LETRAS . TRADUÇÕES . REVISTAS

       
 

Se inscreva para receber novidades

* indicates required

Powered by MailChimp

Textual description of firstImageUrl

Quanto tempo leva para assistir a um dorama coreano?

Doramas coreanos costumam ter poucos episódios com longas durações, cada episódio é como se fosse um filme "pequeno" (no caso, um longa-metragem de duração mínima). Já se perguntou quanto tempo é necessário para assistir a esses doramas?

Primeiro devemos levar em conta a quantidade de episódios. Um dorama coreano costuma possuir 16 ou 20 episódios, com temporada única. A duração varia para cada dorama (58 minutos, 62 minutos, 67 minutos...), então, para a média, arredondarei e usarei 65 minutos.

Então, com essas informações, refaço a pergunta: Quanto tempo leva para ver um dorama coreano? A tabela a seguir responderá essa dúvida:


O que dá para assistir nesse tempo? Vamos comparar com séries americanas e afins:


Um dorama coreano de 16 episódios, como Dream High, costuma ser maior que uma temporada de série, que possuem em média entre 10 a 17 horas de duração, como The Walking Dead, CSI e Breaking Bad. Com essas séries de 'menor duração', como Game of Thrones e The Big Bang Theory, um dorama de 20 episódios pode equivaler a duas temporadas. Realmente bastante tempo.

Mas e filmes?

Costuma-se usar um padrão de 90 minutos para a média de duração dos filmes, já que muitos estão próximos (seja mais, seja menos) dessa duração. Porém há aqueles filmes que se aproximam ou passam dos 120 minutos, assim como há filmes de 150 minutos ou mais.

Com um dorama de 16 episódios, dá pra ver 11 filmes e meio de 1h30m, quase 9 filmes de 2h ou quase 7 filmes de 2h30m. Já com um dorama de 20 episódios, dá pra ver 14 filmes e meio de 1h30m, quase 11 filmes de 2h ou pouco mais de 8 filmes e meio de 2h30m.

E franquias de filmes?

Deu pra perceber que os doramas ocupam muito de nosso tempo. Mas e quanto os doramas equivalem às franquias de filmes que conhecemos?

16 epis dá pra ver os quatro filmes de Jogos Vorazes quase duas vezes.
16 epis dá pra ver a trilogia Batman do Nolan duas vezes.
16 epis dá pra ver os três antigos Mad Max três vezes.
16 epis dá pra ver a trilogia antiga de Indiana Jones quase três vezes.
16 epis dá pra ver os seis filmes (até agora) de Star Wars.
20 epis dá pra ver os três filmes de O Senhor dos Anéis e os três de O Hobbit.
20 epis dá pra ver os oito filmes de Harry Potter.
20 epis dá pra ver os cinco filmes de Crepúsculo duas vezes.
20 epis dá pra ver a trilogia Matrix três vezes.
20 epis dá pra ver os oito Loucademia de Polícia duas vezes.
20 epis dá pra ver todos os quinze filmes da primeira série de Godzilla.
20 epis dá pra ver quase todos os sete e seis filmes das segunda e terceira séries de Godzilla.
20 epis dá pra ver as antigas trilogia Homem-Aranha, quadrilogia Superman mais a trilogia X-Men.

Ou seja, com um dorama, dependendo das durações, dá pra ver até três franquias inteiras.

Os coreanos surpreendem com os doramas, porque prender a atenção durante tanto tempo requer um bom roteiro, bons personagens e bom desenvolvimento. Uma boa trilha sonora também ajuda. Não é a toa que, ao terminarmos um dorama de qualidade, ficamos tristes por aquilo ter acabado e queremos mais. Passamos os dias seguintes ou pensando naquele dorama ou vendo outro pra tentar 'seguir a vida'.
Share on Google Plus

About Lucas

Fã de Jpop, KPop e Mandopop, cujo desejo sempre foi o de divulgar a música asiática e possibilitar que seus fãs tivessem acesso a traduções.