Social:

Akdong Musician - Recomendando artistas coreanos #1


Annyeonghaseyo. Sou o novo colunista do Feel Like Dance Lyrics e espero poder escrever muitas matérias sobre a mídia coreana. Para o meu debut aqui, trago esse projeto que explicarei a seguir. O projeto "Recomendando artistas coreanos" surgiu a alguns anos enquanto eu escrevia uma matéria de k-pop para um site, mas acabei iniciando apenas esse ano, no meu blog pessoal.

Cada postagem consiste em eu recomendar artistas (solo ou grupo) coreanos que ouço, com foco naqueles que não são tão conhecidos aqui no Brasil, ou que possuem certa relevância mas ainda não são tão famosos assim. Claro que isso não impede de eu falar de algum famoso, mas irei me focar naqueles que sinto que merecem mais reconhecimento desse lado do mundo. Nem todos os artistas que citarei durante essa série de postagens serão exclusivos do universo do k-pop, mas como o k-pop é um gênero que engloba diversos ritmos, pode ser que a maioria que eu venha citar faça parte. As postagens terão o objetivo de explicar resumidamente a história do grupo e apresentar clipes e apresentações. O objetivo dos textos resumidos são para você leitor entender um pouco da história do grupo em questão para que, caso se interesse, possa pesquisar mais a fundo pela internet.

Hoje minha recomendação é a dupla Akdong Musician. Sei que eles já possuem certa fama atualmente, mas é uma dupla que sempre quis escrever sobre. Espero que gostem. Caso notem algo errado, podem avisar e chamar a atenção. Não sou robô, o Google tá de prova quando tenho que colocar os captchas.

Então, sem mais delongas, vamos ao grupo: Akdong Musician!


Akdong Musician (também conhecido como AKMU) é uma dupla de irmãos que tocam/cantam kpop e folk pop (música folclórica pop). Lee Chan-Hyuk e Lee Soo-hyun participaram do Kpop Star 2 (2012-2013) e ganharam, se lançando pela YG tempo depois.

Antes da YG, entretanto, eles já pertenciam a uma agência, a Proteurment, que entraram após voltar para a Coreia do Sul para seguirem carreira de artistas depois de morarem durante dois anos com os pais na Mongólia. Lá chegaram a lançar música original, como Galaxy, que futuramente virou música de um comercial da Samsung para promover o celular Galaxy.

Durante o programa de talentos, os irmãos foram bastante elogiados pelos jurados Park Jin Young, dono da JYP e cantor, BoA, representante da SM e cantora, e Yang Hyun-suk, CEO da YG. Ainda durante o programa, a dupla teve algumas músicas lançadas pela Loen Entertainment devido ao enorme sucesso que estavam fazendo. Eram, sem dúvida, os preferidos dos jurados e possivelmente do público. Vale citar que o grupo cantou algumas músicas originais ao longo das etapas, como You are Attractive e Don't Cross Your Legs.

Apesar de já terem lançados músicas originais antes do debut, a dupla lançou seu primeiro álbum apenas em 2014, intitulado Play, que contou também com os clipes 200%, Give Love e Melted. Ou seja, levaram aproximadamente um ano para debutarem oficialmente após a vitória no programa.

Ainda em 2014 lançaram sua primeira turnê, AKMUCAMP! 1st Live Tour in Seoul!, e também tiveram participação na YG Family Concert - Power.

A dupla participou do YG Family Cover Project, que consistia em regravar a música Eyes, Nose, Lips, do Taeyang (Big Bang), e a integrante Suhyun integrou a sub-unit especial Hi Suhyun, junto com Lee Hi (a "Adele coreana", como foi chamada ainda na época do Kpop Star [sim, ela também participou, mas da primeira edição]), lançando I'm Different, que contou com a participação especial de Bobby, do iKON.

Curiosidade: AKMU entrou para a lista da Billboard de 2014 como um dos mais poderosos artistas com menos de 21 anos.


Integrantes:

Lee Chan Hyuk canta, toca violão e é responsável pelas letras das músicas do grupo. Também costuma representar o papel de rapper. Nasceu em 12 de setembro de 1996.


Lee Suhyun é a vocalista principal. Nasceu em 4 de maio de 1999.



Clipes até agora:

Pré-debut - I Love You

Debut - 200%

Give Love

Melted

Clipe especial de comercial (pré-debut) - Bean Dduk Bing Soo

Clipe especial - cover de Eyes, Nose, Lips (Taeyang [Big Bang]), primeiro vídeo do projeto da YG

Clipe da sub-unit especial Hi Suhyun, em que Suhyun fez parte ao lado de Lee Hi


Algumas apresentações:

Apresentação no Kpop Star 2 com a música original Don't Cross Your Legs

Apresentação no Kpop Star 2 com a música original You Are Attractive

Apresentação no Kpop Star 2 com o cover de Ring Ding Dong (SHINee)

Apresentação no Kpop Star 2 com o cover de One of a Kind (G-Dragon [Big Bang])

Apresentação no Kpop Star 2 com o cover de Officially Missing You, de Tamia

Versão acústica de 200% ao ar livre

Apresentação com Lee Hi - cover de Lies (Big Bang) e Lonely (2ne1)

Apresentação com tema de Alice no País das Maravilhas no 2014 Melon Music Awards
Músicas: Give Love e 200%


Suhyun cantando trecho de música da IU na rádio

Akdong Musician com IU e Kim Chang Wan no programa Healing Camp
~eles chegam a cantar uma música juntos~

Akdong Musician no You Huiyeol's Sketchbook
Músicas: Don't Cross Your Legs e Artificial Grass

É isso. Espero que tenham gostado e até a próxima!