Social:

Culinária Japonesa

Hello gente!

    Hoje vamos falar sobre a comida japonesa, que é muito colorida e considerada umas das mais saudáveis do mundo, eu 'pensava' que era só peixe cru hehe, mais pesquisando aprendi que não, são bem variados os tipos de comida.
  Itadakimasu !  Vou citar alguns pratos tradicionais e postar fotos com os nomes dos pratos.

   A culinária japonesa desenvolveu-se ao longo dos séculos como um resultado de muitas mudanças políticas e sociais no Japão. A culinária eventualmente passou por um processo de evolução com o advento da Idade Média, que marcou o início da expansão do elitismo com a era do domínio Xogum. No começo da era moderna, mudanças significantes ocorreram, resultando na introdução de elementos de culturas não-japonesas, principalmente da cultura ocidental, no Japão.
    O termo culinária japonesa (日本料理, nihon ryōri, ou 和食, washoku) significa a comida japonesa tradicional, semelhante àquela existente antes do final do sakoku (política de isolamento do Japão), em 1868. Em um sentido mais amplo, pode incluir alimentos cujos ingredientes ou métodos de preparo foram posteriormente introduzidos do exterior, mas que foram desenvolvidos por japoneses de forma diferente. A cozinha japonesa é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação.
      A culinária tradicional japonesa é dominada pelo arroz branco (hakumai, 白米), e poucas refeições seriam completas sem ele. Qualquer outro prato servido durante uma refeição -peixecarnelegumes, conservas - é considerado como um acompanhamento, conhecido como okazu. É utilizado um tipo de talher diferente, denominado hashi. Originário da China, consiste em dois pequenos bastões de madeira, plástico ou metal.
      As refeições tradicionais recebem seu nome de acordo com o número de acompanhamentos que vêm junto do arroz e da sopa. A refeição japonesa mais simples, por exemplo, consiste deichijū-issai (一汁一菜; "uma sopa, um acompanhamento" ou "refeição de um prato"). Isto quer dizer que a refeição é composta de sopa, arroz e de algum acompanhamento — normalmente um legume em conserva. O pequeno-almoço ou café da manhã japonês tradicional, por exemplo, normalmente é constituído de missoshiru (sopa de pasta de soja), arroz e algum legume em conserva. A refeição mais comum, entretanto, é conhecida por ichijū-sansai (一汁三菜; "uma sopa, três acompanhamentos"), ou por sopa, arroz e três acompanhamentos, cada um empregando uma técnica de culinária diferente. Estes acompanhamentos normalmente são peixe cru (sashimi), um prato frito e um prato fermentado ou cozido no vapor — ainda que pratos fritos, empanados ou agri-doces podem substituir os pratos cozidos. O Ichijū-sansai normalmente se encerra com conservas como o umeboshi e chá verde.
Sashimi
kaiseki - era, originalmente, uma refeição simples servida aos monges zen-budistas com chá.

 
    Os japoneses tem um costume de dizer "itadakimasu''  
 que significa "Eu humildemente recebo", antes de começar a comer a refeição, (quem assisti doramas japoneses pode ver que eles dizem isso). 
  Os Pratos mais famosos são divididos em pratos fritos(Agemono) ,grelhados(Yakimono),cozidos(Nabemono) e sashimi(carne ou peixe cru) e sushi (bolinhos de arroz temperados);estes dois  últimos mais conhecidos .
Os pratos são geralmente feitos com molhos de soja, frutos do mar ,peixes, arroz, carnes geralmente de frango, mistura de massas e vegetais. 
Definição de alguns pratos que achei interessante e vi em doramas :    

Karaage
Fritos de carne ao estilo japonês, geralmente carne de galinha condimentada com molho de soja. É apreciada e consumida pelos japoneses durante todo o ano. Consiste em pequenos pedaços de carne previamente marinados em molho de soja, alho e gengibre e posteriormente fritos em bastante óleo e acompanhados por um gomo de limão ou maionese.

KOROKKE(CROQUETE)
bolas de puré de batata recheadas com vegetais cremosos, frutos do mar ou carnes e depois fritas

KUSHIAGE
 carne fritas em espeto

TEMPURA
 vegetais em pedaços, frutos do mar e carnes fritas

GYODON

 tigela de arroz com lascas de carne de vaca temperada

GYOZA
 Bolinhos chineses (potstickers), normalmente recheados com carne de porco e vegetais

KUSHIYAKI
Espetadas de carne e vegetais

OMURAISU
"omelete de arroz", sanduíche de arroz frito com aroma de ketchup com uma leve cobertura de ovo batido ou coberta com uma omelete de ovo

YAKINIKU
carne grelhada numa espécie de chapa, ou simplesmente churrasco

YAKISOBA
massas fritas ao estilo japonês

YAKITORI
espetadas de frango

SUSHI E SASHIMI 
Sushis são bolinhos de arroz temperado, recheados ou cobertos com peixes, frutos do mar, vegetais, frutas ou com ovo.
Sashimi são alimentos crus, finamente cortados e servidos com um molho no qual os alimentos serão mergulhados antes de consumidos. Tem acompanhamentos simples como as algas; geralmente os peixes ou o marisco servem-se com molho de soja e wasabi
    
      O Churrasco, gyoza e gyodon eu vi em doramas, parecem ser saborosos !
      
      Na culinária japonesa existe muitas coisas pra serem faladas e saboreadas também. :D
Espero que tenham gostado. 

Até a próxima pessoal!

Kissu :*