LETRAS . TRADUÇÕES . REVISTAS

       
 

Se inscreva para receber novidades

* indicates required

Powered by MailChimp

Textual description of firstImageUrl

Kim HyunA

Kim HyunA


HyunA - Rapper Principal, Sub-vocalista, Dançarina principal
Nome: Kim Hyun A (김현아)
Nome Artítico: Hyun A (현아)
Nascimento: 6 de junho de 1992 (Gêmeos)
Origem: Seoul, Coréia do Sul
Altura: 1,64m
Tipo de sangue: O
Línguas: Japonês (Básico)
Educação: Choong Chun Middle School, Korea High School of Music and Arts, Konkuk University (Faculdade de Arte e Cultura)
Habilidades/Hobbies: Cozinhar, assistir filmes, customizar roupas, fazer selcas, Rapping, Poppin’, Street dance, coreografia, canto
Cor favorita: Yellow
Debut: 2007 com as Wonder Girls

Vida pessoal:

Hyuna nasceu no dia 6 de junho de 1992 em Seoul, Coréia do Sul, estudou na Choongam Middle School e Korea High School of Music and Arts, e atulmente está cursando graduação em Arte e Cultura na Konkuk University, recebendo admissão especial.
Kim tem uma tatuagem no ombro esquerdo que diz: "My mother is the heart that keeps me alive." (Minha mãe é o coração que me mantém viva.". Possui mais duas, uma no antebraço direito escrito "Tempus", (tempo, em latim) e outra no abdomen escrita "Fatum", (destino em latim)

Carreira
2007: Wonder Girls
Em 2007, HyunA fez seu debut com as Wonder Girls, grupo agenciado pela JYP Entertainment, como rapper principal. Ela participou de músicas do álbum de debut do grupo, 'The Wonder Begins', lançado em fevereiro de 2007. Também fez parte do grupo no programa de televisão MTV Wonder Girls durante duas temporadas, e e foi co-apresentadora com Sohee e Brian Jo no Show! Music Core de 12 de maio até 30 de junho.
Em julho, deixou o grupo, quando foi retirada a pedido dos pais por causa de sua saúde - em particular, gastrite crônica e desmaios.
Em 2008, entrou na Cube Entertainement e se juntou ao 4minute.gle, "Hot Issue" on 15 June.[8][9]
2009: Collaborações
Hyuna colaborou com Lee Gi-kwang para a música "2009" em seu álbum debut, 'First Episode: A New Hero', e também apareceu no seu primeiro video clipe "Dancing Shoes", lançado em 30 de março de 2009. No dia 13 de agosto de 2009 fez o rap para Navi, na música "Wasteful Tears" e também apareceu no MV. Participou também no vídeo de Mighty Mouth, para a música "Love Class" com Uee do After School.
No dia 18 de agosto de 2009 participou junto com os Brave Brothers together with Maboos, Red Roc, Basick & M na canção "Bittersweet".
Se tornou parte do "Dream Team Girl Group" para o Samsung Anycall chamado "4 Tomorrow". Seu primeiro single digital, "Tomorrow" foi lançado no dia 6 de outubro de 2009, e o vídeo oficial foi ao ar em 12 de outubro de 2009 estrelando o ator Lee Dong Gun, que também estrelou na versão drama do vídeo. A versão de HyunA foi lançada em 27 de outubro de 2009. O Dream Team era composto por: Hyuna (4Minute), Seung Yeon (Kara), Uee (After School) e Gain (Brown Eyed Girls).
Hyuna também fez parte do Invincible Youth, programa de variedades da Coréia do Sul, No entanto, ela deixou o programa devido a problemas com a agenda de promoções do 4minute no exterior.
2010: Solo debut e controvérsia
No dia 4 de janeiro de 2010, Hyuna lançou o single "Change" que debutou em altas posições nos mais variados charts online, tornando se topo nas buscas. Hyuna começara as promoções de "Change". A música atingiu o #14 no Gaon 2010 digital yearly charts com 2,469,354 copies sold.
Em 14 de janeiro de 2010, o vídeo de "Change" foi sinalizado como 19+ por causa da dança provocativa de HyunA, considerada imprópria para menores. Cube disse que o vídeo seria re-editado e submetido a aprovação. Mesmo assim, a SBS sinalizou como 15+ e a MBC anunciou que poderia ser visto por qualquer idade. As promoções de "Change" terminaram em março de 2010.
No dia 10 de fevereiro HyunA lançou o single digital "Love Parade", com participação do membro do T-MAX, Park Yun-hwa.
No dia 16 de Abril, foi lançado outro single digital, "Outlaw in the Wild (황야의 무법자)", com participação de Nassun, e produzido por E-Tribe.
Em 14 de outubro de 2010 Hyuna fez uma participação especial juntamente com JiHyun no thriller 'Midnight FM'.
Ela também fez o rap no dueto com G.NA, na música chamada "Say You Love Me", onde compôs o próprio rap, o que foi muito comentado nos sites coreanos. O dueto foi lançado no dia 10 de novembro de 2010.
2011: Bubble Pop! and Trouble Maker
O CEO, Hong Seungsong, da Cube Entertainment anunciou que HyunA faria um comeback com seu primeiro mini em maio de 2011. Ele disse que "HyunA terá sua segunda música solo, cuja expectativa de lançamento é maio. Por agora, os fãs devem esperar por uma mudança radical de conceito."
Hyuna participou da música "Let It Go" do membro do SS501, Heo Young-saeng, em seu primeiro mini album solo 'Let It Go', lançado no dia 12 de Maio de 2011.
Hyuna apareceu na versão coreana de Dancing with the Stars. O programa começou a ser transmitido no dia 10 de junho.
Depois de vários teasers, Hyuna lançou seu primeiro mim, 'Bubble Pop!' que contava com cinco novas  músicas, sendo a faixa título "Bubble Pop!". O teaser para o MV de "Bubble Pop!" foi lançado em 30 de junho, o vídeo foi lançado no dia 5. Contracenando com ela está o membro do MBLAQ, Lee Joon. em agosto a Comissão de Normas de Comissão da Coréia parcialmente baniu a transmissão do MV na TV, alegando que trazia conteúdo racista.
No dia 28 de setembro de 2011, HyunA chegou ao #17 na Billboard ’21 Under 21′, que mostrava as estrelas jovens mais quentes do mundo.
Em 4 de novembro, a Cube revelou que estaria formando sua primeira sub-unit, chamada Trouble Maker, que tinha como membro HyunA e o membro do BEAST, Hyunseung.
Trouble Maker, primeiro mini álbum do grupo Trouble Maker, consiste de uma faixa dançante e baladas emocionais, um solo para Hyuna e um para Hyunseung.
"Bubble Pop!" ficou em #9 e #3 nas revistas americanas “Best 20 Songs of 2011″ e "SPIN's Favorite Pop Tracks of 2011".
2012: Ice Cream
Em 12 fevereiro de 2012 que Hyuna e G.NA participariam do "The Birth of a Family" segunda temporada. Birth of a Family é uma programa de "comunidade de variedades de animais", onde idols adotam animais e cuidam deles durante um período de tempo para assim aumentar a consciência sobre os direitos animais. As duas cuidaram de um animal durante o período de dois meses. O primeiro episódio foi transmitido em 3 de março.
No dia 14 de março, foi revelado que Hyuna lançaria sua própria marca de roupas, chamada Hyuna x SPICYCOLOR, que traria um conceito "retro, chic, e sexy", tendo como inspiração as roupas dos anos 50 e 60. Ela pretende se envolver desde o desenvolvimento do conceito, design e até dirigindo os ensaios fotográficos. HyunA afirmou que "Apesar que como artista eu apresento muitos conceitos sexy, para esta marca que estará sendo lançado no final de março, eu trabalhei duro para mostrar diferentes estilos,  não apenas sexy, mas também fashion e estiloso. Para esta primavera, se você comprar um único item com renda, qualquer um poderá completar o look facialmente de acordo com a tendência."
Hyuna também apareceu como dançarina central e interesse amoro no MV de PSY, "Gangnam Style," tendo sido convidada pessoalmente por ele durante o processo inicial de produção. Psy lançou a versão feminina de 'Gangnam Style', conhecida por "Oppa Is Just My Style" em agosto de 2012, que trazia a participação de HyunA nos vocais.
Hyuna lançou seu segundo álbum, entitulado 'Melting' em 21 de outubro de  2012, com a faixa título "Ice Cream". A música foi produzida pelo mega hitmaker Brave Brothers, sendo a primeira grande colaboração de HyunA como artista solo. O vídeo de Ice Cream foi lançado em 22 de outubro e trazia uma participação especial de PSY. Quatro dias após o lançamento, o vídeo alcançou o recorde de vídeos de K-Pop que atingiram um milhão de visualizações mais rápido. O álbum Melting é também importante pela sua contribuição como letrista e compositora em "Very Hot" e "To My Boyfriend".
Em outubro, repórteres sugeriaram que "Very Hot" deveria havia sido banida das emissoras KBS e MBC. Alegando que ela mencionava a marca KakaoTalk. Ela expressou sua opinião na TV.
No dia 14 de novembro foi revelado que HyunA e HyoLin haviam sido selecionadas para serem modelos soju para a Lotte Liquor.
Em 21 de outubro, no Inkigayo, foi revelado que seria formado um grupo de famosos artistas de KPop. Foi assim que surgiu o Dazzling Red, formado por HyunA (4minute), Hyolin (SISTAR), Hyosung (Secret), Nana (After School) e Nicole (KARA). Brave Brothers produziriam a música. A performance única foi ao ar no dia 29 de dezembro, e todo o lucro com exibições e downloads seria doado aos necessitados. A música "This Person" foi lançada em 27 de dezembro
No dia 28  Hyuna participou do single digital de Eru, "Don't Hurt".
2013
Em 18 de fevereiro, Hyuna foi escolhida como nova modelo da marca de roupas casuais G by Guess, com o conceito ‘Fun design with sexy style‘.
Em 7 de março foi escolhida como garota propaganda do novo Corolla da Toyota. A música da propaganda se chamava "My Color". O teaser do MV foi lançado no dia 8 de maço. O vídeo completo foi ao ar em 12 de março. Ela apareceu no progama SNL TV em 27 de abril.
Em 24 de maio, Hyuna como embaixadora da G by Guess e o maquiador SON & PARK lançaram atividades beneficentes chamadas "KISS OF HOPE". G by Guess lançou a bolsa "KISS OF HOPE"  cujos lucros seriam doados para a educação de crianças em países pobres.


Discografia:
Mini-Albums
[2011.07.05] Bubble Pop!
[2012.10.22] Melting
Digital Singles
[2010.01.04] Change
[2010.02.10] Love Parade (Park Yun Hwa, Hyun A)
[2010.04.16] E-TRIBE Project Album (201004) (Hyun A & Nassun)
[2010.09.17] Faddy Robot Foundation (Hyun A, Outsider, Yong Jun Hyung, Joosuc, Verbal Jint, Sangchu, Vasco, Zico)
[2011.06.30] A Bitter Day (feat. Yong Jun Hyung & G.NA)
[2012.08.14] Gangnam Style (Hyuna Version)
Colaborações/Outros
[2009.03.30] AJ - First Episode: A New Hero (#3 2009 (feat. Hyun A))
[2009.08.13] Navi - Nunmuldo Akkawo (#1 Nunmuldo Akkawo (feat. Hyun A from 4minute))
[2009.08.18] Brave Brothers - Attitude (#4 Bittersweet (feat. M, Hyun A, Mabus, Red Roc, Basick))
[2010.11.10] G.NA with Hyun A (4minute) - Together Forever Vol. 1
[2011.01.20] Navi - Hello (#10 Nunmuldo Akkawo (feat. Hyun A of 4minute))
[2011.05.09] Lim Jeong Hee - Golden Lady (#1 Golden Lady (feat. Hyun A of 4minute))
[2011.05.12] Heo Young Saeng - LET IT GO (#2 LET IT GO (feat. Hyun A))
[2012.10.31] S4 - Sexy, Sweet, Smart & Sentimental (#1 She Is My Girl (Indonesia Ver.) (feat. Hyun A))
[2012.11.07] Roh Ji Hoon - The Next Big Thing (#4 Maker (feat. Hyun A))
[2012.12.28] Eru - Apeujima (#1 Apeujima (feat. Hyun A of 4minute))Main articles: Hyuna discography,

Filmografia:
Filmes:
[2010] Midnight FM
Séries de TV
[2006–2007] MTV Wonder Girls (Season 1)
[2007] MTV Wonder Girls (Season 2)
[2009–2010] Invincible Youth
[2010] Waving the Korean Flag
[2011] Dancing with the Stars
[2012] KBS's Birth of a Family
[2012] Running Man (Ep. 93-94)
[2013] Running Man (Ep. 132)

Propagandas
[2007] Crown
[2008] Cyon Bboy Championship
[2009] Samsung 4Tomorrow
[2012] Lotte Liquor Until 2013
[2012] Samsung Galaxy S III Anymode
[2012] FIFA Online 3 Until 2013
[2013] G by Guess
[2013] Toyota Corolla
[2013] BBQ

Páginas Pessoais:

Cyworld: http://www.cyworld.com/zlaushk
Daum Cafe: http://cafe.daum.net/kimhyuna-showwindow
YOZM: http://yozm.daum.net/zlausk00
Twitter: https://twitter.com/4M_hyunah#

Review:

Acho que todos no kpop já ouviram falar de Hyuna, que ficou popularmente conhecida como "a ruivinha do clipe do PSY". É bem interessante perceber que, mesmo aqueles que não estão inseridos no kpop (que só viram Gangnam Style), se interessaram na Hyuna... no clipe ela não faz... nada... ela dança e contracena com o PSY. Mas poderia ser apenas uma coreana qualquer para a maioria, realmente ela tem um magnetismo, algo que chama atenção, pois em muitos, muitos comentários mesmo, as pessoas ficaram curiosas para saber quem era a moça.

Dizem que os motivos de ela ter saído do WG foi doença. Se foi ou não, ninguém nunca desmentiu, então permanecerá sendo o oficial. O ponto que quero chegar é que.. nada, nada mesmo justifica o fato de a Cube ter abusado tanto da imagem dela no início da carreira e nem falo de toda a sensualidade de agora, falo do início mesmo. Basicamente fez as outras parecerem figurantes, e a desculpa de que "fizeram isso por que ela já era famosa, já tinha estado no Wonder Girls" não cola, Dara já era famosa antes do 2NE1 e nem por isso pegou todas as linhas!

Eu adoro a Hyuna, ela é carismática e eu gosto das músicas solo dela também! Espero que ela consiga maior liberdade criativa no futuro.
Share on Google Plus

About Yel Dolly

Fã de Jpop, KPop e Mandopop, cujo desejo sempre foi o de divulgar a música asiática e possibilitar que seus fãs tivessem acesso a traduções.