LETRAS . TRADUÇÕES . REVISTAS

       
 

Se inscreva para receber novidades

* indicates required

Powered by MailChimp

Textual description of firstImageUrl

[Profile] AI

AI


Ai Carina Uemura (植村 愛 カリーナ Uemura Ai Karīna), conhecida comumente como AI (e estilizado como A.I.) é uma mestiça japonesa e americana, cantora e letrista. Nascida em Los Angeles em 1981, passou sua infância pulando entre Kagoshima, no Japão e Los Angeles. Ela debutou como cantora no ano 2000, depois mudou de gravadora para a Def Jam Japan e sua fama cresceu com seu álbum "2004 Ai". Seu single "Story" de 2005 tornou-se um dos maiores singles dos anos 2000 do Japão, e foi o sexto single na história a receber o certificado digital triplo milhão pela Recording Industry Association of Japan.


Biografia

1981–2000: 

Ai nasceu em Los Angeles em 1981. Seu pai era japonês e sua mãe metade japonesa, metade ítalo-americana. Ela se mudou para Kagoshima no Japão quando tinha quatro anos de idade e estudou na escola primária e secundária no país.

Ela era motivada a tornar-se cantora desde sua pré-adolescência, depois de cantar no casamento de sua prima, e tendo várias pessoas perguntando se ela gostaria de se tornar uma cantora prossional, e escutando uma performance gospel na Igreja First African Methodist Episcopal Church de Los Angeles em 1993. Depois de terminar a escola secundária no Japão, Ai retornou a Los Angeles para cursar o ensino médio na Glendale High School, no entando achou muito difícil a escola pois tinha dificuldades já que nunca havia estudado o inglês formalmente. Após participar de audições, ela trocou para a escola de artes Los Angeles County High School bacharel em ballet. Ela se tornou membro do coral gospel da escola. Em 1998 performou no coral gospel no concerto Mary J. Blige no Anfiteatro Universal, performando "A Dream." No mesmo ano apareceu como dançarina no vídeo de Janet Jackson para a música "Go Deep."

Em 1999 ela entrou para um grupo de meninas asiáticas chamado SX4, que era produzido por George Brown of Kool & the Gang. Ai foi membro do grupo por quase dois anos, e no final 1999 o grupo foi oferecido para uma gravadora. Enquanto estava no feriado de verão de Kagoshima, ela peformou a música de Monica, "For You I Will" em uma estação de rádio local, o que fez com que chamasse a atenção da BMG Japan. Ela decidiu aceitar a oferta, deixando o SX4 e se formando no ensino médio em junho de June 2000, se mudou para Tokyo e debutou como cantora no final do ano.


2000–2004: 

Ai debutou pela BMG Japan com o single "Cry, Just Cry" em novembro do ano 2000. Durante um ano ela lançou três singles que culminaram em seu primeiro álbum, "My Name Is Ai". No entanto os lançamentos não haviam ido comercialmente bem e o álbum debutou em #86.

Em 2002 ela se mudou para a Def Jam Japan como a primeira artista feminina a assinar com a gravadora. Ela disse que se sentia mais em casa pela Def Jam, já que muitos dos que trabalhavam com ela compartilhavam do mesmo gosto musical. Seu primeiro álbum pela gravadora foi em 2003, "Original Ai" que debutou em #15 na Oricon, e o segundo foi "2004 Ai", que pegou a #3 posição. Em 2004 ela ganhou o Space Shower Music Video Awards na categoria Best R&B Video, com a canção "Thank U."

Depois de se mudar para a Def Jam, Ai começou a colaborar com diversos cantores, especialmente artistas de hip-hop e rap. Durante seu tempo com a BMG Japan, Ai havia colaborado com Mao Denda, e o rapper do Soul'd Out, Diggy-Mo'. Ela colaborou como rapper no single do Suite Chic, "Uh Uh,,,,,," que contava com a participação entre ela, Namie Amuro, Verbal do M-Flo, e o produtor musical Ryōsuke Imai em 2003. Outros com quem ela fez parceria na época doram Afra, Boy-Ken, Joe Budden, Dabo, Deli, Double, Heartsdales, Ken Hirai, M-Flo, Sphere of Influence e Zeebra. As participações de Ai eram tanto como rapper quanto cantora.



2005–2010: 

Em 2005 ela lançou o single "Story," que se tornou o maior sucesso de sua carreira. foi um sucesso devagar, ficando nos charts por 20 semanas e no top 30 de 2005 e 2006, no entanto vendeu mais de três milhões de toques de celular, um milhão de downloads e 270 mil cópias físicas. Ela mais tarde performou a canção no prestigiado 56th NHK Kōhaku Uta Gassen New Year. Seu álbum seguinte, "Mic-a-holic Ai", foi seu álbum mais vendido da carreira, sendo certificado com platina dupla pelo RIAJ.

O primeiro single de 2006, a balada "Believe," também foi um sucesso, conseguiu a segunda posição na Oricon e vendeu mais de um milhão de toques de celular. A música foi utilizada como tema do drama médico Team Medical Dragon, estrelado por Kenji Sakaguchi. Seus dois álbuns seguintes "What's Goin' On Ai" de 2006 e "Don't Stop Ai" de 2007 foram bem recebidos comercialmente e conseguiram certificado platina e ouro respectivamente.

Em 2009 ela lançou uma coletânea chamada "Best Ai". Foi o primeiro lançamento que conseguiu a primeira colocação em sua carreira. No ano seguinte Ai colaborou com vários artistas como Namie Amuro, Miliyah Kato, Chaka Khan e Boyz II Men em seu álbum de 10th anniversary, "The Last Ai".

Ao final de sua carreira com a Universal suas vendas de álbum começaram a cair. "Viva Ai" de 2009 pegou a #10 posição e "The Last Ai", de 2010, conseguiu a #14, apesar de seu grande hit "Fake" featuring Namie Amuro.


2011–presente: 

Em junho de 2011 Ai assinou com a EMI Music Japan. Ela colaborou com os The Jacksons nos dias 13 e 14 de dezembro no Michael Jackson Tribute Live em Tóquio. Ela performou os vocais no terceiro ato das músicas de Michael Jackson's songs. Ela também performou a canção tema do evento "Letter in the Sky" featuring the Jacksons. Em novembro daquele ano ela havia lançado as músicas "Happiness," uma colaboração com a Coca Cola para a campanha de inverno de 2011. A canção foi um hit, sendo certificada como ouro. A canção revitalizou suas vendas e seu nono álbum de estúdio, "Independent", vendeu mais de 60 mil cópias.

Em agosto de 2012 ela havia viajado a Los Angeles para trabalhar em seu próximo álbum e também fazer um debut americano. Para promover o debut, Ai lançou um PV com a canção "Put You On (Remix)" que contava com a participação dos americanos Chris Brown e Diggy Simmons. Ela performou seu segundo concerto em Los Angeles no dia 24 de agosto, no Club Nokia.

No dia primeiro de abril de 2013, a EMI Music Japan foi fundida a Universal Music Japan como uma sub gravadora de nome EMI Records Japan como resultado da compra da EMI pela Universal em setembro de 2012. Todos os artistas da EMI Music Japan continuariam lançando material pela Universal Music Japan e manteriam o código de catálogo (TOCT).



Outros empreendimentos

Em abril de 2011 Ai apresentou o documentário musical "Ai Miss Michael Jackson: King of Pop no Kiseki", que foi gravado para a Music On! TV. No documentário ela viajou pelos EUA e entrevistou os membros da família Jackson em suas casas.

No programa americano musical Glee, durante a segunda temporada no episódio Britney/Brittany, Ai dublou Britney Spears para o lançamento japonês



Produtos e contratos:

Como estandarte para os músicos japoneses, ela participou como porta-voz ou teve sua música em muitos produtos. Suas canções foram usadas em comerciais de TV, temas de dramas, filmes e encerramentos de programas de TV.

Ela trabalhou em quatro comerciais de TV para a Coca Cola, dois com as canções próprias "You Are My Star" (2009) e "Happiness" (2011) e dois com colaborações, "Wavin' Flag" de K'naan's (2009) e "Wonder Woman" (2011) de Namie Amuro. Participou de duas campanhas da Audio-Technica com as músicas "My Friend (Live Version)" e "I'll Remember You," na campanha a para a Japan Airlines com "Brand New Day" e para a Pepsi Nex com "I Wanna Know."

Seu maior trabalho para um drama de TV foi a canção tema do drama Team Medical Dragon, "Believe," que foi um grande sucesso, vendendo mais de um milhão de toques de celular. Ela também fez a canção tema de da segunda temporada, "One." Ela também trabalhou no drama de 2010 Keishichō Keizoku Sōsahan, com "Nemurenai Machi." Outros programas em que teve suas músicas como tema foram a versão japonesa da série americana Heroes com "Taisetsu na Mono", e o décimo quinto encerramento da animação Crayon Shin-chan com "Crayon Beats". Em 2005 a canção de Ai "Alive (English Version)" foi usada no drama sul coreano Delightful Girl Choon-Hyang.

Muitas de suas músicas foram utilizadas em filmes. "Story" foi regravada, também com versão em inglês, para a animação da Disney, Big Hero 6 em 2014. Ela performou a canção tema de Departures (2008), o campeão do Academy Award para Melhor Filme Estrangeiro de 1009. Também cantou os temas de Crayon Shin-chan: The Legend Called Buri Buri 3 Minutes Charge (2005), Pray (2005), Lalapipo (2009) e Berserk Golden Age Arc I: The Egg of the High King (2012). Também teve músicas na trilha sonora de TKO Hiphop (2005), e no filme musical Memories of Matsuko (2006), onde Ai faz uma participação especial, e em Heat Island (2007).


Vida Pessoal

No dia 6 de março de 2013, Ai anunciou que estaria noiva de Hiro, o líder e vocalista da banda de rock Kaikigesshoku. Os dois já namoravam há 10 anos e planejavam casar em 2013.


Links Oficiais:

Share on Google Plus

About Yel Dolly

Fã de Jpop, KPop e Mandopop, cujo desejo sempre foi o de divulgar a música asiática e possibilitar que seus fãs tivessem acesso a traduções.