LETRAS . TRADUÇÕES . REVISTAS

       
 

Se inscreva para receber novidades

* indicates required

Powered by MailChimp

Textual description of firstImageUrl

[Profile] Park Bom

PARK BOM


País de Origem: Coréia do Sul
Gêneros Principais:  K-pop
Atividade: 2005–2016
Gravadoras: YG Entertainment
Grupos: 2NE1
BOM&HI


Ficha:

BOM - Vocal Principal
Nome completo: Park Bom 박봄
Nascimento: 24 de março de 1984 (Áries)
Altura: 1,65
Cor favorita: Verde, Rosa, Vermelho
Origem: Coréia do Sul
Tipo de Sangue: AB
Altura: 1,65m
Línguas: Inglês e Japonês
Habilidades: Piano, Flauta, Violoncelo, Harpa
Religião: Católica
Hobbies: Escutar música
Educação: Universidade Lesley (Psicologia), Escola de Música Berklee (Música)
Debut: BIGBANG First Showcase (15 de Setembro de 2006)



Park Bom nasceu no dia 24 de março de 1984 e é uma cantora sul coreana. Ela nasceu em Seoul, na Coréia do Sul e estudou nos Estados Unidos. É membro do girlgroup sulcoreano 2NE1, sob a agência YG Entertainment.
 
Ela começou sua carreira musical em 2006, participando de músicas com seus companheiros de gravadora como Big Bang, Lexy, Masta Wu e Lee Hyori. Em 2009, fez seu debut como integrante do 2NE1 como vocalista principal.
 
Ela também lançou dois singles solos, "You and I" e "Don't Cry". Ambos lançamentos chegaram ao topo do Gaon Digital Chart, parada de música nacional da Coréia do Sul. "You and I" ainda recebeu o prêmio de "Best Digital Single" no 2010 Mnet Asian Music Awards.

Biografia:

Infância e início de carreira:

Park Bom nasceu em Seoul, na Coréia do Sul, no dia 24 de março de 1984. Sua irmã mais velha, Park Go-eun, toca violoncelo.

Quando estava na sexta série, Bom deixou a Coréia para estudar nos Estados Unidos.  Ela se graduou na Gould Academy em Bethel, Maine, e se matriculou na Universidade Lesley em Cambridge, Massachusetts, bacharelado em psicologia.


Como estudante colegial, começou a se interessar por música através de Mariah Carey, a quem ela mesma descreve como uma de suas maiores influências musicais. Apesar de querer seguir carreira na música, seus pais não era a favor. No entanto, com o encorajamento de sua tia, ela foi transferida para a Berklee College of Music sem o conhecimento deles.


Ela retornou à Coréia para seguir a carreira musical, onde foi repetidas vezes em audições para entrar na YG Entertainment, onde foi aceita após três anos de tentativas. Em 2006, ela participou dos dois primeiros singles do Big Bang, "We Belong Together" e "Forever With You". Ela também fez uma colaboração com Lexy, em "Baby Boy" e com Red Roc, em "Along My Way", e apareceu em uma série de vídeos promocionais da Samsung Anycall entitulados "Anystar", junto com Lee Hyori, G-Dragon e Gummy.







Em 2008 ela estrelou como atriz principal no MV de seu colega de gravadora Kim Ji Eun, para "Tell Me Once More".





2NE1

A YG Entertainment afirmou no início de 2009 que estaria debutando um novo grupo de quatro membros que estavam sendo treinadas há 4 anos, e que seu álbum de estréia contaria com músicas produzidas pelo líder do 1TYM, Teddy Park e G-Dragon do Big Bang. O nome do grupo inicialmente seria "21"; no entanto, devido à descoberta de que já havia um cantor com esse mesmo nome, o grupo foi renomeado como "2NE1", com o "NE" sendo a abreviação para "Nova Evolução". Park Bom foi escolhida como vocalista principal.

O primeiro lançamento do grupo foi "Lollipop", uma colaboração com o Big Bang para promover os celulares da LG. O debut oficial foi com o single digital "Fire", produzido por Teddy Park. Sua primeira performance foi no programa da SBS, o The Music Trend e aconteceu no dia 17 de maio de 2009. Pouco depois lançaram um EP autointitulado 2NE1, onde o grupo promoveu a faixa título "I Don’t Care". O EP vendeu aproximadamente 100 mil cópias e foi o terceiro álbum mais vendido do ano segundo a parada Hanteo.

Em 2010 elas retornaram com o singlev "Follow Me", que foi o número um no Gaon Music Chart na semanada do dia 13 de fevereiro. O primeiro álbum completo do 2NE1, o To Anyone foi lançado no dia 9 de setembro de 2010. Elas promoveram três músicas, "Clap Your Hands", "Go Away" e "Can't Nobody". No dia 31 de outubro foi lançado "It Hurts", especialmente para o Halloween. O album foi um sucesso, e o grupo levou onze premiações de apresentações durante as promoções. To Anyone vendeu mais de 150 mil cópias.

Em 2011, seguindo o sucesso do álbum anterior, o grupo lançou seu segundo EP. Esse contendo seis faixas, sendo uma um solo de Park Bom, "Don't Cry".

O grupo retornou três anos, em 2014, depois com um álbum completo chamado Crush, que foi bem recebido e aclamado tanto nos EUA quanto na Coréia do Sul, conseguindo a #61 no Billboard 200 e aparecendo nas listas de álbuns mais vendidos de 2014 da Billboard e da Fuse.

No mesmo ano, Park Bom se retirou do reality show televisivo que estava participando, o Roommate, devido a um escândalo de drogas em que ela se envolveu. Depois do hiatos, sua próxima aparição foi em dezembro de 2015, performando com o 2NE1 no Mnet Asian Music Awards.


No dia 25 de novembro de 2016, a YG Entertainment anunciou a separação do grupo. Também revelou que as antigas membros CL e Sandara assinaram um contrato solo, insinuando que Park Bom havia deixado a companhia.

Carreira Solo:

Em agosto de 2009, após as promoções do single "I Don't Care", as membros do 2NE1 tiveram uma pausa para focar em atividades individuais lançando singles solos. O single de Bom, "You and I" ficou em primeiro nas paradas do Gaon Chart pelo mês de novembro e ainda ganhou o Best Digital Single no 2010 Mnet Asian Music Awards. Pelo final de 2011 foi informado que o single havia sido baixado 4.483.364 vezes, tornando-se o single mais vendido da história da música coreana.

No final de 2010, Bom se juntou GD& TOP para o single
"Oh Yeah", participando tanto da versão coreana quanto japonesa, inclusive nos vídeos. "Oh Yeah" ficou com a segunda posição no Gaon Chart em seu lançamento.

No dia 21 de abril de 2011, Bom lançou um segundo single digital solo, chamado "Don't Cry". No mesmo ano participou da música "Having an Affair", performada por G-Dragon do Big Bang e o comediante Park Myeong-su num projeto de dueto chamado GG.





Escândalo de drogas:


Em 2010 Bom ficou sob investigação de tráfico de drogas, pois encontraram com ela 0 tabletes de anfetaminas que estavam sendo levadas de avião. Um pacote, enviado por membros de sua família nos EUA até Park Bom na Coréia do Sul, foi parado no Aeroporto Internacional de Incheon.  Ela nunca fez a retirada e processou, vendo que seu caso não foi propriamente tratado devido ao seu status de celebridade.

Em um comunicado pelo CEO da YG Entertainment, Yang Hyun-suk , ele falou contra as alegações de tratamento especial.  Ele explicou que a afetamina é considerada droga na Coréia do Sul e são ilegais , mas que são legalizadas nos Estados Unidos; e que o que ocorreu foi claramente um engano por causa do desconhecimento da fórmula da medicação e as leis relativas à ilegalidade de seus componentes. Ele ainda explicou que Bom procurou por cuidados médicos com médicos na Córeia, e que eles prescreveram terapia, mas que não foi efetiva quanto a que recebeu nos EUA. Porém, ela estava inapta a viajar aos EUA por causa de sua agenda lotada como integrante do 2NE1, então contatou seu médico americano para que ele enviasse a ela e que pudessem recomeçar o tratamento. No mesmo ano, durante a investigação, ela providenciou para o processo seus documentos médicos do hospital americano, confirmando seu diagnóstico e ainda o processo em andamento de seu plano de tratamento mental, supostamente por depressão.


 

Segye Ilbo espalhou a história no dia primeiro de julho de 2014 e criou um escândalo para a cantora. Park Bom então escolheu deixar o reality show televisivo Roommate. ela suspendeu suas atividades domésticas depois do dia 15 de agosto, AIA REAL LIFE : NOW FESTIVAL 2014, YG Family Concert, e no restante de 2014, apenas cumpriu o contrato obrigatório das datas restantes da turnê ALL OR NOTHING tour e YG FAMILY POWER tour. Ela continuou inativa e como reflexo do incidente de 2010 que resultou no escândalo de drogas em 2014, ela retornou aos palcos em 2016 para uma performance, porém pouco depois seu grupo se separou.



Discografia:


Digital Single
[2006] Anystar feat.G-Dragon & Gummy
[2009.10.28] You and I
[2011.04.21] Don't Cry
[2013] Boom&Hi - All I Want For Christmas is You

Colaborações

[2006.08.29] BIGBANG – BIGBANG (#2 We Belong Together (feat. Park Bom))
[2006.11.22] BIGBANG – B I G B A N G 03 (#2 forever With You (feat.Park Bom))
[2007.04.20] Lexy – Rush (#2 Baby Boy (feat.Park Bom))
[2007.07.14] Red Roc – Hello (#3 Along my Way (feat. Masta Wu, Park Bom))
[2010.12.24] GD&T.O.P – HIGH HIGH (#3 OH YEAH (feat. Park Bom))
[2011.07.02] Seohaean Gosokdoro Gayoje (#3 GG (Park Myoung Soo, G-Dragon) – Baramnasseo (feat.Bom))
[2012.10.19] Epik High – 99 (#1 UP (feat.Park Bom))
[2013] "Black (Japanese Version)" (G-Dragon ft. Bom) - One of a Kind + Heartbreaker



Filmografia:

Filme
  [2009] Girlfriends (걸프렌즈) (participação especial)
[2014] Roomate (elenco oficial)

Videoclipe

2006: "We Belong Together"
2007: "Tell Me Once More"

Comerciais

[2006] Anystar

Televisão



[2009] 2NE1 TV (Mnet)
[2009] Style (스타일, SBS) (participação especial)
[2010] 2NE1 TV Season 2 (Mnet)
[2011] 2NE1 TV Season 3 (Mnet)




Prêmios e Nomeações:

- 2009 - 4th Cyworld Digital Music Awards - Canção Mais Icônica de Kpop - You and I (Vencedora)
- 2010 - 12th Mnet Asian Music Awards - Melhor Single Digital - You and I (Vencedora)




Páginas oficiais:

me2day: http://me2day.net/21BOM
Twitter: https://twitter.com/#!/haroobomkum
Instagram: https://www.instagram.com/haroobommi/ 

 
Share on Google Plus

About Yel Dolly

Fã de Jpop, KPop e Mandopop, cujo desejo sempre foi o de divulgar a música asiática e possibilitar que seus fãs tivessem acesso a traduções.