[Profile] Taeyang

 
Nomes Artísticos Coreanos: Taeyang, Taekwon, YBTK
Nome Artístico Japonês: SoL
Nome: Dong Young Bae (동영배)
Data de Nascimento: 18 de maio de 1988
Altura: 171cm
Peso: 58kg
Tipo Sanguíneo: B
Habilidades: Rap, dança, beatbox, canto e idiomas (japonês, chinês, inglês)
Hobbies: Jardinagem, ouvir música, assistir TV
Gostos: Igreja, verão, roupas, jogos e mangá
Gravadoras:
YG Entertainment (2006–2022)
The Black Label (2022–)

Taeyang (태양, nome real: Dong Young-bae, 18 de maio de 1988 ~) é um músico popular sul-coreano. Ele é o vocalista principal e principal dançarino do grupo de garotos Big Bang. Taeyang entrou na YG Entertainment aos 12 anos de idade, após aparecer no vídeo musical da música "A-YO" do terceiro álbum do Jinusean, e depois de passar cerca de 6 anos como trainee, ele fez sua estreia como membro do Big Bang. Seu segundo álbum completo, "Rise", atingiu o pico na posição 112 da parada Billboard 200 nos Estados Unidos, estabelecendo um recorde como o melhor desempenho de um solista sul-coreano.[3][4] A faixa-título deste álbum, "Eyes, Nose, Lips", alcançou o primeiro lugar na parada Billboard K-pop Hot 100.[3][4] Durante suas atividades no Japão, ele usa o pseudônimo de "SOL" (ソル), que significa "sol" em espanhol.
 

Infância


Taeyang (nome real: Dong Young Bae) nasceu em 18 de maio de 1988, como o caçula de dois filhos, em Uijeongbu, província de Gyeonggi, Coreia do Sul. Ele tem um irmão mais velho, Dong Hyun Bae, que é cinco anos mais velho e está ativo como ator. Desde jovem, Taeyang tinha afinidade pela música e, seguindo sua mãe que o incentivou a experimentar a atuação, ele frequentou uma escola de atuação desde o quinto ano da escola primária, quando tinha cerca de 10 anos. Ele também atuou como ator infantil, aparecendo em filmes como "Besame Mucho".

Embora Taeyang tenha frequentado a Uijeongbu Singok Middle School e a Sangwoo High School, ele transferiu-se para a Korean Arts High School devido às suas atividades na indústria do entretenimento. Em novembro de 2008, ele foi aceito na Universidade Daejin na faculdade de teatro e cinema através de admissão especial, se formando como parte da turma de 2009. Atualmente, ele está estudando na pós-graduação da Universidade Daejin na faculdade de artes culturais e de performance. Ele é conhecido por ser um devoto cristão e, inspirado por sua forte fé, ele tatuou uma cruz em seu peito direito e nas costas.
 
 

2000–2008: Início como Trainee e Estreia com o Big Bang

Em 2001, com apenas 12 anos de idade, Taeyang se tornou um trainee da YG Entertainment após aparecer no vídeo musical da música "A-YO" do quarto álbum do Jinusean. Antes mesmo de sua estreia, ele participou de álbuns e palcos de artistas veteranos da YG Entertainment, como Perry, Jinusean, Swi.T, Lexy, Seven e Wheesung, acumulando experiência prática como músico enquanto ainda era trainee. Durante um período similar, seu amigo de mesma idade e também trainee, G-Dragon (nome real: Kwon Ji Yong), passou por um treinamento árduo de cerca de 6 a 7 anos. Ambos foram selecionados para se tornarem membros do Big Bang, o primeiro grupo idol de hip-hop produzido pela YG Entertainment, juntamente com outros três membros escolhidos por meio do programa de sobrevivência de documentário "Real Documentary Big Bang" que foi transmitido em 2006 pela Mnet e MTV Korea. 
 
Inicialmente, Taeyang e G-Dragon haviam planejado estrear como um duo de hip-hop chamado GDYB, então eles mostraram resistência quando foram informados sobre a formação de um grupo idol de cinco membros. Além disso, antes de sua estreia, Taeyang mudou seu nome de palco de Taekwon para Taeyang, que significa "sol quente", abandonando sua identidade anterior. Ele lançou sua primeira música solo, "Ma Girl", que foi incluída no segundo single do Big Bang, intitulado "BigBang Is V.I.P". Essa faixa também fez parte do primeiro álbum completo do Big Bang lançado em dezembro daquele ano, chamado "BIGBANG Vol.1". 
 
Em 2007, com o lançamento do primeiro EP do grupo, "Always", a faixa-título "거짓말" (Lies) se tornou um grande sucesso. As músicas "마지막 인사" (Last Farewell) do segundo EP "Hot Issue" e "하루하루" (Day by Day) do terceiro EP "Stand Up" subsequentemente alcançaram o topo das paradas, solidificando o Big Bang como um dos principais grupos musicais da época.


2008: Início da Carreira como Artista Solo

Depois disso, Taeyang participou do álbum de sua colega sênior na mesma agência, Lexy, e estava planejando lançar seu próprio álbum solo. Originalmente, o lançamento estava previsto para setembro, mas devido a conflitos com a agenda de seu grupo, foi adiado novamente.
 
Em 2 de maio de 2008, Taeyang lançou seu primeiro EP solo intitulado "Hot", que contou com a participação de Teddy, Yang Hyun-suk, Kush e G-Dragon. Enquanto o Big Bang se destacava no gênero de música hip-hop, Taeyang focou principalmente no gênero R&B em seu álbum solo. Ele expressou decepção por não ter tido a oportunidade de contribuir mais na criação das músicas do álbum. E afirmou que, no futuro, quando ele pudesse expressar melhor suas ideias musicais, ele faria isso. A faixa-título de seu EP, "나만 바라봐" (Only Look at Me), é uma música R&B co-escrita por Teddy e Kush. Fez sua primeira aparição solo durante a turnê Global Warning Tour do Big Bang e teve sua bem-sucedida estreia no palco em 1º de junho de 2008, no programa "SBS Inkigayo". A música recebeu elogios não apenas do público, mas também de artistas veteranos, sendo considerada uma obra-prima que agradou tanto ao público quanto aos críticos. Mais tarde, G-Dragon também surpreendeu ao lançar uma versão "Part 2" de "나만 바라봐". Outra música do álbum, "기도" (Prayer), foi composta por Teddy e também recebeu um videoclipe. 
 
O primeiro concerto solo de apoio ao seu álbum, intitulado "TAEYANG HOT CONCERT", foi realizado em 20 de julho de 2008 no Melon-AX Hall. O evento atraiu uma resposta explosiva, com os ingressos para as duas sessões de 4.000 lugares se esgotando em cerca de 10 minutos após o início da venda e gerando um aumento de 10 vezes no preço dos ingressos no mercado negro.
 
Em 7 de agosto de 2008, Taeyang foi convidado como artista de abertura no concerto em Seul da cantora norte-americana de R&B, Alicia Keys. A Sony BMG Korea, que é a gravadora de Alicia Keys e também organizou o concerto, explicou que escolheu Taeyang como artista de abertura porque ele estava ativamente se destacando na cena R&B da Coreia do Sul e era um artista adequado para acompanhar a fama de Alicia Keys.
 
Taeyang conquistou dois prêmios no 6º Korean Music Awards em 2009, vencendo nas categorias de Melhor R&B & Soul e Artista de Álbum do Ano, algo raro para um ídolo. Além disso, seu álbum foi classificado em 79º lugar na lista dos "100 Melhores Álbuns da Década de 2000 na Coreia" organizada por profissionais da música, incluindo a Soribada e a revista de música 100 Beat. O crítico musical Kim Hak-sun o incluiu em sua lista de "20 Melhores Álbuns da Década de 2000" em seu livro "K-POP World Domination", posicionando "Hot" em 17º lugar.


2009-10: Atividades do BIGBANG & Solar


Durante a maior parte de 2009, Taeyang concentrou-se nas atividades do BIGBANG e lançou o single colaborativo 〈Lollipop〉 com o grupo feminino júnior de sua agência, 2NE1, como a música do comercial de telefones celulares "Lollipop". Ele também se mudou para o Japão para promover os álbuns japoneses do BIGBANG. Após o término das atividades do BIGBANG, Taeyang começou a gravar um novo álbum para se preparar para suas próximas atividades solo. Em 15 de outubro de 2009, ele lançou seu primeiro single digital, 〈Where U At〉, após um intervalo de um ano e cinco meses desde seu último lançamento. Ele co-compôs a melodia da música e trabalhou com o produtor Teddy como co-compositor. A YG Entertainment declarou que não havia planos especiais de promoção ou aparições em programas para a música. No entanto, devido à resposta entusiasmada dos fãs, Taeyang realizou uma única apresentação completa da música no programa 《SBS Inkigayo》 em 25 de outubro de 2009.

Em 13 de novembro de 2009, Taeyang lançou seu segundo single digital, 〈Wedding Dress〉. A música ganhou reconhecimento mundial através do compartilhamento de vídeos online, especialmente na região da América do Norte, onde gerou uma popularidade explosiva e levou à criação de diversos covers e paródias. Alcançou a 3ª posição na parada online da rádio holandesa Online Chart. Em 1º de julho de 2010, Taeyang lançou seu primeiro álbum de estúdio, intitulado 《Solar》. O álbum foi lançado em duas versões: a edição deluxe e a versão regular, esta última lançada em 9 de julho de 2010. A edição deluxe, limitada a 30.000 cópias, esgotou nas lojas físicas e online no dia do lançamento. O álbum alcançou a 2ª posição na parada R&B/Soul do iTunes nos Estados Unidos e a 1ª posição no Canadá, tornando-se a primeira vez que um artista asiático conquistou tal feito. O videoclipe de 〈Wedding Dress〉 também teve sucesso, alcançando mais de 10 milhões de visualizações no YouTube. Isso levou Yang Hyun-suk, CEO da YG Entertainment, a anunciar em 2 de agosto de 2010 o lançamento de um álbum de compilação chamado 《Solar International》, que incluiria duas músicas inéditas, além das canções mais populares de Taeyang entre os fãs internacionais. Taeyang fez seu retorno ao palco no programa 《M Countdown》 em 1º de julho de 2010. Após encerrar as promoções de "I Need A Girl" em 14 de agosto, ele retomou as atividades de promoção com a nova música "I'll Be There" em 21 de agosto no programa 《Show! Music Core》. Em 25 e 26 de setembro de 2010, Taeyang realizou seu concerto solo "TAEYANG SOLAR CONCERT" no Peace Hall da Universidade Kyung Hee, dividindo os shows em sessões para menores de idade e maiores de idade. No segundo dia, após a exibição de um vídeo de bastidores e pedidos incessantes de bis dos espectadores que se recusavam a deixar o local, Taeyang surpreendentemente voltou ao palco, proporcionando um bis duplo fora do planejado. Em 9 de outubro de 2010, Taeyang participou do Seoul Soul Festival 2010, realizado na Plaza da Memorial da Guerra de Yongsan. Ele também recebeu o prêmio de Melhor Artista Masculino no Mnet Asian Music Awards em Macau, China, em 28 de novembro de 2010.


2011-12: Continuação das Atividades do BIGBANG


Durante o ano de 2011, o BIGBANG lançou o seu quarto EP intitulado 《Tonight》. No entanto, após um acidente de trânsito fatal envolvendo Daesung e um incidente de consumo de maconha envolvendo G-Dragon, as atividades do BIGBANG foram temporariamente interrompidas. Em 6 de novembro de 2011, o grupo fez sua primeira aparição pública oficial desde esses incidentes ao comparecer ao MTV Europe Music Awards (EMA) em Belfast, na Irlanda do Norte.
 

2013-14: "Rise"


Em 9 de novembro de 2013, Taeyang lançou seu terceiro single digital, 〈RINGA LINGA〉. Ele foi classificado como o 33º rosto mais bonito do mundo pelo site americano de cinema "TC Candler". Como membro do BIGBANG, Taeyang começou a realizar encontros com fãs em países asiáticos, incluindo Japão, Hong Kong, Taiwan, Cingapura, Malásia e China.[41][42] Ele também se juntou à turnê "YG Power Tour" da YG Entertainment, percorrendo sete cidades asiáticas e se apresentando para um público de 400.000 pessoas.[43][44] Em 2 de junho de 2014, após quatro anos, a YG Entertainment anunciou o lançamento do segundo álbum de estúdio de Taeyang, intitulado 《Rise》. O álbum rapidamente subiu ao topo das paradas de música coreana e alcançou o primeiro lugar em várias paradas de álbuns do iTunes em 10 países, e ficou no top 50 em 21 países. Além disso, alcançou o primeiro lugar nas paradas de álbuns de R&B/Soul do iTunes em 19 países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, Rússia, Hong Kong e Dinamarca. O álbum também teve um desempenho notável nas paradas internacionais, alcançando o 112º lugar no Billboard 200, o primeiro lugar no Billboard World Albums Chart e o primeiro lugar no Heatseekers Albums Chart.

Em 17 de novembro de 2014, a YG Entertainment anunciou a formação de uma unidade de hip-hop chamada GD X TAEYANG, composta por Taeyang e G-Dragon. Em 21 de novembro de 2014, eles lançaram o single digital 〈Good Boy〉. A música alcançou o primeiro lugar no Billboard World Digital Song Sales Chart e registrou 5.000 downloads, tornando-se a terceira música coreana a alcançar o primeiro lugar nesta parada, depois de PSY e 2NE1. Em 3 de dezembro de 2014, no Mnet Asian Music Awards realizado em Hong Kong, Taeyang ganhou três prêmios: Melhor Artista Masculino, Melhor Performance Vocal e Música do Ano.
 

015-현재: O Retorno do BIGBANG após 3 anos


Em abril de 2015, a YG Entertainment anunciou o retorno do BIGBANG após três anos de hiato, revelando o projeto M.A.D.E com o lançamento de singles mensais de maio a agosto. Em agosto de 2015, Taeyang participou pela primeira vez no programa "Infinite Challenge" no especial "Goyang Highway Music Festival". Ele se apresentou com G-Dragon, que também fez sua terceira aparição no programa. Taeyang colaborou com Gwanghee, membro do grupo ZE:A, que havia se juntado ao "Infinite Challenge" como um novo membro, para realizar uma performance de "Ma Girl".
 
Ele e a atriz Min Hyorin, que conheceu em 2014, anunciaram casamento em 2018. Em 5 de dezembro de 2020 anunciaram o nascimento de seu filho.

Em 2022, o BIGBANG fez um retorno como um quarteto, excluindo Seungri, com a música "봄 여름 가을 겨울" (Spring Summer Fall Winter), que dominou as paradas musicais. No entanto, eles não realizaram atividades offline, deixando os fãs desapontados.

Em 26 de dezembro de 2022, Taeyang deixou a YG Entertainment, a agência com a qual ele havia estado desde os tempos de trainee, e se juntou à Double Black Label, uma agência liderada por Teddy, com quem ele trabalhou consistentemente.

Em 13 de janeiro de 2023, Taeyang lançou o single digital 〈VIBE〉, que contou com a participação do membro do BTS, Jimin, como featuring. A música mais tarde se tornou uma faixa do álbum 〈Down to Earth〉.

Em 25 de abril de 2023, Taeyang lançou seu segundo EP, intitulado 〈Down to Earth〉. O álbum inclui colaborações com outros artistas, como Lisa do BLACKPINK, Beenzino e Brian Chase.
 
 
 
 

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário