Social:

[Profile] Ailee

Ailee

 Gravadora: YMC Entertainment
Carreira: 2012~hoje (solo)
Status: Ativo


Nome Artístico: Ailee (에일리)
Nome Inglês: Amy Lee
Nome Coreano: Lee Ye Jin (이예진)
Data de nascimento: 30 de maio de 1989 (Gêmeos)
Local de nascimento: Denver, CO, USA
Tipo de sangue: O
Altura: 1,64

Amy Lee (Nome coreano: Lee Yejin; Hangul: 이예진; Hanja: 李藝眞,), nascida no dia 30 de maio de 1989, mais conhecida pelo seu nome artístico Ailee (Hangul: 에일리), é uma cantora coreana-americana com contrato com a gravadora South Korean record label YMC Entertainment e com a DreamT Entertainment. Apelidada de "Beyoncé Coreana", Ailee foi aclamada por muitos na indústria coreana e o público em geral com a "mais esperada para um debut", ostentando carisma e sabendo conduzir o palco além de ter grande potência vocal e sensacionais habilidades para o rap.

Ailee cresceu em Nova Jersey, nos Estados Unidos, e começou a carreira de cantora como YouTuber. Antes de debutar no K-pop, Ailee assinou com a Muzo Entertainment na America. Depois de se mudar para a Coréia do Sul em 2010, ela passou em uma audição e se tornou artista da YMC Entertainment. Depois de ser reconhecida como Cantora e Trainee, ela começou a atuar no drama da KBS, Dream High 2 antes de  seu debut oficial. Ela também lançou três músicas estendidas e um álbum de estúdio.

Ailee recebou o prêmio de Melhor Artista Revelação no MelOn Music Awards, Golden Disk Awards, Gaon Chart K-Pop Awards e o Seoul Music Awards. Ela também ganhou como Best Newcomer e duas Best Female Vocal Performance no Mnet Asian Music Awards por "U&I" e "Singing Got Better". Por seu trabalho na OST de Fated to Love You, "Goodbye My Love", Ailee ganhou como Best Original Soundtrack no 7th Korea Drama Awards.
Vida e carreira
Infância e começo da carreira
Ailee nasceu em Denver, Colorado no dia 30 de maio de 1989, mas crescey em New Jersey. Ela participou da Palisades Park Junior/Senior High School antes de se mudar para Leonia. Ela se graduou na Plains-Fanwood High School, e estudou comunicação na Pace University antes de sair e investir na carreira musical. Ela começou a cantar através de um canal do YouTube chamado "mzamyx3" e mais tarde "aileemusic" para tentar chamar mais atenção pelo seu canto na web. Ela se mudou para a Coréia do Sul em 2010 depois ela começou a participar de audições graças a contatos de seu tio. Ela cantou "Resignation" do Big Mama e então chamada para os holofotes.

Antes de seu debut no K-pop, Ailee assinou com a Muzo Entertainment, uma agência independente com sede fora de New York e New Jersey, onde colaborou com vários artistas, como Johnnyphlo (que também tem contrato na Coréia) e o rapper Decipher da Filadélfia. Durante seu treinamento pela YMC ela fez um feat com Wheesung na canção "They Are Coming" lançada no dia 9 de outubro de 2011. Ailee também colaborou com Decipher na música "Catch Me If You Can", que também colaborou com Jay Park. Ailee performou com Jay Park, Art of Movement, Johnnyphlo, Decipher, e Clara C no "projectKorea III" na Rutgers University em 2010.

No dia 13 de setembro de 2011, Ailee se juntou com Wheesung fez uma performance no programa da MBC, Chuseok special episode of Singer and Trainee. A presença de palco de Ailee foi imediatamente sentida pela platéia, que se impressionou por ela cantar como uma cantora profissional, mesmo que ainda não tivesse debutado oficialmente. Depois teve sua performance solo de "Halo" da Beyoncé, o cantor BMK expressou que "Em qualquer lugar que vá, ela tem o potencial para ser uma grandde estrela. Ela definitivamente tem a voz." Depois de classificar todos, Ailee conseguiu a primeiro posição.

2012: Debut, Invitation 

No dia 6 de fevereiro, o teaser do MV da canção debut, "Heaven", foi lançado. "Heaven" fora escrita e produzida por Wheesung. No dia 9 canção e MV completo foram lançados, o clipe continha a participação do integrant Gi Kwang do grupo Beast.

Em menos de um dia ela fez sua performance de debut para a canção "Heaven" no M! Countdown, do canal Mnet e depois no Inkigayo da SBS em fevereiro. Apenas um mês após seu debut, recebeu dois prêmios no Cyworld Music Awards—"Song of the Month" e "Rookie of the Month". Em março de 2012 Ailee fez sua primeira aparição no Immortal Songs 2 da KBS, performando "Light and Shadow" da cantora Patti Kim, de 1967. No dia 19 de maio na parte 2 do ‘J.Y. Park' special, Ailee performou a canção debut de J.Y. Park, “Don’t Leave Me“. Ela bateu Davichi com a canção "Lee Haeri" por um ponto, 419 por 418, para vencer. No episódio do dia 30 de junho venceu novamente com 402 votos. Em agosto anunciou que ela estaria saindo temporariamente do show para focar em sua própria música. Ela performou pela última vez no dia 6 de agosto e o episódio foi ao no dia 1 de setembro. Em agosto ela apareceu no terceiro espisódio da web série de Jay Park, a Jay Park TV, onde ela estava participando dos bastidores de seu concerto em Seoul. Ailee também co-apresentou o ABU Radio Song Festival com Han Seok Joon que aconteceu no dia 11 de outubro.

No dia 16 de outubro ela lançou o mini álbum Invitation com a faixa principal “I’ll Show You“ (보여줄게). O mini continha seis faixas e foi produzido por Kim Do Hoon, Lee Hyun Seung, Park Guentae, Duble Sidekick, Wheesung, e continha participação de artistas como Verbal Jint, Swings e Simon D. No dia 18 fez seu comeback com "I'll Show You" no M! Countdown. No dia 23 de novembro conseguiu seu primeiro troféu em um programa de TV, o Music Bank, batendo a canção Gangnam Style de PSY.

2013-2014: A's Doll House e Magazine
No dia 4 de julho Ailee anunciou que estaria lançando seu segundo mini álbum, entitulado A's Doll House, no dia 12 do mesmo mês. O single "U&I", ficou no topo dos charts musicais apenas 4 horas depois de seu lançamento e assim ela conseguiu seu primeiro 
"All-Kill". A popularidade de seu álbum físico foi tão alta que as lojas coreanas esgotaram os álbuns  já no primeiro dia do lançamento. Os pedidos foram maiores que o estoque, e um representante da agência de Ailee anunciou que "O tamanho das vendas desse álbum é muitas vezes maior que o do anterior".

No dia 4 de agosto de 2013 foi revelado que ela estaria fazendo seu debut japonês com a canção "Heaven" pela Warner Music Japan. O MV foi lançado no dia 21 de outubro e ela promoveu a canção num showcase no Shibuya O-East, em Tóquio no mesmo dia. O single foi lançado no dia 6 de novembro e incluía uma nova canção, "Starlight".

No dia 14 de setembro de 2013 foi também anunciado o single digital "Higher" com a pianista Yiruma. Dois dias mais tarde o single foi lançado. No dia 16 de dezembro foi revelado que ela faria seu comeback depois de 6 meses em janeiro de 2014.

Um MV teaser foi lançado em 2 de janeiro. O MV completo e a canção completa saíram no dia 6. O vídeo trazia Lee Joon do MBLAQ. "Singing Got Better" conseguiu a primeira posição nos principais charts coreanos: Mnet, Bugs, Olleh, Soribada, Naver Music, Daum Music, e Genie.

No dia 16 de setembro de 2014 foi anunciado que ela faria um comeback pela conta oficial do twitter da YMC Entertainment. No dia 21 saiu o teaser de "Don't Touch Me". Escrita por Min Yun-jae, Jakops, e Ailee. O MV completo foi ao ar no dia 25 e em menos de um dia as promoções de seu novo mini, Magazine, começaram. Conseguiu a #2 posição no Gaon Single Chart. Ela recebeu seu primeiro troféu pela música em 5 de outubro no Inkigayo.
2015-presente: "Johnny", primeiro concerto solo e VIVID

No dia 30 de junho Ailee lançou "Johnny" como contribuição para o projeto de décimo aniversário dos Brave Brothers.

No dia 4 de julho fez seu primeiro concerto solo, entitulado Fatal Attraction, que aconteceu no Olympic Hall no Olympic Park, Seoul. Os ingressos quebraram recordes no site provando sua imensa popularidade. O show foi assistido por 4.500 pessoas.

No dia 20 de setembro foi anunciado que ela faria outro comeback por sua gravadora. Além disso, um vídeo teaser da faixa "Mind Your Business" (너나 잘해) foi lançado no canal do YouTube 1theK no dia 22. O primeiro álbum completo da cantora recebeu o nome de VIVID, e foi lançado no dia 30 de setembro. Ela recebeu um troféu por promover o álbum no dia 7 de outubro no Show Champion.

Links oficiais: