CEO Yang Hyun Suk. Depois de assinar o contrato com a gravadora, G-Dragon passou o primeiro ano limpando o estúdio para outros artistas e abastecendo garrafas de água durante as aulas de dança.
 
O nome que escolheu foi G-Dragon, pois "Ji" se pronuncia como "G", e Yong é "dragão" em coreano. Ele participou de várias colaborações e até lançou singles com Dong utilizando o nome "GDYB." A YG Entertainment então desistiu do plano original e quis fazer uma boy band, G-Dragon então contatou Choi, que fez uma audição. G-Dragon, Dong, que escolheu o nome artístico de Taeyang, e Choi, com nome artístico de T.O.P, foram unidos com mais três outros membros, Jang Hyun-seung, Daesung e Seungri.

A formação do grupo foi anunciada na televisão, mas antes do debut oficial, Jang saiu. O debut do quinteto teve um sucesso moderado, vendendo 100.000 cópias e incluía o primeiro solo de G-Dragon, um cover alternativo para a música americana do grupo Maroon 5, "This Love". O lançamento de Always em 2007 foi uma despedida dos trabalhos anteriores e teve o crescimento de G-Dragon no envolvimento com a produção. Diversas músicas foram compostas por ele, incluindo o single principal "Lies", que se tornou o primeiro hit do grupo. Os EP seguiram os mesmos passos, em Hot Issue teve "Last Farewell" enquanto que em Stand Up trouxe "Day by Day". G-Dragon então começou a ajudar na produção do EP de Taeyang, Hot (2008), mais tarde ele fez o "Part Two" com o single "Only Look at Me". 

2009–2011: Debut solo e popularidade comercial

Em 2009, G-Dragon participou da música Super Fly da cantora Lexy para o álbum Rush junto com Taeyang e T.O.P. Mais tarde colaborou com  ogrupo japonês W-inds. no single "Rain Is Fallin'/Hybrid Dream". Seu primeiro álbum solo, Heartbreaker, seria inicialmente lançado em abril, mas foi passado para agosto. Colaborando com diversos artistas como Teddy do 1TYM, Taeyang, Kush, CL e Sandara Park do 2NE1, para este álbum ele mudou de aparência, descolorindo o cabelo para combinar com o conceito. O single principal de mesmo nome, uma música eletro pop, vendeu 5 milhões de downloads, o álbum físico pasoou 300 mil cópias e ganhou o Album of the Year no 2009 Mnet Asian Music Awards. Pouco depois G-Dragon foi acusado de plágio pela Sony Music dizendo que as faixas "Heartbreaker" e "Butterfly" eram similares às músicas de Flo Rida "Right Round" e a do Oasis "She's Electric". No entanto, a EMI, a gravadora que distribuiu "Right Round" disse não ver similaridades entre as duas músicas.
 
No dia 6 de março de 2010 YG Entertainment anunciou que contataram os representantes de Flo Rida convidando para que ele aparecesse no álbum ao vivo de G-Dragon, Shine a Light, ao qual aceitaram. O primeiro concerto aconteceu no Olympic Gymnastics Arena em dezembro de 2009. O nome da turnê saiu de um trecho da música "A Boy". O concerto sofreu reclamações sobre obscenidade e conteúdo sugestivo. O Ministro Coreano da Saúde, Bem-estar e Assuntos Familiares foi chamado para investigar se G-Dragon ou a YG Entertainment violaram as leis com performances obscenas. Ele foi inocentado de todas as acusações no dia 15 de março de 2010.
 
Em novembro de 2010, G-Dragon e T.O.P lançaram um álbum colaborativo chamado GD & TOP. Antes do lançamento fizeram um showcase mundial no Times Square em Yeongdeungpo de Seoul, que foi transmitida ao vivo no YouTube. Para promover o álbum lançaram três singles: "High High", "Oh Yeah", and "Knock Out" (뻑이가요; 'Ppeogigayo'). Todos tiveram sucesso comercial. O álbum foi lançado na véspera de Natal e ficou em primeiro no Gaon Album Chart por conta das pré-vendas que somaram 200 mil cópias.
 
G-Dragon fez um dueto com Park Myung Soo para o Infinite Challenge Seohae Ahn Highway Song Festival 2011. Lançaram a música "Having an Affair" featuring Park Bom do 2NE1 no dia 2 de junho de 2011. E esta se tornou a música mais baixada no Gaon Music Chart de 2011.
 
As atividades promocionais pararam pois G-Dragon testou positivo para maconha. Apesar do teste de urina ter dado negativo em agosto, um fraco positivo foi detectado em seu cabelo em outubro. Como foi a primeira vez que ocorreu e em minúscula quantidade ele não foi indiciado. Mais tarde ele disse ter aceitado um cigarro oferecido por um fã no Japão durante uma festa em maio, mas se dando conta de que não se tratava de um cigarro comum, jogou fora. Sua primeira aparição ao vivo após o escândalo foi no 2011 MTV EMA com seu grupo.
 
 

2012–2013: Avanços e comeback com Big Bang

Enquanto trabalhava em novos materiais solo,G-Dragon fez uma aparição na versão japonesa do álbum de Pixie Lott, Young Foolish Happy, junto com T.O.P. Seu primeiro EP, One of a Kind foi lançado dia 15 de setembro de 2012, com reviews positivos e alcançando o topo no Billboard World Album Chart e entrando no Billboard 200 Chart na posição 161. Três singles foram lançados: o top cinco "One of a Kind," que ganhou como Best Hip Hop eRap Song of the Year no Korean Music Awards e no Rhythmer Awards, a faixa número um nas paradas "That XX" e a top três "Crayon" que apareceu na Spin Magazine como o melhor single de K-Pop do ano. O álbum vendeu 200 mil cópias, fazendo dele o melhor em venda de um artista solo na Coréia desde Heartbreaker em 2009. Ele ganhou o "Best Male Solo Artist" no 14th Mnet Asian Music Awards e "Record of the Year" por One of a Kind no 22nd Seoul Music Awards. G-Dragon ainda embarcou na One of a Kind World Tour em 2013, sendo o primeiro coreano solo a fazer quatro turnês dome no Japão e o segundo solista coreano a ter uma turnê mundial, o primeiro foi Rain. O custo da turnê foi $3.5 milhões, a mais cara da história da Coréia até o momento. Foi em 8 países e 13 cidades num total de 27 concertos para 570.000 fãs.
 
Em agosto de 2013, apresentou "Shake The World" como intro de "One Of A Kind," "Feat. Missy Elliot" (Missy Eliott Ver.) e "Crayon" na KCON 2013 em Los Angeles.
 
Após a extensa turnê, retornou ao estúdio para preparar seu segundo álbum. O vencedor do Grammy Award, Missy Elliott estaria participando. Coup d'Etat (2013) foi lançado em duas partes online, e o álbum físico completo em setembro de 13, com colaborações com Diplo, Baauer, Boys Noize, Sky Ferreira, Siriusmo, Zion.T, Lydia Paek, e Jennie Kim. G-Dragon e Missy Elliott apresentaram "Niliria" na KCON 2013 em Los Angeles. Seis faixas de Coup d'Etat ficaram no top 10 do Gaon Digital Chart, sendo que "Who You?" ficou no topo. O single mais famoso foi "Crooked", vendendo 1,8 milhões de downloads digitais, que se tornou sua primeira música solo a passar 100 milhões de views no YouTube. "Coup d'Etat" foi escolhida pela Billboard como uma das faixas que mudaram a cara do EDM em 2013. O álbum entrou no Billboard 200, fazendo G-Dragon o primeiro coreano com múltiplas entradas nas paradas. Ele recebeu um total de quatro prêmios no 15th Mnet Asian Music Awards: Best Male Solo Artist, Best Music Video por "Coup d'Etat", Best Dance Performance por "Crooked", e o maior prêmio, Artist of The Year. Mais tarde recebeu os prêmios World's Best Entertainer e World's Best Album no World Music Awards.
 
Participou pela segunda vez do Infinite Challenge music festival em 17 de outubro de 2013, em Imjingak, compondo e apresentando a música "Going to Try" com o comediante Jeong Hyeong-don.
 

 

2014–2016: Novos álbuns e sucesso crescente

Em 2014, G-Dragon escreveu e produziu para outros artistas da YG. Ele escreveu a faixa "Good to You" do álbum Crush do 2NE1. Ele também trabalhou no segundo álbum do Taeyang, Rise, escrevendo e produzindo o single principal "Ringa Linga" e "Stay With Me", e foi um artista convidado na última faixa. Em novembro de 2014, G-Dragon e Taeyang formaram uma dupla para lançar o single "Good Boy", que estreou em primeiro lugar na parada de Músicas Digitais Mundiais da Billboard, sendo a terceira vez que um artista coreano liderou a parada, depois do PSY e 2NE1. O single teve mais de 1,2 milhão de downloads na Coreia do Sul, enquanto seu vídeo musical ultrapassou 100 milhões de visualizações no YouTube; isso fez do BigBang o primeiro grupo masculino coreano a ter três vídeos com tantas visualizações no YouTube. Em dezembro do mesmo ano, G-Dragon colaborou com Skrillex e Diplo para a música "Dirty Vibe", que conta com a participação de CL, colega de gravadora. O single chegou à 15ª posição na parada Hot Dance/Electronic Songs da Billboard e à 21ª posição na Dance/Electronic Digital Songs, tornando-os os primeiros artistas coreanos a entrar na parada. Em 2015, ele escreveu e produziu uma música para o álbum de estreia do novo grupo novato da YG, iKon.

G-Dragon passou a maior parte de 2015 e 2016 em turnê com sua banda para o terceiro álbum coreano, se apresentando para mais de 3,6 milhões de fãs em dois anos. Em 2015, ele participou do festival de música Infinite Challenge pela terceira vez consecutiva, e pela primeira vez com seu colega de banda Taeyang. A dupla se juntou a Hwang Kwanghee do ZE:A e lançou o single "Mapsosa", que atingiu o segundo lugar na parada digital Gaon, e vendeu 1,1 milhão de cópias até o final do ano, tornando-se uma das músicas mais vendidas de 2015. Ele apareceu no mesmo programa novamente no ano seguinte, para o especial da Companhia Muhan, no qual atuou pela primeira vez. Além disso, ele participou junto com o rapper britânico M.I.A. na música "Temple" de Baauer, do álbum de estreia dele, Aa. A música chegou à 36ª posição nas paradas Dance/Electronic Digital Songs da Billboard e à 26ª posição nas Hot Dance/Electronic Songs, tornando-o o primeiro artista masculino coreano a entrar nas duas paradas duas vezes.
 

2017–atualidade: Serviço militar e retorno ao trabalho


Em 1º de fevereiro de 2017, G-Dragon participou da música "Complex" de Zion.T, que atingiu a segunda posição na parada digital Gaon. Ele também atuou como rapper convidado na faixa principal "Palette" de IU, do álbum de mesmo nome, que liderou o Gaon Chart por duas semanas consecutivas. Após as atividades promocionais com sua banda serem concluídas, G-Dragon começou a se preparar para o lançamento de seu novo álbum, juntamente com uma turnê de concertos solo.

O single "Bullshit" estava programado para ser o primeiro single que antecederia o lançamento de seu segundo EP autointitulado. Devido ao escândalo de maconha do colega de banda T.O.P e ao nome provocativo do single, "Untitled, 2014" foi lançada no rádio em seu lugar, para evitar mais controvérsias para a gravadora do artista. Abandonando o método tradicional de lançamento de música em CDs, Kwon Ji Yong foi lançado em formato de pen drive USB em 8 de junho, recebendo críticas da Gaon, que se recusou a considerá-lo um álbum oficial. A Gaon reverteu sua decisão mais tarde naquele ano, reconhecendo o formato não convencional como legítimo. O lançamento o levou ao topo das paradas do iTunes em 46 países, o maior número por qualquer álbum coreano, incluindo a parada de iTunes dos EUA. Kwon Ji Yong também liderou as paradas de álbuns mundiais do iTunes e as paradas europeias do iTunes, tornando-o o primeiro solista coreano a fazer isso. Nos Estados Unidos, Kwon Ji Yong se tornou seu álbum mais vendido em apenas um dia, sendo sua terceira entrada no Billboard 200 e o primeiro número um no Heatseeksers Albums. Além disso, o EP se tornou seu terceiro álbum no topo das paradas e o primeiro de um solista coreano a passar várias semanas no topo do Billboard World Albums. Na China, o álbum vendeu mais de 760.000 unidades digitais em um dia no QQ Music, o maior site de música do país. Seis dias após o lançamento, ele ultrapassou um milhão de cópias vendidas, tornando-se o álbum mais rápido a fazê-lo e o álbum mais vendido do ano até então. Sua segunda turnê mundial, Act III: M.O.T.T.E, começou no Estádio da Copa do Mundo de Seul em 10 de junho de 2017 e visitou 29 cidades em toda a Ásia, América do Norte, Europa e Oceania. A turnê é a maior turnê de um artista coreano nos Estados Unidos e na Europa, e é a maior turnê de concertos já realizada por um artista solo coreano, sendo frequentada por 654.000 pessoas em todo o mundo. Um documentário dos bastidores da turnê foi lançado pelo YouTube Premium em setembro de 2018.

G-Dragon iniciou seu serviço militar obrigatório de dois anos em 27 de fevereiro de 2018, ao entrar no acampamento de treinamento da 3ª Divisão de Infantaria na província de Gangwon como soldado em serviço ativo, onde estava programado para ser dispensado em 26 de outubro de 2019, após cumprir os requisitos. Pouco depois de sua dispensa, G-Dragon se tornou o primeiro músico coreano a colaborar com a Nike em novembro de 2019 para o Nike Air Force 1 Para-Noise.

Em 4 de maio de 2020, G-Dragon assinou um contrato para ser o modelo de uma famosa marca de bebidas, Chapai, em Nongpushan, na China. Em 4 de abril de 2022, G-Dragon fez um retorno com o Big Bang ao lançar sua primeira música em quatro anos, "Still Life".




Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário