Social:

[Profile] CL

CL

País de Origem: Coréia do Sul
Gêneros Principais: 
K-pop, R&B, Hip Hop
Atividade:
2007–presente
Gravadoras:
YG Entertainment
Grupos: 2NE1 (2009~2016)
CL&MINZY (2009)

 

CL - Rapper, Vocalista, Dançarina e DJ
Nome completo: Lee Chae Rin 이채린
Nascimento: 26 de fevereiro de 1991 (Peixes)
Altura: 1,62
Cores favoritas: Preto e Branco
País de Origem: Coréia do Sul
Tipo de Sangue: A
Altura: 1,62m
Línguas: Inglês, Francês, Japonês
Religião: católica
Hobby: Escrever letras de música
Especialidades: Dança, Canto, Rap, Piano
Debut: SBS Gayo Daejun em 29 de dezembro de 2007 junto com a YG Family




Lee Chae-rin, nascida em 26 de fevereiro de 1991, mais conhecida pelo seu nome artístico CL, é uma sul coreana e escreve letras de música. Ela nasceu em Seoul, na Coréia do Sul e passou a maior parte da vida pulando entre França e o Japão, onde aprendeu Inglês, Francês e Japonês. Ela foi trainee da JYP Entertainment antes de entrar na YG Entertainment. Em 2009, ela debutou oficialmente como membro do grupo feminino sul coreano 2NE1, junta com as suas parceiras e gravadora Sandara Park, Minzy e Park Bom.






Infância e carreira:


CL nasceu em Seoul, na Coréia do Sul. Ela veio de uma família de estudiosos: seu avô é físico, seu tio é economista; seu tio tem uma galeria de arte; e seu pai é professor de física.

Ela passou a maior parte de sua infância morando em Paris, Tsukuba Science City e Tokyo. Estudou a escolas internacionais durante a época de escola. Seu pai a encorajou a escutar diferentes gêneros musicais. Já sonhava em ser cantora aos 10 anos. Enviou demos para a YG Entertainment desde o ensino médio, mas nunca recebeu resposta. Quando tinha 13 anos se mudou para Paris, sozinha, onde estudou por dois anos. Com 15 anos foi pessoalmente até a YG e esperou durante muito tempo para conhecer o CEO, Yang Hyun-suk. Ela deu a ele uma fita demo e ela conseguiu uma audição. Foi mencionada como trainee  da YG durante meses e praticava durante as 3-4 da manhã e ia à escola no dia seguinte.

Sua primeira colaboração foi em uma música do Big Bang, "Intro (Hot Issue)" em 2007. Em menos de um ano ela se apresentou no palco, debutando no Seoul Broadcasting System's Music Awards junto com seus companheiros de gravadora. A primeira aparição creditada em uma canção foi em 2008, com Uhm Jung-hwa's "DJ," onde fez o rap. CL também apareceu na faixa "What" do YMGA como parte da YG Family.

Debutou oficialmente com o grupo 2NE1 em 06.05.2009 com o single "Fire".

No segundo álbum das 2NE1, "Crush", CL escreveu e co-compos a música para as faixas "Crush", "If I Were You", e "Baby I Miss You". Também fez a letra de sua faixa solo "MTBD", assim como para a faixa "Scream".



 

Atividades solo:


Em agosto de 2009 CL colaborou com G-Dragon do Big Bang e Teddy Park do 1TYM para a música "The Leaders", que foi uma colaboração para o primeiro álbum solo de G-Dragon, "Heartbreaker". Ela escreveu sua própria parte da música.

Em agosto, após as promoções de "I Don't Care", o grupo entrou em um hiatos temporário para fazer promoções solo. Primeiro Dara lançou "Kiss" com participação de CL. A música estreou em quinta colocação no chart mensal da Gaon. CL depois colaborou com sua companheira Minzy em "Please Don't Go," que ficou na sexta posição de Novembro.

Em março de 2012, CL e o rapper Kim Jin Pyo fizeram uma colaboração de rap para a campanha "all Originals Make Moves" para a Adidas Originals. Ambos foram notados por escreverem seus próprios raps, que foram apresentados em dois vídeos.

Em maio de 2013 a YG Entertainment anunciou que CL lançaria seu primeiro single solo no final do mês. O single originalmente se chamaria "Bad Girl", mas foi renomeado como "The Baddest Female" devido ao lançamento do MV de Lee Hyori, "Bad Girls". O single e o vídeo oficial foram lançados no dia 28 de maio de 2013.

O segundo solo de CL, entitulado "MTBD" foi utilizado como uma das faixas do álbum "Crush".

Em março de 2014, CL e G-Dragon apareceram na canção de Skrillex, "Dirty Vibe" de seu álbum "Recess" de 2014.


Em outubro de 2014 a YG Entertainment anunciou que CL faria seu debut oficial como artista solo nos EUA durante a primavera de 2015. No dia 01 de novembro de 2014, a Scooter Braun, que irá ser sua agência nos EUA, oficialmente a anunciou em seu site oficial com os dizeres “Welcome to the SB Projects Family, CL!” celebrando seu debut americano.

No dia 21 de novembro de 215, CL apresentou seu primeiro single, "Hello Bitches" através do lançamento do music video no site da Noisey. Era um teaser de seu "Lifted" e a primeira canção solo que não fazia parte de um álbum das 2NE1. Algumas músicas foram anunciadas para o mini álbum que estaria para vir, como "Birthday", "Fallin", "Lifted" e "One". A faixa título, "Lifted" foi lançada no dia 19 de agosto de 2016. "Lifted" apareceu no top 30 do iTunes e nos charts da Hip-Hop/Rap da Billboard após três horas de seu lançamento. No dia 1 de novembro, a revista TIME lançou um artigo entitulado "Here's why CL Is the Future of Kpop in America" (Aqui está o porque que CL é o futuro do kpop na América). O artigo elogiou não apenas o sucesso de CL, mas também seu companheiros artistas coreanos como Dean e Eric Nam pela representação da Ásia na América.

No dia 29 de outubro de 2016 ela inicou sua primeira turnê Norte Americana, chamada "Hello Bi+ches Tour 2016" no Hammerstein Ballroom em Nova Iorque, e que terminará em Toronto, no Canadá.





Estilo musical e influências:


CL foi líder, vocalista e rapper do grupo 2NE1. Ela cita o líder do 1TYM, Teddy Park que produz a maioria das músicas do 2NE1, como sua influência e inspiração, e também cita Madonna, Queen e Lauryn Hill (por influência de seu pai). Em entervista a Elle há uma diferença entre ela e seu alter ego, entre Chaerin e CL, uma é a "the baddest female on stage" a outra é como ela é entre sua família e amigos.



Trabalhos extras:


Digital Single:

[2009.11.20] – Please Don't Go (CL & Minzy)

Colaborações:

[2007.11.23] BIGBANG – Hot Issue (#1 Intro [Hot Issue])
[2008.06.13] Uhm Jung Hwa – D.I.S.C.O (#2 DJ (feat.CL))
[2008.10.10] YMGA – Made in R.O.K (#4 What (feat. YG Fam, DJ Wreckx)
[2009.08.18] G-Dragon – Heartbreaker (#8 The Leaders (feat.Teddy, CL))
[2009.09.07] Dara – Kiss (#1 Kiss (feat.CL))
[2010.03.25] G-Dragon – G-Dragon Live Concert Album SHINE A LIGHT (#7 The Leaders (feat. Teddy, CL))

Composição:


- YGMA – What (Letras)
- G-Dragon – The Leaders (Letras)

Filme:


2009: Girlfriends (걸프렌즈) (Participação especial)


Televisão:


2009: 2NE1 TV (Mnet)

2009: Style (스타일, SBS) (Participação especial)
2010: 2NE1 TV Season 2 (Mnet)
2011: 2NE1 TV Season 3 (Mnet)
2011: Project Runway Korea (Onstyle) (jurado convidado)
2012: Cass Light




Links oficiais:

Página Oficial YG Entertainment
Twitter Oficial
FanPage Oficial do Facebook
Canal Oficial do Youtube
Instagram Oficial