[Profile] Ailee

Ailee




Nome Artístico: Ailee (에일리)
Nome Inglês: Amy Lee
Nome Coreano: Lee Ye Jin (이예진)
Data de nascimento: 30 de maio de 1989 (Gêmeos)
Local de nascimento: Denver, CO, USA
Tipo de sangue: O
Altura: 1,64m
Gravadora:     Muzo, YMC, JSJ,,Warner Japan, WestSide, Rocket3, The L1ve, Pop Music


 

Amy Lee, conhecida profissionalmente como Ailee e nascida em 30 de maio de 1989, é uma cantora e compositora americana baseada na Coreia do Sul. Com grande sucesso em vendas digitais na Coreia do Sul, ela lançou quatro álbuns de estúdio, seis extended plays e vinte e um singles, seis dos quais alcançaram o top cinco da Gaon Digital Chart.

Após uma breve passagem pela Muzo Entertainment na cidade de Nova York, Ailee mudou-se para a Coreia do Sul em 2010 e assinou contrato com a YMC Entertainment. Ela estreou em 2012 com seu primeiro single "Heaven", que atingiu o terceiro lugar na Gaon Digital Chart e lhe rendeu prêmios de Melhor Artista Estreante no Melon Music Awards, Golden Disc Awards, Gaon Chart K-Pop Awards e Seoul Music Awards. Ela conquistou quatro prêmios consecutivos no Mnet Asian Music Award de Melhor Performance Vocal Feminina de 2013 a 2016, com "U&I", "Singing Got Better", "Mind Your Own Business" e "If You", respectivamente. Seu single de 2017, "I Will Go to You Like the First Snow", gravado para a trilha sonora da série de drama televisivo "Guardian: The Lonely and Great God" (2016), ganhou vários prêmios e foi a canção de maior sucesso digital daquele ano, tornando-se o disco mais vendido em filmes e dramas no mercado fonográfico sul-coreano.

 

 
 
1989-2011: Infância e começo da carreira

Ailee nasceu em Denver, Colorado no dia 30 de maio de 1989, mas cresceu em New Jersey. Ela participou da Palisades Park Junior/Senior High School antes de se mudar para Leonia. Ela se graduou na Plains-Fanwood High School, e estudou Comunicação na Pace University antes de sair e investir na carreira musical. Ela começou a cantar através de um canal do YouTube chamado "mzamyx3" e mais tarde "aileemusic" para tentar chamar mais atenção pelo seu canto na web. Ela se mudou para a Coréia do Sul em 2010 depois ela começou a participar de audições graças a contatos de seu tio. Ela cantou "Resignation" do Big Mama e então chamada para os holofotes.

Antes de seu debut no K-pop, Ailee assinou com a Muzo Entertainment, uma agência independente com sede fora de New York e New Jersey, onde colaborou com vários artistas, como Johnnyphlo (que também tem contrato na Coréia) e o rapper Decipher da Filadélfia. Durante seu treinamento pela YMC ela fez um feat com Wheesung na canção "They Are Coming" lançada no dia 9 de outubro de 2011. Ailee também colaborou com Decipher na música "Catch Me If You Can", que também colaborou com Jay Park. Ailee performou com Jay Park, Art of Movement, Johnnyphlo, Decipher, e Clara C no "projectKorea III" na Rutgers University em 2010.

No dia 13 de setembro de 2011, Ailee se juntou com Wheesung fez uma performance no programa da MBC, Chuseok special episode of Singer and Trainee. A presença de palco de Ailee foi imediatamente sentida pela plateia, que se impressionou por ela cantar como uma cantora profissional, mesmo que ainda não tivesse debutado oficialmente. Depois teve sua performance solo de "Halo" da Beyoncé, o cantor BMK expressou que "Em qualquer lugar que vá, ela tem o potencial para ser uma grande estrela. Ela definitivamente tem a voz." Depois de classificar todos, Ailee conseguiu a primeiro posição.
 


2012: Debut, Invitation 

Em 9 de fevereiro de 2012, Ailee lançou seu single de estreia "Heaven" juntamente com o videoclipe, que contou com a participação de Gi Kwang do Beast. No mesmo dia, ela fez sua estreia no palco com a performance de "Heaven" no M Countdown. A Billboard comentou: "Desde seu single de estreia, Ailee provou que tinha uma habilidade além de seus anos para comunicar as experiências mais profundas que alguém sente no amor. Nesta faixa dedicada, o parceiro de Ailee a protegeu e ensinou como amar em um mundo cruel." O sucesso do single ajudou Ailee a conquistar seu primeiro prêmio no Cyworld Digital Music Awards de 2012. O single recebeu o prêmio de Canção do mês (fevereiro) e Artista estreante do mês na cerimônia de premiação.

Em 16 de outubro de 2012, Ailee lançou seu primeiro EP, "Invitation", com a faixa-título "I Will Show You". O EP continha um total de seis faixas. Foi produzido por produtores como Kim Do-hoon, Lee Hyun-seung, Park Guen-tae, Duble Sidekick, Wheesung, e contou com a participação de artistas como Verbal Jint, Swings e Simon Dominic.

Em 2012, Ailee recebeu o prêmio de Melhor Artista Estreante no Seoul Music Awards, Melon Music Awards, Mnet Asian Music Awards e Golden Disk Awards, além do prêmio de Nova Artista Solo Feminina no Gaon Chart Music Awards. Ela também recebeu o Mnet America Rising Star Award, um prêmio especial apresentado pela Mnet America no pré-show do 55º Grammy Awards.

 
 
2013-2014: A's Doll House e Magazine
 

Em 12 de julho de 2013, Ailee lançou seu segundo EP, intitulado "A's Doll House". A faixa-título do EP, "U&I", alcançou o topo de várias paradas musicais em quatro horas após o lançamento.

Em 6 de novembro de 2013, Ailee fez sua estreia no Japão com a versão japonesa de "Heaven" e "Starlight" pela Warner Music Japan.

Em 6 de janeiro de 2014, Ailee lançou um single intitulado "Singing Got Better", produzido por Wheesung. A música alcançou o primeiro lugar em várias paradas musicais após o lançamento. O single recebeu o prêmio de Melhor Performance Vocal no Mnet Asian Music Awards de 2014.

Em 25 de setembro de 2014, Ailee lançou seu terceiro EP, intitulado "Magazine". A faixa-título do EP, "Don't Touch Me", alcançou o primeiro lugar em várias paradas musicais após o lançamento. O single recebeu o prêmio Digital Bonsang no Golden Disc Awards de 2015.



2015–2016: Ascensão com "Vivid"

Após concluir sua turnê conjunta Unite the Mic com Jay Park e San E em Toronto em março de 2015, foram revelados planos para que Ailee realizasse um concerto solo três anos após sua estreia. Seu primeiro concerto solo, intitulado "Fatal Attraction", foi realizado em 4 de julho de 2015, no Olympic Hall. Ailee foi acompanhada no palco várias vezes por diferentes artistas que a ajudaram a cantar seus muitos duetos e colaborações. Ela cantou "Shut Up" com Showry, "Like Nobody Knows" e "Comma 07" com Cheetah, "Wash Away" e "Officially Missing You" com Geeks, "NimA" e "Shower of Tears" com Baechigi, e "Touch My Body" e "Let's Go Travel" com Shin Bo-ra.

O primeiro álbum completo de Ailee, "Vivid", foi lançado em 30 de setembro de 2015. Ela conquistou seu primeiro troféu nesta promoção em 7 de outubro de 2015, no Show Champion. Ailee recebeu o prêmio de Melhor Vocal Feminino pelo terceiro ano consecutivo no Mnet Asian Music Awards de 2015, por "Mind Your Own Business".

Em 13 de julho de 2016, Ailee foi confirmada como jurada no Superstar K 2016.

Em 23 de agosto de 2016, Ailee lançou seu single "If You", que posteriormente liderou o Gaon Weekly Chart for Digital Download.

Em 5 de outubro de 2016, Ailee lançou seu EP "A New Empire", juntamente com o videoclipe de "Home" que foi lançado oficialmente nos canais oficiais do LOEN e YMC Entertainment no YouTube. "A New Empire" atingiu o décimo lugar no Gaon Album Chart e o nono lugar no US World Albums (Billboard) Chart.

Em 2 de dezembro de 2016, Ailee foi novamente premiada com o prêmio de Melhor Performance Vocal no Mnet Asian Music Awards de 2016, desta vez por "If You", alcançando um recorde de quatro vitórias consecutivas na categoria.


2017–2018: Sucesso em trilhas sonoras e turnês de concertos solo

Em 7 de janeiro de 2017, Ailee lançou seu primeiro single americano "Fall Back" através da WestSide Entertainment sob o pseudônimo de A.Leean. No mesmo dia, ela também lançou a balada "I Will Go to You Like the First Snow" (첫눈처럼 너에게 가겠다) como parte do nono volume de uma série de singles para a série sul-coreana de televisão a cabo "Guardian: The Lonely and Great God". O single liderou o Gaon Digital Chart por três semanas consecutivas. Ailee recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora (OST) no Korea Cable TV Awards de 2017. A trilha sonora também recebeu vários prêmios, incluindo o prêmio de melhor trilha sonora original no Seoul International Drama Awards, no Mnet Asian Music Awards, no Melon Music Awards, no Seoul Music Awards e no Golden Disc Awards.

Ailee realizou anteriormente dois concertos de Natal em Seul intitulados "Welcome Home" no Grand Peace Palace da Universidade Kyunghee em 24 e 25 de dezembro de 2016. Devido ao sucesso dos concertos, foi anunciado que Ailee faria sua primeira turnê nacional, intitulada "Welcome Home Tour", que começou em Daegu em 1º de abril de 2017. Em 25 de junho de 2017, no City Hall do Centro Internacional de Convenções de Taipei, Ailee realizou seu primeiro concerto solo em Taiwan intitulado "Ailee – Hello Taipei 2017". Em 18 e 19 de novembro, Ailee realizou dois concertos no Teatro Pechanga, na Califórnia, esgotando um total de 2.600 ingressos combinados.

Em 18 de março de 2018, Ailee se apresentou com "I Will Show You" na cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018 no Estádio Olímpico de Pyeongchang. Em 14 de setembro de 2018, Ailee foi escolhida como membro da delegação cultural sul-coreana, ao lado de outros artistas sul-coreanos selecionados, para a terceira cúpula intercoreana em Pyongyang, na Coreia do Norte, onde ela apresentou sua OST "I Will Go to You Like the First Snow". Em 23 de novembro de 2018, Ailee anunciou sua segunda turnê nacional, intitulada "I Am: Ailee".

 


2019–presente:

 Ailee lançou seu segundo álbum de estúdio, intitulado "Butterfly", em 2 de julho de 2019, com o single principal "Room Shaker". Em 10 de setembro de 2019, Ailee anunciou no Instagram que começou uma nova empresa chamada "Rocket3 Entertainment" após oito anos sob contrato com a YMC Entertainment.

Em 13 de dezembro de 2019, Ailee lançou seu primeiro single em inglês pela gravadora americana Sun and Sky Records. O single, intitulado "Sweater", foi aclamado como "uma balada emocionante e reconfortante" pela Billboard.

Ailee lançou seu quinto extended play, intitulado "I'm", em 6 de outubro de 2020, com o single principal "When We Were In Love". O videoclipe foi lançado em 12 de outubro de 2020, dirigido por Will Kim. Em 8 de novembro de 2020, Ailee lançou "Blue Bird", uma trilha sonora que seria a nona parte de uma série de singles para o drama sul-coreano Start-Up.

Em 7 de maio de 2021, Ailee lançou seu sexto extended play intitulado "Lovin'", antecipando o lançamento de seu terceiro álbum de estúdio. O extended play inclui dois singles principais, "Make Up Your Mind" e "Spring Flowers".

Em 22 de julho de 2021, Ailee se juntou ao The L1ve como sua primeira artista oficial.

Em 14 de outubro de 2021, foi anunciado que Ailee lançaria seu terceiro álbum de estúdio, "Amy", em 27 de outubro, com o single principal "Don't Teach Me".

Em 7 de março de 2022, Ailee lançou seu álbum de estúdio em inglês "I'm Lovin' Amy".

Em julho de 2022, foi anunciado que o contrato de Ailee com o The L1ve expiraria ainda naquele mês. Mais tarde no mesmo mês, Ailee assinou contrato com a Pop Music.

Em 3 de novembro de 2022, a Pop Music anunciou que o '2022 Ailee National Tour Concert 'One Step More', programado para ocorrer nos dias 5 e 6, foi adiado para 28 e 29 de janeiro de 2023, devido ao tumulto ocorrido na celebração de Halloween em Seul.

Em 1º de setembro de 2023, Ailee lançou seu single "I'll Hold You".

Links oficiais:

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário