[Profile] Kim HyunA

Kim HyunA


Kim Hyun-ah (nascida no dia 6 de junho de 1992), mais conhecida apenas por Hyuna, é uma cantora, letrista, rapper e modelo sul coreana. Ela debutou como membro do Wonder Girls em fevereiro de 2007. Após deixar o grupo, ela saiu da JYP Entertainment e se juntou ao 4Minute, pela Cube Entertainment. 4Minute debutou em junho de 2009 e se tornou um dos grupos femininos mais famosos do país.

Em 2010 ela começou sua carreira solo, que descreveu como "músicas feitas para performances". Seu primeiro single "Change" ficou em segundo no Gaon Digital Chart. Em 2011, conseguiu reconhecimento do público com o lançamento do mini álbum Bubble Pop!. A faixa título vendeu mais de três milhões de cópias digitais e ela se tornou a primeira artista solo feminina a atingir 100 milhões de visualizações em um vídeo no YouTube. Em 2012 apareceu no sucesso mundial de Psy, "Gangnam Style" e mais tarde seu segundo mini, Melting ficou em primeiro lugar com o single "Ice Cream". Após o fim do 4Minute em 2016, ela lançou seu quinto mini, chamado A'wesome, que foi usado para promover sua turnê The Queen's Back.

Hyuna lançou seis mini álbuns desde que se lançou em carreira solo e colaborou com diversos artistas da Cube Entertainment. Em 2011, ela formou o dueto Trouble Maker com o ex membro do Beast, Hyunseung, e foram lançados dois singles que conseguiram a primeira posição. Em 2017, ela participou do trio Triple H com membros do Pentagon, Hui e E'Dawn.

Em 2018, Hyuna foi expulsa da Cube Entertainment após uma série de conflitos internos. No ano seguinte assinou com a agência de Psy, a P-Nation.



HyunA
Nome: Kim Hyun A (김현아)
Nome Artítico: Hyun A (현아)
Nascimento: 6 de junho de 1992 (Gêmeos)
Origem: Seoul, Coréia do Sul
Altura: 1,64m
Tipo de sangue: O
Línguas: Japonês (Básico)
Educação: Choong Chun Middle School, Korea High School of Music and Arts, Konkuk University (Faculdade de Arte e Cultura)
Habilidades/Hobbies: Cozinhar, assistir filmes, customizar roupas, fazer selcas, Rapping, Poppin’, Street dance, coreografia, canto
Cor favorita: Amarelo
Debut: 2007 com as Wonder Girls
Grupos: Wonder Girls (2007)
              4minute (2009–2016)
              4Tomorrow (2009)
              Trouble Maker (2011–2018)
              Dazzling RED (2012)
              Triple H (2017–2018)
Gravadoras: JYP Entertainment (2007)
                    CUBE Entertainment (2009–2018)
                    P NATION (2019–)


1992–2009: Nascimento e início da carreira musical

Hyuna nasceu no dia 6 de junho de 1992 em Seoul, na Coréia do Sul. Seu nome em Hanja é "泫我". Porém seu professor de chinês disse que isso soaria estranho em Mandarin (pinyin: Xuàn Wǒ, que pode ser traduzido para "eu choro") e recomendou que adotasse os caracteres "泫雅" (pinyin: Xuàn Yǎ) como nome para as atividades promocionais em Taiwan, ela concordou dizendo que soava agradável. Ela fez o fundamental na Choongam Middle School e estudou na Korea High School of Music and Arts. Hyuna se formou na Konkuk University, em Artes Contemporâneas e recebeu admissão especial na escola.

Em 2006, ela foi revelada como membro da JYP Entertainment para o girl group Wonder Girls como a rapper principal. Ela participou do primeiro mini album, The Wonder Begins, lançado em fevereiro de 2007. Participou do programa de TV MTV Wonder Girls por duas temporadas e co apresentou o Show! Music Core com as parceiras de grupo Sohee e a cantora do Fly to the Sky, Brian Joo do dia 12 de maio até 30 de junho. Hyuna saiu do Wonder Girls em julho, retirada por seus pais que estavam preocupados com sua saúde, que apresentava problemas crônicos gastrointestinais e desmaios. Em 2008, se juntou à Cube Entertainment. Em maio de 2009, foi anunciado que ela se juntaria ao grupo 4Minute. Elas debutaram com o single "Hot Issue" no dia 15 de junho.



2009–2010: Começo da carreira solo

Hyuna colaborou com Lee Gi-kwang para a canção "2009" no primeiro álbum dele, First Episode: A New Hero, e também apareceu no music video do single "Dancing Shoes," lançado no dia 30 de março. No dia 13 de agosto ela fez o rap para a música de Navi, "Wasteful Tears" e também participou do MV. Ela ainda participou da música do Brave Brothers, "Bittersweet," lançado no dia 18. Se tornou parte do "Dream Team Girl Group," um grupo promocional para o aparelho da Samsung, o celular Anycall, juntamente com Han Seung-yeon, Uee, e Gain. Seu primeiro single digital, "Tomorrow" e lançado no dia 8 de outubro e o vídeo foi lançado no dia 12, estrelando o ator Lee Dong-gun. E Hyuna também lançou sua versão individual no dia 27. Ela participou do grupo de variedades Invincible Youth. No entanto precisou sair por conta de conflitos com sua agenda de promoções em 11 de junho de 2010.

No dia 4 de janeiro de 2010 ela lançou seu single solo, "Change", que foi muito bem em vários charts online. A música conseguiu a #14 posição no Gaon 2010 digital yearly chart com 2.469.354 cópias vendidas. Dez dias depois o vídeo foi apontado com classificação 19+ pelo Ministro da Equidade de Gênero e Família por ser inapropriado para menores. A Cube Entertainment então concordou em editar o vídeo para que fosse submetido a uma nova classificação. Mas o canal SBS, anunciou que o music video would poderia ter restrição para 15+ e a MBC anunciou que transmitiria para todos os públicas. As promoções do single acabaram em março. Ela lançou outros, incluindo "Love Parade" com o membro T-max, Park Yun-hwa, "Outlaw in the Wild" com Nassun, e produzido pelo E-Tribe. Também fez um dueto com G.NA no single "Say You Love Me", onde escreveu o rap. Em outubro fez uma partipação especial no thriller Midnight FM junto com a membro Jihyun do 4minute.



2011–2015: Avanços

Em 2011, Hyuna apareceu na versão coreana de Dancing with the Stars, que começou a ser produzido em 10 de junho. No mesmo ano, ela lançou seu primeiro mini álbum, Bubble Pop, com cinco músicas inéditas. O single principal se tornou um sucesso global, aparecendo no topo do "most watched today" do YouTube, recebendo um milhão de visualizações em dois dias. Se tornando o primeiro music video de um artista de K-pop a ultrapassar 100 milhões e visualizações. Ela ficou em #17 na Billboard '21 Under 21′, um grupo que compila lançaments notáveis de artistas jovens, enquanto isso "Bubble Pop" foi listado na nona posição pela Spin magazine "Best 20 Songs of 2011." No dia 24 de novembro a Cube revelou que fariam uma unit colaborada chamada Trouble Maker com o membro do BEAST, Hyunseung. O primeiro mini álbum, chamado Trouble Maker, consistia de uma faixa dançante e uma balada emocional, além de músicas individuai para Hyuna e para Hyunseung. O grupo performou pela primeira vez no Mnet Asian Music Awards.

Em março de 2012, ela se uniu a The Birth of a Family, um programa de variedades onde idols adotam animais de rua e cuidam deles por um período para conscientizar as pessoas sobre os direitor dos animais. No dia 14 de março, Hyuna anunciou que estaria lançando sua marca, chamada Hyuna x SPICYCOLOR. Ela também apareceu no MV de Psy, o viral "Gangnam Style," sendo escolhida pessoalmente por ele durante o processo inicial. O vídeo se tornou o mais visto do K-pop e fez com que Hyuna recebesse reconhecimento global. Ele também lançou a versão feminina de sua música, chamada de "Oppa Is Just My Style" em agosto, onde Hyuna recebeu linhas especiais para elas. Ela também lançou um mini álbum chamado Melting no dia 21 de outubro, com o título de "Ice Cream". A música foi produzida pelos Brave Brothers e foi a primeira colaboração de peso entre o produtor e Hyuna agora como uma solista. O vídeo para Ice Cream foi lançado no dia 22 de outubro e tem a participação especial de Psy. "Ice Cream" chamou atenção internacional, sendo mostrada em vários sites internacionais. E conseguiu um recorde de visualizações no YouTube e foi a artista que mais rápido conseguiu chegar a 20 milhões de visualizações. Melting também marca o início de Hyuna como letrista e compositora em "Very Hot" e "To My Boyfriend". No mesmo mês anunciou que se juntaria a outras quatro estrelas do K-pop, Hyolyn do Sistar, Jun Hyo-seong do Secret, Nana do After School e Nicole do Kara para formar o projeto "Dazzling Red". O grupo performou no 2012 SBS Gayo Daejeon.

No dia 24 de maio colaborou com as maquiadoras Son & Park para lançar uma série de atividades para a caridade chamada "Kiss of Hope", cujos recebimentos foram doados para a educação de crianças em países pobres. Em março em se tornou embaixadora do 2013 Toyota Corolla. Ela então lanço um vídeo curto para "Corolla x Hyuna: My Color", e o "Corolla x Hyuna" mobile app foi lançado com o objetico de ensinar a música e a coreografia. No dia 11 de março, ela performou no K-Pop Night Out at SXSW em Austin, no Texas. Ela então foi para Los Angeles filmar a esquete Funny or Die com a cantora britânica Rita Ora. O vídeo com as duas "Better Walk" foi lançado em "Funny or Die" no dia 2 de abril de 2014. Em outubro, ela e Hyunseung fizeram um comeback como Trouble Maker. Eles lançaram "Now" do mini álbum Chemistry. A música alcançou o primeiro lugar em de charts coreanos e ainda a Instiz.net marcou um All-Kill para ela. Também ficou no topo do Billboard K-Pop Hot 100 chart. Em julho ela lançou o terceiro álbum, chamado A Talk e seu single principal "Red". Para promover o álbum, ela fez seu próprio reality show, chamado Hyuna's Free Month, que mostrava vários aspectos de sua vida diária. Red provou ser um sucesso, com a Billboard elogiando ela por ter se tornado uma marca do pop global e a Rolling Stone nomeou "Red" o quinto de sua lista top dez de music videos de 2014. O álbum ficou no topo em Taiwan. Em agosto de 2015, ela lanço seu quarto mini ábum, A+, com o single principal "Because I'm the Best" em colaboração com Jung Il-hoon. Seu comeback foi no M! Countdown e performou "Ice, Ice" em colaboração com Hwasa em 14 de outubro de 2010.


2016–presente: Contínuo sucesso e mudança de gravadora

No dia 13 de junho de 2016, foi anunciado que o 4Minute havia tomado a decisão de acabar. Hyuna foi a única membro do grupo a renovar seu contrato com a Cube Entertainment. Após o fim do grupo, ela voltou para suas atividades como artista solo e lançou seu quinto mini álbum, o A'wesome e sua faixa título "How's This?" (어때?), no dia 1 de agosto de 2016. Filmagens do por trás das cenas e as preparações de Hyuna para o novo lançamento foram demonstrados no reality HyunA X19. O álbum ficou em primeiro logo em seu lançamento e ela foi para sua primeira turnê solo na Ásia. Em seu décimo aniversário, Hyuna anunciou um que estaria fazendo uma turnê fan-meeting na América do Norte. Ela visitou dez cidades durante fevereiro de 2017. No dia 3 de abril, a Cube Entertainment confirmou que ela e os membros do Pentagon, Hui e E'Dawn estariam criando uma nova sub-unit em maio, chamada Triple H. No dia 4 a gravadora lançou um reality chamado Triple H Detective Agency. Hyuna lançou o mini álbum Following e a música "Babe" em 29 de agosto. E em 2 de dezembro ela participou do 2017 Melon Music Awards, onde foi premiada por "Lip & Hip". Que foi oficialmente lançada dois dias depois.

No dia 2 de agosto de 2018, fotos de Hyuna e E'Dawn apareceram na mídia. A Cube Entertainment negou os rumores de que estariam namorando, no entando os dois deram uma entrevista mais tarde admitindo seu relacionamento, que havia começado em maio de 2016, após se conhecerem nas promoções do Triple H. A companhia respondeu à confirmação dos rumores que Hyuna fez, cancelando todas as performances que estavam planejadas para o Triple H, as estrevistas, os eventos com fãs, inclusive o que já estava marcado para o dia seguinte. Os fãs ficaram divididos nas reações, alguns pediram para que E'Dawn fosse removido do Pentagon, e outros focaram em como a companhia os destratou. No dia 13 de setembro, a Cube Entertainment anunciou que estaria cancelando os contratos, afirmando que não conseguiam manter a confiança nos dois. Mas ainda disse que estaria em discussão com ambos. Depois afirmaram que "Depois de muitas deliberações, concluímoms que a confiança entre a companhia e os artistas tinha sofrido e que não poderia ser restaurada, levando a acreditar que a expulsão era a necessário", em seu pronunciamento oficial. No dia 15 de outubro Hyuna deixou a companhia oficialmente
 
Em 28 de novembro de 2019, Hyuna postou uma carta no Instagram na qual abriu sobre sua saúde. Ela revelou que, em 2016, foi diagnosticada com depressão e transtorno de pânico. Além disso, ela mencionou que experimentou visão turva, o que a fez desmaiar. Pensando que esses sintomas eram resultado de seu transtorno de pânico, ela os ignorou. No entanto, depois de consultar um médico, ela fez um teste de ondas cerebrais que confirmou um diagnóstico de síncope vasovagal. No ano seguinte, Hyuna compartilhou suas lutas no programa Radio Star da MBC, onde afirmou que estava lidando com a síncope vasovagal por quase 10 anos.

Em 27 de janeiro de 2019, Hyuna assinou contrato com a P Nation, uma nova agência fundada por Psy, desde que ele deixou a YG Entertainment em maio de 2018. Em 5 de novembro de 2019, ela lançou um single intitulado "Flower Shower", seu primeiro lançamento pela P Nation. Em janeiro de 2021, a P Nation anunciou o primeiro retorno de Hyuna desde "Flower Shower", com o lançamento de seu sétimo EP "I'm Not Cool" e sua faixa-título homônima, que foi lançado em 28 de janeiro. Em 9 de setembro de 2021, Hyuna e Dawn colaboraram para lançar seu EP de dueto "1+1=1".

Em 7 de junho de 2022, foi anunciado que Hyuna participaria do J-Rim Super Nova Festival com E'Dawn, que aconteceria em 2-3 de julho de 2022.

Em 20 de julho de 2022, Hyuna lançou seu oitavo EP "Nabillera" e sua faixa-título homônima.

Em 29 de agosto de 2022, a P Nation anunciou que Hyuna deixaria a empresa após decidir não renovar seu contrato.

Em 2 de agosto de 2018, Hyuna revelou que estava em um relacionamento com E'Dawn, membro do Pentagon, desde maio de 2016. Eles ficaram noivos em 3 de fevereiro de 2022, com o casal anunciando a novidade no Instagram. No entanto, em novembro de 2022, Hyuna postou em sua conta no Instagram que o casal havia se separado.




Discografia:

Mini-Albums
[2011.07.05] Bubble Pop!
[2012.10.22] Melting
Digital Singles
[2010.01.04] Change
[2010.02.10] Love Parade (Park Yun Hwa, Hyun A)
[2010.04.16] E-TRIBE Project Album (201004) (Hyun A & Nassun)
[2010.09.17] Faddy Robot Foundation (Hyun A, Outsider, Yong Jun Hyung, Joosuc, Verbal Jint, Sangchu, Vasco, Zico)
[2011.06.30] A Bitter Day (feat. Yong Jun Hyung & G.NA)
[2012.08.14] Gangnam Style (Hyuna Version)
Colaborações/Outros
[2009.03.30] AJ - First Episode: A New Hero (#3 2009 (feat. Hyun A))
[2009.08.13] Navi - Nunmuldo Akkawo (#1 Nunmuldo Akkawo (feat. Hyun A from 4minute))
[2009.08.18] Brave Brothers - Attitude (#4 Bittersweet (feat. M, Hyun A, Mabus, Red Roc, Basick))
[2010.11.10] G.NA with Hyun A (4minute) - Together Forever Vol. 1
[2011.01.20] Navi - Hello (#10 Nunmuldo Akkawo (feat. Hyun A of 4minute))
[2011.05.09] Lim Jeong Hee - Golden Lady (#1 Golden Lady (feat. Hyun A of 4minute))
[2011.05.12] Heo Young Saeng - LET IT GO (#2 LET IT GO (feat. Hyun A))
[2012.10.31] S4 - Sexy, Sweet, Smart & Sentimental (#1 She Is My Girl (Indonesia Ver.) (feat. Hyun A))
[2012.11.07] Roh Ji Hoon - The Next Big Thing (#4 Maker (feat. Hyun A))
[2012.12.28] Eru - Apeujima (#1 Apeujima (feat. Hyun A of 4minute))Main articles: Hyuna discography,

Filmografia:
Filmes:
[2010] Midnight FM
Séries de TV
[2006–2007] MTV Wonder Girls (Season 1)
[2007] MTV Wonder Girls (Season 2)
[2009–2010] Invincible Youth
[2010] Waving the Korean Flag
[2011] Dancing with the Stars
[2012] KBS's Birth of a Family
[2012] Running Man (Ep. 93-94)
[2013] Running Man (Ep. 132)

Propagandas
[2007] Crown
[2008] Cyon Bboy Championship
[2009] Samsung 4Tomorrow
[2012] Lotte Liquor Until 2013
[2012] Samsung Galaxy S III Anymode
[2012] FIFA Online 3 Until 2013
[2013] G by Guess
[2013] Toyota Corolla
[2013] BBQ

Páginas Pessoais:

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible